Resolução comentada das questões de Física sobre Composição de Movimentos
Resolução comentada das questões de Física sobre
Composição de Movimentos
01- Ida do ninho para a árvore (contra o vento)—- VR=5m/s — VR=ΔS/Δt — 5=75/Δt — Δt=15s — volta da árvore para o ninho (a favor do vento) — VR=15m/s — VR= ΔS/Δt — 15=75/Δt — Δt=5s — Δttotal=15 + 5 —Δttotal=20s.
02- Observe que o sentido de rotação do disco é anti-horário — no movimento de translação, com o disco se movendo para a esquerda com velocidade de intensidade Vo, todos os pontos da roda
nesse deslocamento também possuem velocidade Vo — devido à rotação em torno de 0, todos os pontos da periferia (parte externa) da roda devem ter a mesma velocidade de intensidade Vo, que é sempre tangente em cada ponto e orientadas no sentido de rotação da roda (no caso, anti-horário, pois o carro de desloca para a esquerda) — efetuando a composição dos dois movimentos de
rotação e translação, ambos com velocidade você terá:
a) No ponto A, as velocidades são adicionadas e a velocidade resultante será 2 .
b) No ponto B, as velocidades se anulam e a velocidade resultante será zero.
03- Cálculo da velocidade do centro do disco VcA devido somente ao movimento da tábua A com
velocidade VA=40cm/s — lembre-se que VcA=VA/2=40/2=20cm/s — devido apenas à tábua B a velocidade do centro do disco deve ser VcB=30cm, pois devido apenas à A ela deveria ter 20cm/s e como a resultante no centro deve ser de 10cm/s para a
esquerda sobrará VcB=30 – 10=20cm/s — assim, veja figura acima, a velocidade de B deverá ser VB=60cm/s, direção horizontal e sentido para a esquerda.
Obs. Você poderia também pensar assim: Se não houvesse VA=40cm/s, não haveria também no centro do disco a velocidade de 20cm/s para a direita — nesse caso, a velocidade resultante no centro do disco seria VR=10cm/s o que implicaria que no ponto B seria VB’=20cm/s — mas, como existe VA=40cm/s, VB deverá valer — VB – VA= VB’ —
VB – 40=20 — VB=60cm/s.
04- Vc – velocidade da caminhonete — velocidade do carro patrulheiro – Vp=60km/h — o radar do carro patrulha indica a velocidade relativa – VR=30km/h — como se movem no mesmo sentido a velocidade relativa é a diferença entre as velocidades — VR=Vc – Vp — 30=Vc – 60 — Vc=90km/h — R- E.
05– Seja V a velocidade da correnteza ou da água em relação às margens que é considerada constante — Vsubida= 8 – V — tsubida=ts — Vsubida=d/ts (d – distância percorrida pelo barco na subida e na descida) — 8 – V=d/ts — ts=d/(8 – V) — Vdescida=2 + V — tdescida=td — Vdescida=d/td — 2 + V=d/td — td=d/(2 + V) — ts + td=10min — ts + td=600 — d/(8 – V) + d/(2 + V)=600 — d(2 + V) + d(8 – V)=600.(8 – V).(2 + V) — 2d + Vd + 8d – Vd = 600.(16 + 8V – 2V – V2) — d=960 + 360V – 60V2 I — esta é uma equação do segundo grau cujo gráfico é uma parábola e da qual se quer determinar o valor máximo para d, que ocorre no vértice da parábola, de valor Vmáximo=-B/A, onde A=-60 e B=360 (veja I) — Vmáximo=-B/A=-360/-60 — Vmáximo=3, que substituído em I, nos fornece a distância máxima percorrida — dmáximo=960 +360.3 – 60.32 — dmáximo=1500m — R- B.
