Resolução comentada das questões de vestibulares sobre questões que envolvem Raciocínio Lógico sobre Princípios da Propagação da Luz

Resolução comentada das questões de vestibulares sobre questões que envolvem Raciocínio Lógico sobre Princípios da Propagação da Luz

01- O intervalo de tempo compreendido entre duas luas novas consecutivas é de aproximadamente 30 dias (29 dias, 12 horas e 44 minutos).

Como o eclipse solar ocorre na Lua nova e o lunar na Lua cheia, o intervalo de tempo mínimo entre um eclipse solar e um lunar deve ser da metade desse valor (aproximadamente 15 dias, duas semanas), que é o tempo que a Lua para passar da fase de Lua nova para a fase de Lua cheia—  

R- D.

02- A clarabóia se comporta como uma fonte extensa de luz, delimitada pela parte superior esquerda da geladeira, e as regiões de iluminada (i), de sombra (s) e penumbra (p), estão

indicadas na figura  — (i) – recebe toda a luz proveniente da clarabóia – (s) – não recebe luz  nenhuma da clarabóia – (p) – recebe apenas parte da luz proveniente da clarabóia  —  R – D

03 Quando a sombra do lápis desaparece do solo (altura h), a situação fica conforme esquematizado

na figura semelhança de triângulos  —  14.108/7.10-3 = 15.1010/h  —  h=15.1010/2.1011  —  h=0,75m=75cm

04- Observe que a altura do objeto (O) e o comprimento da caixa são constantes e que a distância do objeto à caixa (P) e a altura da imagem ( i ) são variáveis  —  i/O = P’/P  —  P.i=O.P’  —  P.i=K (constante)  —  P=K/i  —  P e i são inversamente proporcionais e a representação gráfica dessa equação , denominada matematicamente de hipérbole eqüilátera, está na alternativa A  —  R- A.

05- A imagem formada fica invertida duas vezes, uma horizontal, trocando direita por esquerda e outra vertical, trocando cima por baixo—  R- C.

06- Se a vela queima a uma velocidade de V’=2cm/min, após um minuto ele desceu d=2cm e sua projeção na parede subiu até o ponto C de uma distância x.

semelhança de triângulos  —  a/2 = 2.a /x —  x=4cm  —  em Δt=1min – ΔS=x=4cm  —  V’’= ΔS/ Δt  —  V’’=4/1=4cm/min

07 Como é a parte de cima da Lua que está sendo iluminada, só os raios de luz da alternativa A podem fazê-lo, como você pode observar na figura, onde o satélite está vendo a Terra de cima, pelo

 

polo Norte e onde o observador J, pelo enunciado, está vendo a Lua a Leste  —  R- A.

08

Observe na figura abaixo que o observador, à medida que a Lua se afasta dele no sentido indicado, vê a parte clara da Lua aumentando e a escura diminuindo. A fase da Lua nesse caso só pode ser quarto crescente  —R- A

 

 09 Na situação da figura 1, a lâmina de vidro difunde (deixa atravessar, transmite) apenas a cor verde absorvendo as

outras e fazendo chegar aos olhos do observador apenas a cor verde e ele enxerga verde  —  na

figura 2 plástico reflete  a luz de cor verde, absorvendo as outras cores e, por reflexão faz chegar aos olhos do observador apenas a cor verde  —R- D.

10 Observe no gráfico da figura 1 que o comprimento de onda onde ocorre a absorção máxima está em torno de 500nm e, na figura 2, você verifica que se trata da cor verde (radiação mais absorvida)  —  como o enunciado afirma que o comprimento de onda correspondente à cor do objeto, é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima, a cor oposta a esse comprimento de onda (cor verde) é a cor vermelha  —  R- E.

 

11- As lâmpadas L1 e L3 são consideradas fontes puntiformes, iluminando regiões de mesma forma, semelhantes ao triângulo da máscara e de mesma orientação, conforme ilustrado nas figuras abaixo.

A Lâmpada L2 comporta-se como uma fonte extensa na direção vertical. A fig.1 (a seguir) mostra as regiões iluminadas se somente a extremidades do filamento (duas fontes puntiformes, Fa e Fb) estivessem acesas  — a fig.2 mostra o filamento como se várias fontes puntiformes fossem intercaladas entre Fa e Fb  —  como uma fonte extensa é, na verdade, um conjunto de infinitas fontes puntiformes, cada uma delas forma um triângulo iluminado. A região 

iluminada por L2 é a superposição desses infinitos triângulos, como mostrado na fig.3.  — R- D 

 

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