Exercícios da CEDERJ 2015

(CEDERJ-RJ) Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Objetivo:

Contribuir para a interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado do Rio de Janeiro por meio da oferta de cursos de graduação a distância, na modalidade semipresencial, garantindo a qualidade destes no que diz respeito ao processo de avaliação de aprendizagem.

CEDERJ-RJ-015

01-(CEDERJ-RJ-015)

Um músico, sentado ao lado dotocador de vinil, observa o disco girando àvelocidade angular

constante.Assinalea alternativa que representa,esquematicamente, como o módulo davelocidade (v) de um ponto da superfíciedo disco, conforme observada pelo músico, varia emfunção da sua distância (r) ao centro do disco.

02-(CEDERJ-RJ-015)

As extremidades de um pedaço de fio decomprimento L são conectadas aos terminais de umabateria ideal. Verifica-se que a corrente elétrica a qualpercorre o fio é, nesse caso, i1. O pedaço

original ésubstituído por outro, do mesmo fio, porém com o dobrodo comprimento. Após a substituição, verifica-se que, soba mesma voltagem, a corrente que o percorre é i2. Assinale

a alternativa que descreve a relação entre as correntes i1e i2.

03-(CEDERJ-RJ-015)

Dois blocos de massas m1 e m2 são abandonadossimultaneamente, de uma mesma altura h, sobre

assuperfícies de doisplanos inclinadosdistintos, dispostossobre uma basehorizontal, comoilustra a figura. Osblocos deslizam sem atrito atéatingirem a base. Assinalea alternativa que representa as relações entre os módulosv1 e v2 das velocidades com que cada um dos blocoschega à base, bem como as relações entre os tempos t1e t2 que eles levam para isto, respectivamente.

04-(CEDERJ-RJ-015)

A luz é refratada quando passa do ar para o vidro. Quando entra no vidro, o raio de luz incidente

aproxima-se da direção normal à superfície porque

(A) a frequência da luz no ar é maior do que no vidro.

(B) a frequência da luz no ar é menor do que no vidro.

(C) a velocidade da luz no ar é maior do que no vidro.

(D) a velocidade da luz no ar é menor do que no vidro.

05-(CEDERJ-RJ-015)

Dois blocos idênticos, A e B, são justapostos sobre uma mesa horizontal, M. Os dois blocos estão conectados por um fio inextensível o qual passa por uma roldana que está fixada em uma parede

vertical e que pode girar livremente em torno do seu eixo. O bloco B é puxado por uma força horizontal, F, e desliza sobre a mesa, enquanto o bloco A desliza sobre o B. Os coeficientes de atrito cinético entre as superfícies dos dois blocos e entre a superfície da mesa e o bloco B são idênticos. Assinale a alternativa que representa as forças de atrito, FA e FM , exercidas pelo bloco A e pela mesa M sobre o bloco B.

DISSERTATIVAS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

06-(CEDERJ-RJ-015)

Um pedreiro levanta, verticalmente, um saco de cimento de massa m = 50kg desde o solo até uma altura h = 3m, com velocidade constante, usando um sistema de roldanas, como ilustrado na figura.

Considere que as roldanas sejam ideais e que tanto a massa das roldanas quanto a massa da corda sejam desprezíveis. A aceleração da gravidade no local é g = 10m/s2.

Calcule:

a) a intensidade da força F feita pelo pedreiro na corda;

b) o trabalho realizado pelo pedreiro nessa tarefa.

07-(CEDERJ-RJ-015)

Um mol de um gás ideal ocupa, inicialmente, um volume Vo a uma pressão Po. O gás expande-se, mantendo a pressão constante, até ocupar um volume V1= 3Vo . A seguir, a pressão do gás é reduzida a um terço da pressão original, mantendo-se o volume do gás fixo igual a V1 . O processo está representado, esquematicamente, no diagrama PxV.

Em termos de Vo e Po , calcule:

a) a razão Ti /Tf entre as temperaturas do gás nos estados inicial e final;

b) o trabalho realizado pelo gás no processo

Consta de Licenciatura em Física as questões 01 e 02 acima (Engenharia de produção) e:

08-(CEDERJ-RJ-015)

Dois carros, inicialmente emparelhados (t = 0), movimentam-se em linha reta. O gráfico ilustra as

velocidades dos dois carros em função do tempo.

Com base no gráfico:

a) determine as acelerações dos carros I e II;

b) calcule o instante de tempo em que o carro II ultrapassa o carro I.

 

Confira a resolução comentada