06- Sejam:
— velocidade da água em relação à Terra (solo) “velocidade resultante – adição vetorial das outras duas” — em relação à Terra a água cai verticalmente;
— velocidade do carro em relação à Terra (solo) e, — velocidade da água em relação ao motorista (carro) — velocidade com que o motorista vê a água cair (inclinada).
inclinada) — sen30o=VcT/Vac — 1/2 =60/Vac — Vac=120km/h — R- C.
07- Observe as figuras abaixo:
a) No triângulo ABC — senθ=300/500 — senθ=0,6 — cosθ=400/500 — cosθ=0,8 — na figura da direita — senθ=Varr/4,5 — 0,6 =Varr/4,5 — Varr=2,7m/s.
b) cosθ=Vres/4,5 — 0,8=Vres/4,5 — Vres=3,6m/s.
08- a) veja figura abaixo
Pitágoras — (Vp-s)2 = (Vp-est)2 + (Vest-s)2 — (Vp-s)2=(1,5)2 + (2,0)2 — Vp-s =2,5m/s.
b) o tempo de travessia depende apenas da velocidade perpendicular à esteira (1,5m/s) e da largura da mesma (3m) — V=ΔS/Δt — 1,5=3/Δt — Δt=2s — substituindo esse tempo em Vp-s= ΔS/Δt — 2,5= ΔS/2 — ΔS=5,0m.
09- Como o observador está em repouso no navio, a distância entre ele e o navio não varia e como o pássaro voa na direção leste-oeste em relação ao navio e consequentemente à pessoa, esta o verá voando na direção leste-oeste com velocidade de 20m/s que é a velocidade com que a distância entre a pessoa e o passarinho está variando. — R- C.
10- Velocidade do barco em relação às margens — Vb-m=14 + 4=18km/h=18/3,6=5m/s — para atravessar totalmente a ponte o barco percorre ΔS=D + L=25 + 80=105m — Vb-m=ΔS/Δt — 5=105/Δt — Δt=21s.
11- A velocidade do ponto superior do cilindro que está em contato com a prancha vale 2Vc e é igual à velocidade da prancha Vp, ou seja, Vp=2Vc.
Portanto — Vp/Vc=2 — R- A.
12- Como o transatlântico se move em linha reta com velocidade constante ele está em equilíbrio dinâmico e comporta-se como se estivesse em repouso (equilíbrio estático), não afetando o movimento da bola — R- D.
13- O velocímetro do automóvel marca sua velocidade do em relação à estrada () — Va-e=80km/h — a velocidade vertical pedida é a velocidade da chuva em relação à estrada — a velocidade inclinada é a velocidade da chuva em relação ao estudante () — + = V — veja figura — tgθ=senθ/cosθ=0,8/0,6=4/3 — tgθ=Va-e/V — 4/3=80/V — V=240/4 — V=60km/h — R- B.
14-
Observe nas figuras ao lado que devido somente à mão A o centro do cilindro desceria com V1=4cm/s e que, devido
somente à mão B ele subiria com V2=6cm/s — superpondo os efeitos provocados por cada mão você obterá o efeito resultante e o eixo Csubirá com velocidade de intensidade Vc=2cm/s, direção vertical e sentido para cima.
15- O tempo de travessia depende apenas da largura do rio (L) e da velocidade do barco em relação às margens (u) — u=L/t — t=L/u — quanto maior a velocidade das águas, maior será o deslocamento do barco para a direita — R- B.
16- Sejam: d- distância de subida e de descida — Vb – velocidade do barco — Va – velocidade da água — subindo o rio — V=ΔS/Δt — Vb – Va=d/10 (I) — descendo o rio — V= ΔS/Δt — Vb + Va=d/4 (II) — fazendo (II) – (I) — (Vb + Va) – (Vb – Va)=d/4 – d/10 — Vb + Va – Vb + Va = (5d – 2d)/20 — 2Va=3d/20 (III) — descendo o rio com o motor desligado o barco percorre distância d com velocidade que é a mesma que a da água Va — Va=d/t — d=Va.t (IV) — substituindo (IV) em (III) — 2Va=3.Va.t/20 — t=40/3=13h + 1/3h — t=13h e 20min — R- B.
