Resolução comentada dos exercícios de vestibulares sobre Movimento Circular Uniforme (MCU)
Resolução comentada dos exercícios de vestibulares sobre
Movimento Circular Uniforme (MCU)
01- O tempo em que a Lua demora para dar uma volta completa ao redor da Terra (período de translação da Lua em torno da Terra), é o mesmo que ela demora para sofrer rotação em torno de si mesma (período de rotação da Lua) —
R- C.
02-
Observe que cada ponto da periferia das rodas da frente e de trás, possuem a mesma velocidade que a do trator, ou seja, Vf=Vt=V. Mas, possuem velocidades angulares diferentes, pois W=V/R e assim, como V é constante, W é inversamente proporcional a R, e como o raio da roda da frente é menor, ela gira mais que a maior tendo maior velocidade angular que a maior — Wf > Wt — R- D.
03- As velocidades escalares das periferias das rodas das bicicletas da mãe e do filho são as mesmas — Vm=Vf — fmRm=ffRf — Rm=2Rf — fm.2Rf=ffRf — fm=ff/2 — R- A.
04- a) A marca surge nítida após 30 voltas ou 60 voltas ou 90 voltas, ou seja, 30.n voltas, com n natural não nulo, ou seja, quando a frequência de rotação das rodas e à de gravação dos quadros forem múltiplos de 30..
b) Ocorre no instante em que a primeira frequência é de 30Hz — menor W — menor f — f=30Hz — W=2π/T — W=2πf=2.3.30 — W=180 rad/s.
c) W=V/R — 180=V/0,3 — V=54m/s.
05- Veja na expressão W=V/R, que W é constante, independente do diâmetro da roda, pois o eixo do carro gira com a mesma velocidade angular e, assim, V é diretamente proporcional a R — como o diâmetro e consequentemente o raio teve um aumento de 10%, a velocidade também deverá ter o mesmo aumento, passando de 100km/h para 110km/h — R- C.
06- a) Volume total de água recebida pelas 16 cubas em uma volta completa — 16 cubas x 5L=80L — como a vazão é de 160L/min, em 1 min a roda efetua 2 voltas — f=2 rpm/60 — f=1/30 Hz — T=1/f — T=30s.
b) regra de três — 160 L – 1 min — V L – 60min — V=9.600L.
07- Velocidade de qualquer ponto da linha do equador (inclusive Macapá), após uma volta completa da Terra (T=24h) — V=ΔS/T=40.000/24 — V=10.000/6km/h — com essa velocidade, no tempo que a estação demora para efetuar uma volta completa (Δt=90min=1,5h), Macapá percorreu uma distância de V= ΔS/Δt — 10.000/6= ΔS/1,5 — ΔS=2.500km — R- D.
08- Num relógio sem defeitos o ponteiro dos minutos ao efetuar um volta completa (60min) efetua um ângulo de 2π rad — no relógio defeituoso, ao efetuar uma volta completa (50min) ele efetuará um ângulo θ rad — regra de três — 60min – 2π rad — 50min – θ rad — θ=100π/60 — θ=5π/3 rad — o relógio sem defeitos medirá esse ângulo em 1 hora=3600s com velocidade angular —W=Δθ/Δt=(5π/3)/3600 — W=π/2160 — R- A.
09- Raio de órbita do satélite — R=6.400 + 5.298 — R=11698km — comprimento da órbita — ΔS=2πR=2.3.11698 — ΔS=70188km — velocidade escalar do satélite — V=5.849m/s — V= ΔS/Δt — 5.849=70.188/Δt — Δt=12.000s/3.600 — Δt=3,33h (tempo que ele demora para efetuar uma volta completa) — e um dia ele efetua 24/3,33=7,2 voltas completas — como em cada volta completa ele passa duas vezes pela linha do equador, ele efetuará 2.7,2=14,4 passagens — 14 passagens completas.
10- a) Para atravessar o cilindro a bala percorreu d=3m com velocidade de V=600m/s — V=d/t — 600=3/t — t=0,005s.
b) Observe a figura abaixo
Em t=0,005s o cilindro girou de 9o — regra de três — π rad – 180o — θ rad — 9o — θ=9π/180 — θ= π/20 rad — W=θ/t=(π/20)/0,005 — W=10π rad/s — W=2π/T — 10π=2π/T — T=1/5s — f=1/T — f=5 Hz.
