Experiência de Torricelli e Vasos comunicantes com líquidos imiscíveis em equilíbrio

 

Experiência de Torricelli e Vasos comunicantes com líquidos imiscíveis em equilíbrio

 

Pressão atmosférica

atmosfera terrestre é uma imensa​​ camada de ar e outros gases,​​ com​​ dezenas​​ de quilômetros de altura, que são atraídos pela​​ gravidade da Terra e por isso,​​ sua​​ densidade é maior​​ em pontos mais​​ próximos da superfície.

Ela atua como uma zona intermediária​​ entre o​​ espaço sideral e a Terra​​ e acompanha todos os​​ movimentos da Terra.

Essa camada gasosa exerce uma pressão​​ sobre os​​ corpos​​ nela mergulhados, devido ao​​ peso​​ da​​ coluna de ar​​ que se encontra sobre​​ esses​​ corpos, e que é chamada de pressão atmosférica, sendo tanto maior​​ quanto mais o corpo estiver​​ mais perto​​ da superfície da Terra.

 O físico italiano Evangelista Torricelli​​ (1608-1647), demonstrou que a​​ pressão atmosférica ao nível do mar​​ equivale​​ à pressão​​ exercida por uma​​ coluna de 76cm de altura.

Ao nível do mar, Torricelli tomou um tubo de vidro,​​ fechado em uma das extremidades, e​​ encheu-o até a borda com mercúrio (Hg).

Em seguida, tampou a​​ ponta aberta e, invertendo o tubo,​​ mergulhou essa ponta em uma​​ bacia com mercúrio.​​ Soltando a ponta aberta na​​ parte de baixo​​ notou que a coluna de mercúrio​​ descia​​ até​​ certo nível.

Torricelli fixou uma escala vertical graduando​​ tubo de mercúrio utilizado nesta experiência,

obtendo​​ desta forma o​​ aparelho de medição da pressão atmosférica,​​ barômetro de mercúrio.

 

O que você deve saber,​​ informações e dicas

 

 

 

 

 

 Se a experiência de Torricelli fosse realizada no cume de uma montanha muito alta, a altura​​ 

da​​ coluna de mercúrio será menor que ao nível do mar, pois a pressão atmosférica diminui com a altitude.

 

 

 

 À medida que a altitude aumenta, a​​ pressão diminui e o ar​​ vai ficando cada vez mais​​ rarefeito   em La Paz,​​ de​​ altitude 3.650m, pressão cai para cerca de​​ 507​​ mmHg,​​ o​​ ar​​ fica​​ rarefeito​​ e a quantidade de​​ oxigênio​​ fica cerca de​​ 40% menor​​ que ao​​ nível do mar,​​ dificultando a respiração.

 

pressão atmosférica depende, além da altitude, da temperatura do ar (maior temperatura, ar menos denso, menor pressão atmosférica) e da umidade do ar (as moléculas de vapor d’água, são mais leves que as de oxigênio e nitrogênio que compõem a maior parte do ar atmosférico, portanto, mais úmido o ar, menor a pressão atmosférica).

 

Uma bexiga sobe porque o gás em seu interior é menos denso que o ar ao redor e, à medida que sobe seu volume vai aumentando porque a diferença entre a pressão do gás dentro da bexiga e a

pressão cada vez mais reduzida fora dela gera uma força resultante que empurra o plástico da bexiga para fora.

 

 

Os​​ barômetros​​ aneroides baseiam-se na deformação que​​ variações da​​ pressão​​ atmosférica

provocam em​​ cápsulas metálicas​​ de paredes onduladas e flexíveis,​​ em cujo​​ interior se faz o​​ vácuo.

Quando a pressão atmosférica​​ aumenta provoca​​ uma compressão na câmara​​ (cápsula) do barômetro​​ e quando a pressão​​ diminui verifica-se uma expansão da câmara​​ (cápsula).

Estas oscilações​​ são transmitidas pelo​​ eixo ao ponteiro​​ que se encontra associado​​ a um mostrador que indica​​ essa variação de pressão.

Este instrumento pode ser usado no​​ âmbito​​ do estudo das​​ alterações​​ meteorológicas.

 

 

Considere uma lata de óleo​​ totalmente vedada. Se você fizer apenas um furo na lata de óleo, o óleo não escoará, pois a pressão externa​​ (atmosférica)​​ é maior​​ que a​​ pressão interna​​ exercida pela​​ coluna de óleo​​ dentro da lata.

Para que o óleo escoe​​ com facilidade da lata, você deve fazer dois furos na mesma, um para​​ que a​​ pressão atmosférica​​ compense a pressão de​​ um dos furos,​​ e o​​ outro, adicional, para que o​​ óleo saia da mesma.