17- Observe que, se o barco I estivesse em repouso em relação à água, você nele, veria o barco II se mover para a esquerda e, ao mesmo tempo estaria se aproximando de você na vertical e para baixo — compondo esses dois
movimentos você teria, para o barco II a situação da figura em preto — por sua vez,se o barco II estivesse em repouso em relação à água, você nele, veria o barco I se mover na vertical e para cima e, ao mesmo tempo estaria se aproximando de você na horizontal e para a direita — compondo esses dois movimentos você teria, para o barco II a situação da figura em preto — simplificando, se você estiver no barco I você verá o barco II se aproximar de você e, se você estiver no barco II você verá o barco I se aproximar de você — R- C.
18- I. Falsa — a distância entre um ponto fixo no menino e um ponto fixo no início do vagão está variando na razão de d=10m e t=5s e, assim, a velocidade do menino em relação ao vagão é de V=d/t=10/5=2m/s..
II. Correta — uma pessoa no solo verá o menino se deslocando para a direita com velocidade de 2m/s mais o vagão também se deslocando para a direita com velocidade de 10m/s — portanto a distância entre um ponto fixo no solo e um ponto fixo no menino estará variando com velocidade de V=2 + 10=12m/s.
III. Falsa — Vsolo=dsolo/t — 12=dsolo/5 — dsolo=60m.
IV. Correta — quando o menino chega ao final do vagão a distância entre um ponto fixo no menno e um ponto fixo no início do vagão variou de d=10m.
R-C.
19- Na sua janela você está vendo — – velocidade da gota em relação ao solo devido somente à ação da gravidade — – velocidade da gota ou do vento em relação ao solo, segundo o enunciado, da esquerda para a direita — —
velocidade relativa — você vê pela sua janela como inclinada, formando 30o com a vertical e de intensidade vR=20m/s — cos60o=Vv/VR — 1/2 = Vv/20 — Vv=10m/s=30km/h (velocidade do vento, horizontal e para a direita) — para que um motorista veja a chuva caindo na vertical ele deve estar com velocidade de mesmo módulo (36km/h), mesma direção, horizontal, e mesmo sentido (da esquerda para a direita) que o do vento — R- C.
20- a) A mancha M da parte superior da esteira (assim como qualquer ponto da mesma) quando se
move de P para Q,se desloca com velocidade 2v em relação ao solo, percorrendo ∆S=8m, também
em relação ao solo, no intervalo de tempo ∆t=1 s — v=∆S/∆t — 2v=8/1 — v=4 m/s=14,4 km/h (velocidade do corpo trator e de cada eixo de cada rolete) — v=d/∆t — 4=d/1 — d=4m.
b) Em relação ao trator, todos os pontos da periferia de cada rolete giram com a mesma velocidade escalar (linear) v, que é a mesma que do trator v=4m/s — numa volta completa — ∆S=2πR=2x3x0,2 — ∆S=1,2m — v=∆S/∆t — v=∆S/T — 4=1,2/T — T=0,3s (período, tempo que cada rolete demora para efetuar uma volta completa) — f=1/T=
1/0,3 Hz — f=(1/0,3)x60 — f=200rpm.
21- Observe que o ponto do cilindro onde o cabo está preso tem velocidade 2v que é a mesma que a do operário O — o eixo E do cilindro tem velocidade v e o ponto em contato com o solo, velocidade nula — veja no esquema ao lado
que — o eixo E se desloca de d com velocidade v e, simultaneamente, o operário se desloca de d’=d + 2 com velocidade 2v — eixo E — v=d/t — t=d/v (I) — operário — 2v=d’/t — t=d’/2v (II) — (I) = (II) — d/v = d’/2v — d’=2d — mas, veja na figura que d’=d + 2 — d + 2 = 2d — d=2m — o exercício quer o deslocamento do operário — d’=2 + 2 — d’= 4m — R- C.
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