11- Observe a figura abaixo onde você está vendo a situação de cima:
senβ=(R/2)/R — senβ=1/2 — β=30o — observe que para ir de P para Q ele “varreu” um ângulo α=120o =2π/3 — α=2π/3 rad — W=α/t — 2π=(2π/3)/t — t=1/3s — observe que a distância horizontal PQ vale — PQ=Rcos30o + Rcos30o=2R√3/2=2.0,5.√3/2 — PQ=√3/2m — Vo=ΔS/Δt=PQ/t=(√3/2)/(1/3) — Vo=√3/2 x 3/1 — Vo=3√3/2m/s ou Vo≈2,6m/s.
12- Em um corpo em rotação todos os pontos, (independente da localização) apresentam mesmo
período (T), mesma freqüência (f) e mesma velocidade angular (ω), que são os mesmos que da Terra — logo, TMacapá = TSão Paulo = TSalekhard — f Macapá = fSão Paulo = falekhard — WMacapá =WSão Paulo=W alekhard — a velocidade escalar de um ponto é dado pela expressão v = ω ⋅ r — assim, sendo a velocidade angular será a mesma para todos os pontos, a velocidade escalar (intensidade da tangencial) será maior quanto maior for o raio (r) em relação ao eixo de rotação — portanto,
V Macapá > VSão Paulo > Valekhard — R- A.
13- Como as rodas giram acopladas, cada ponto da periferia de cada uma delas possui a mesma velocidade linear (escalar) VA=VB=VC — para cada roda o número de dentes é diretamente proporcional ao comprimento de cada circunferência (S), que por sua vez é diretamente proporcional a cada raio R (S=2πR) — RA/32=RB/64=RC/92 — RA=RB/2=RC/3 — RA=RC/3=12/3 — RA=4 cm — RB=8cm e RC=12cm — WC=VC/RC — 6=VC/12 — VC=72 cm/s=VA=VB — WA=VA/RA — WA=72/4 — WA=18 rad/s — R- C.
14- A luz estroboscópica tem freqüência de 5Hz, ou seja, ilumina o pneu a cada T=1/f=1/5=0,2s — assim, se a roda girasse ele com freqüência de 5Hz, ele veria a mancha branca sempre na mesma posição (a mancha daria uma volta completa a cada 0,2s) — mas como ele vê a mancha como se o carro se movesse para trás, a mancha deve demorar menos que 0,2s para dar uma volta completa, assim — T < 0,2s — 1/f < 0,2 1/f <1/5 — f < 5Hz — R- B.
15- Observe que entre o primeiro e o segundo pentagrama a pá de cor diferente girou 3π/2 rad no sentido horário e, isso ocorre, segundo o enunciado em t=1/24s — para efetuar uma volta completa, a pá de cor diferente, num período T deve girar 2π rad — regra de três — 3π/2 rad – t=1/24 s — 2π rad – T s — 3πT/2=2π/24 — T=4/72 — T=1/18s ( tempo que cada pá demora para efetuar uma volta completa)— f=1/T — f=18Hz (para que ocorra o que estão mostrando as figuras, as pás devem efetuar 18 rotações por segundo — R- B.
16- Parando o corredor B, o A estará se afastando dele com velocidade relativa de VR=8 – 6=2m/s e para ficar com uma volta de vantagem sobre ele deverá atingir a distância correspondente a uma volta completa d=2πR=2.3.12,0=72,0m — VR=d/t — 2=72,0/t — t=36s — R- E.
17– A primeira partícula efetua 1/3 rpm o que corresponde a — f1=1/3 rpmx60min=20 voltas por hora, enquanto que a segunda faz — f2=1/4 rpmx60min=15 voltas por hora — como elas se movem em sentidos contrários, se encontrarão (20 + 15)=35 vezes em uma hora.
18- O período de rotação da manivela (uma volta a cada meio minuto) é T= 30s e a sua frequência de rotação vale f=1/30Hz — essa freqüência da manivela é a mesma que a da engrenagem menor — essas engrenagens estão em contato e o raio da engrenagem é proporcional (constante K) ao número de dentes — f1.r1=f2.r2 — 1/30.10K=f2.24K — f2=1/72 Hz — a velocidade escalar da vara de cana é a mesma que a da periferia da roda 2, que é a mesma que de cada cilindro de raio 4cm — V=2π.f.r2=2.3.1/72.4 — V=1/3cm/s=0,33cm/s — R- B.
19- Observe na figura abaixo que a segunda e última foto são idênticas (repetidas), e que entre elas o cavalo percorreu
15m — ΔS=15m — o período (T) do movimento é o tempo decorrido entre duas repetições — freqüência — f=0,5Hz — T=1/f — T=1/0,5 — T=2s — V=ΔS/Δt= ΔS/T=15/2 — V=7,5m/s — R- B.