 

 

Observações:

 se você fizer um pequeno furo na garrafa fechada, acima da superfície líquida, ela se comportará como se fosse aberta, e a água vazará.

 o alcance da água que jorra da garrafa aberta será máximo quando o orifício estiver a uma altura h = h’/2 (veja figura)

 

Vasos comunicantes com líquidos imiscíveis

 

 Vasos comunicantes  Pelo teorema de Stevin, se os​​ pontos da​​ figura​​ abaixo estiverem na

mesma profundidade (mesma horizontal, mesmo nível de altura) no interior de um mesmo líquido em equilíbrio,​​ eles suportam a mesma pressão.

Por esse motivo a superfície livre​​ de um líquido em​​ equilíbrio​​ é​​ sempre plana e horizontal​​ e está no​​ mesmo nível.

 

 

  

Como​​ resolver exercícios​​ com​​ líquidos imiscíveis​​ (analise-o atentamente):

Se você tiver,​​ por exemplo, três líquidos imiscíveis​​ em um​​ vaso comunicante,​​ para estabelecer a

relação entre eles você deve proceder da​​ seguinte maneira: 

Escolher convenientemente dois pontos P e Q,​​ com​​ mesmo nível horizontal,​​ que​​ separe​​ as​​ superfícies​​ de contatos dos líquidos​​ (figura).

 Exercício exemplo:

Resolução:

 

 

Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre

Experiência de Torricelli​​ (de 01 a​​ 12)​​ e​​ Vasos comunicantes com líquidos imiscíveis em equilíbrio

(de​​ 13​​ a​​ 20) ​​ 

01 -(UFRS - RS)

A​​ atmosfera terrestre​​ é uma imensa​​ camada de ar,​​ com dezenas de quilômetros de altura, que exerce uma​​ pressão​​ sobre os​​ corpos​​ nela​​ mergulhados:​​ a pressão atmosférica.

O físico italiano Evangelista​​ Torricelli​​ (1608-1647), usando um​​ tubo de vidro​​ com cerca de​​ 1 m de comprimento​​ completamente​​ cheio​​ de​​ mercúrio,​​ demonstrou que a pressão atmosférica ao​​ nível do mar​​ equivale à​​ pressão exercida​​ por uma​​ coluna de mercúrio de 76 cm de​​ de altura.

O​​ dispositivo​​ utilizado por​​ Torricelli​​ era, portanto, um tipo de​​ barômetro,​​ isto é, um​​ aparelho​​ capaz de​​ medir a pressão atmosférica.

A esse​​ respeito,​​ considere as​​ seguintes afirmações.

I.​​ Se a experiência de​​ Torricelli​​ for realizada no​​ cume de uma montanha muito alta,​​ a​​ altura​​ da​​ coluna de mercúrio​​ será maior​​ que ao​​ nível do mar.

II.​​ Se a experiência de​​ Torricelli​​ for realizada ao​​ nível do mar,​​ porém​​ com água,​​ cuja​​ densidade​​ é​​ cerca de 13,6 vezes​​ menor​​ que a do​​ mercúrio,​​ a​​ altura​​ da​​ coluna de água​​ será aproximadamente​​ igual a 10,3 m.

III.​​ Barômetros​​ como o de​​ Torricelli​​ permitem, através da​​ medida​​ da​​ pressão atmosférica,​​ determinar a​​ altitude de um lugar.

Quais estão corretas?

a)​​ Apenas I.              

b)​​ Apenas II.                  

c)​​ Apenas I e II.                 

d)​​ Apenas II e III.                

e)​​ I, II e III.

Resolução:​​ 

Observe​​ atentamente a​​ figura​​ que representa a​​ experiência de Torricelli​​ realizada ao​​ nível do mar​​ e leia com​​ atenção​​ o texto que a segue:

Torricelli​​ concluiu​​ que a​​ atmosfera​​ exerce​​ pressão​​ sobre a​​ superfície do mercúrio​​ dentro​​ do recipiente e como o​​ mercúrio está em equilíbrio,​​ a pressão no​​ tubo ao nível P,​​ (figura acima),​​ é igual​​ à​​ pressão atmosférica no nível Q​​ da​​ superfície do líquido​​ contido no recipiente.

Como na parte​​ superior do tubo não há ar,​​ a​​ pressão​​ no ponto​​ P​​ (pressão devida à coluna de mercúrio dentro do tubo)​​ é igual à pressão no ponto Q​​ (pressão atmosférica ao nível do mar). Portanto, a​​ pressão atmosférica ao nível​​ do​​ mar​​ corresponde à pressão que mantém uma​​ coluna de mercúrio a uma altura de 76​​ cm, ou 760​​ mm ou ainda 0,76​​ m.​​ 

I. Falsa ​​   como a​​ pressão atmosférica​​ é devido ao​​ peso da coluna de ar,​​ quanto​​ maior​​ a altitude

menor​​ será​​ esse peso​​ e,​​ consequentemente,​​ menor​​ será a​​ altura​​ da coluna que o​​ equilibrará ​​   a​​ pressão atmosférica​​ diminui​​ com​​ a altitude.