20- A figura abaixo representa as trajetórias das duas rodas da bicicleta após ela percorrer uma volta completa — o triângulo PQR é retângulo, e os segmentos RQ e RP são os raios dos círculos descritos, respectivamente, pela roda traseira e pela roda dianteira — como se pode observar na figura, o ângulo QPR mede 30o — portanto — RP=2RQ — a distância percorrida pela roda traseira em uma volta da bicicleta é igual a — 2π(RQ) — o número de voltas dadas por essa roda em torno de seu eixo para percorrer essa distância é igual a — N1=2π(RQ)/ 2πRt — N1=RQ/Rt — onde Rt é o raio da roda traseira — a distância percorrida pela roda dianteira é igual a — 2π(RP) — o número de voltas dadas por essa roda em torno de seu eixo para percorrer essa distância é igual vale — N2=2π√(RQ)/ 2πRd — Rd — raio da roda dianteira — Rd=2Rt — RP=2RQ — N1/N2=(RQ/Rt)/(RP/Rd)=RQ/Rt x Rd/RP= RQ/Rt x Rd/RP=(RQx2Rt)/Rtx2RQ — N1/N2=1 — R- A.
21- A distância d deve ser igual ao comprimento de cada circunferência das rodas vezes um número inteiro de voltas, para que os pontos A e B estejam simultaneamente em contato com o solo — assim, supondo que a distância d será atingida após a roda menor dar um número x de voltas e a roda maior um número y de voltas, tem-se — d = x . 2 . π . 27 e d = y . 2 . π . 33 — igualando — x . 2 . π . 27 = y . 2 . π . 33 — 9 . x = 11 . y — como x e y devem ser números inteiros e 11 é um número primo, então x = 11 e y = 9 — assim, d = 11 . 2 . π . 27 = 594 π cm, ou d = 9 . 2 . π . 33 = 594 π cm — como a resposta está em metros — d = 5,94 π m — R- C.
22- Velocidade angular do ponteiro das horas que efetua uma volta completa, varrendo um ângulo ∆θ=2π rad em ∆t=12h — Wh=∆θ/∆t=2π/12 — Wh=π/6 rad/h — velocidade angular do ponteiro dos minutos que efetua uma volta completa, varrendo um ângulo ∆θ=2π rad em ∆t=1h — Wm=∆θ/∆t=2π/1 — Wh=2π/1 rad/h — colocando a origem dos ângulos no 12h, a equação angular do ponteiro dos minutos será φm= φo + Wm.t=0 + 2π.t — φm= 2π.t — equação angular do ponteiro
das horas com a origem em 12h — φh= φo + Wh.t= π/2 + π/6.t — φh= π/2 + π/6.t — quando os ponteiros se encontram φm = φh — 2π.t = π/2 + π/6.t — 12πt – πt=3π — t=3/11 h (tempo do encontro) — t=3/11×60=180/11 min — R- C.
Obs: Este raciocínio é mais interessante e mais inteligente: até o ponteiro dos minutos encontrar o ponteiro das horas o ponteiro dos minutos terá varrido um ângulo θ (veja figura) tal que θ = π/2 + x — x é o ângulo varrido pelo ponteiro das horas e que vale x= θ/12 — x é obtido através de uma regra de três — enquanto o ponteiro dos minutos varre 2π rad (360o), o das horas varrerá π/6 (30o) — quando o dos minutos varrer θ, o das horas varrerá x tal que —360.x=30.θ ou 2π.x=π/6.θ — x= θ/12 — assim, θ = π/2 + θ/12 — 12θ – θ = 6π — θ=6π/11 rad (ângulo varrido pelo ponteiro dos minutos até o encontro) — passando este ângulo para horas por uma regra de três — 2π rad – 1h — 6π/11 – t h — t=(6π/11)/2π — t=3/11 h x 60 — t=180/11 min — R- C.
23-
Observe que, enquanto o ponteiro dos minutos efetuou uma volta completa varrendo 2π rad, o das horas varreu x tal que, até o encontro novamente, você terá que — θ = 2π + x, sendo que x=θ/12 (veja exercício anterior) — θ = 2π + θ/12 — θ – θ/12= 2π — 11θ=24π — θ=24π/11 — R- C.
24-
Cálculo do período T (tempo que ela de mora para efetuar uma volta completa) da formiga — W=2π/T — 2π/60 = 2π/T — T=60s — a formiga demora 60s para efetuar uma volta completa no sentido anti-horário e o ponteiro dos
segundos demora 60s para efetuar uma volta completa no sentido horário — assim, eles se cruzarão duas vezes — R- C.
25- Supondo que na situação inicial os dois carros estejam lado a lado — se você parar um deles o outro se afastará dele com velocidade relativa VR=3v – v=2v — nesse caso, para que se encontrem pela primeira vez o mais rápido deve efetuar uma volta completa com velocidade relativa VR=2v e percorrer ∆S=2πR, num tempo ∆t — VR=∆S/∆t —
2v=2πR/∆t — ∆t=πR/v — R- C.
26- a) RBeto=30cm=0,3m — fBeto=3Hz — fpedro=2Hz — como eles se mantém lado a lado cada ponto da periferia de cada monociclo possuem a mesma velocidade linear (escalar, tangencial) V — VBeto = VPedro — 2πfBeto.RBeto = 2πfpedro.Rpedro — RBeto.fBeto = fpedro.Rpedro — 30.0,3 = RBeto.2 — Rpedro = 0,45 m=45 cm.
b)
Velocidade num determinado instante do ponto de contato da roda com a pista e de um ponto diametralmente oposto — o ponto A , no contato roda/pista, tem velocidade instantânea nula, pois como não existe deslizamento, nesse instante, VA = 0 — o centro da roda tem velocidade escalar V e o ponto diametralmente oposto a A (ponto B), tem velocidade escalar 2V.
27- R = D/2 = 0,5/2 = 0,25 m — f = 840rpm=840/60 = 14 Hz — a velocidade escalar (linear) de um ponto da periferia do pneu é a mesma que é indicada pelo velocímetro do carro e vale — V = 2πfR = 2.3.0,25.14 =21m/sx3,6=75,6km/h
R- E.
28- 01. Correta — pelo enunciado, o número de voltas da catraca é proporcional ao número de voltas da coroa, com razão de proporção igual à razão entre os raios da coroa (R) e da catraca (r) — fcatraca/fcoroa = R/r — pelo enunciado fcoroa=1 —fcatraca/1 = R/r — fcatraca=R/r.
02. Correta — fcatraca/fcoroa = R/r — observe em R/r que, como r é constante, se você diminuir R , o quociente R/r=k irá diminuir — então fcatraca/fcoroa=R/r — fcatraca =/fcoroa.R/r observe que r é inversamente proporcional à fcatraca — se r diminui, fcatraca aumenta fazendo com que a roda gire mais, percorrendo uma distância maior.
O4. Falsa — a de menor raio “varre” maior ângulo no mesmo tempo, tendo, portanto maior velocidade angular.
08. Falsa — coroa — R=15cm — catraca — r=15/4=3,75cm — roda — Rr=5.r=5.3,75 —
Rr=18,75cm — fcoroa.R = fcatraca.r — 1.15 = fcatraca.3,75 — fcatraca=4 voltas — enquanto a coroa efetua 1 volta completa, a catraca e a roda efetua efetuam 4 voltas completas — deslocamento da roda após as 4 voltas —S=2πRr=2.3.18,75×4=450cm=4,5m.
16. Correta — roda — Rr=50cm — R=2r — fcoroa.R = fcatraca.r — 2.2r = fcatraca.r — fcatraca=4 voltas — distância percorrida pela roda após essas 4 voltas — S=4×2πRr=8π50=400πcm=4πm — velocidade (pedida) da roda e consequentemente da bicicleta em t=1s — V=S/t=4πm/1s —
V= 4πm/s.
R- (01, 02, 16)
29- Se você não domina a teoria, ela está a seguir:
Acoplamento de polias e engrenagens
Pode-se interligar duas ou mais polias através de uma correia (figura 1) ou acoplar duas ou mais engrenagens (figura 2)
Todos os pontos da correia (admitidos inextensíveis) têm a mesma velocidade escalar V que todos os pontos da periferia de cada polia, desde que não ocorra deslizamento.
O mesmo ocorre com todos os dentes da polia engrenada, que tem a mesma velocidade escalar V.
Assim, V1=V2 — W1.R1 = W2.R2 — 2π/T1.R1= 2π/T2.R2 — 2πf1.R1 = 2πf2.R2
Veja na figura ao lado que que, se o raio da engrenagem A é RA, o da B será RB=(11 – RA)
fA=375 voltas — fB=1000 voltas
fA.RA=fB.RB — 375.RA = 1000.(11 – RA) — 375RA=11000 – 1000RA — 1375RA=11000 — RA=11000/1375 — RA=8cm — é pedido o raio da menor que é a B — RB=11 – 8 — RB=3cm
R- B