III. Correta ​​  ​​ ​​ 

R- D

 

02 -(PUC - SP)

A​​ figura​​ representa um​​ bule transparente​​ de café ao ser​​ tombado​​ para que a bebida seja servida.​​ 

O​​ bule​​ pode ser considerado como um​​ sistema de vasos comunicantes em que o​​ bico​​ do recipiente​​ se comunica com o corpo principal.

A respeito da​​ situação,​​ são feitas as​​ afirmativas:

I.​​ Ao​​ tombarmos​​ o bule para servir o café, a​​ superfície livre​​ da bebida fica à​​ mesma altura h​​ em relação à​​ linha de referência​​ do​​ sistema,​​ tanto no bico​​ como no​​ corpo principal do bule,​​ pois a​​ pressão​​ sobre a​​ superfície livre do café​​ é a mesma​​ em​​ ambos os ramos deste​​ sistema de vasos comunicantes.

II.​​ Se o​​ café​​ fosse substituído por​​ óleo,​​ a​​ superfície livre​​ do líquido​​ não ficaria​​ a uma​​ mesma altura h​​ em relação à​​ linha de referência​​ do sistema nos​​ dois ramos do bule​​ (bico e corpo principal), pois o​​ óleo é mais denso​​ do que o​​ café.

III.​​ Embora a​​ superfície livre​​ do café fique a uma​​ mesma altura h​​ nos dois ramos do bule, a​​ pressão é maior​​ na superfície do​​ líquido contido no bico,​​ pois este é​​ mais estreito​​ que o​​ corpo principal do bule.

Dessas afirmativas,​​ está correto​​ apenas o que se lê em

Resolução:

Qualquer que seja a​​ natureza ou densidade do líquido, a​​ superfície livre​​ do mesmo fica a uma​​ mesma altura h,​​ nos dois compartimentos do bule​​ (corpo principal e bico),​​ em​​ relação​​ à linha de​​ referência do sistema.

​​ Isso ocorre porque a​​ pressão​​ exercida na superfície dos dois ramos​​ do sistema de vasos comunicantes é a pressão atmosférica.

 R- C

 

03-​​ (FGV​​ - SP) 

As​​ figuras​​ a seguir mostram um​​ conta-gotas​​ sendo abastecido:

a)​​ Por que aparecem​​ bolhas​​ como mostra a​​ figura 2?

b)​​ Por que a​​ água​​ entra no conta-gotas​​ como mostram as​​ figuras 3 e 4?

Resolução:

a)​​ São​​ bolhas de ar​​ que​​ que​​ são​​ expulsas​​ do​​ interior​​ do vidro do​​ conta-gotas.

b)​​ Com o​​ ar expulso,​​ a​​ pressão interna​​ diminui​​ e a​​ maior​​ pressão externa empurra​​ o​​ líquido​​ para​​ dentro.

 

04​​ -(UFSCAR​​ -​​ SP) 

​​ 

Na​​ garrafa térmica​​ representada pela​​ figura,​​ uma pequena​​ sanfona de borracha​​ (fole), ao ser​​ pressionada suavemente,​​ empurra​​ o ar contido em seu interior, sem impedimentos, para​​ dentro do bulbo de vidro,​​ onde um​​ tubo vertical​​ ligando o​​ fundo do recipiente​​ à​​ base da tampa​​ permite a​​ retirada do líquido​​ contido na garrafa.

Considere que o​​ fole está pressionado​​ em uma​​ posição fixa​​ e o​​ líquido​​ está​​ estacionado​​ no​​ interior​​ do​​ tubo vertical​​ próximo à saída.​​ 

Pode-se dizer que,​​ nessas condições,​​ as​​ pressões​​ nos pontos​​ 1, 2, 3 e 4​​ relacionam-se por

Resolução:

R- C

 

05- (ENEM - MEC)

Resolução:

R- E

 

06- (PUC - PR)

Algumas​​ pessoas​​ que pretendem fazer um​​ piquenique​​ param no armazém no pé de uma montanha​​ 

e​​ compram comida,​​ incluindo​​ sacos de salgadinhos.​​ 

Elas​​ sobem​​ a montanha até o local do​​ piquenique.​​ Quando​​ descarregam​​ o alimento, observam que os​​ sacos de salgadinhos​​ estão​​ inflados como balões.​​ Por que​​ isso ocorre?

a)​​ Porque, quando os sacos são levados para​​ cima da montanha,​​ a​​ pressão atmosférica​​ nos sacos é​​ aumentada.

b)​​ Porque a​​ diferença​​ entre a​​ pressão do ar dentro dos sacos​​ e a​​ pressão reduzida fora deles​​ gera uma​​ força resultante​​ que​​ empurra o plástico​​ do saco para​​ fora.

c)​​ Porque a​​ pressão atmosférica​​ no​​ pé da montanha​​ é​​ menor​​ que no​​ alto da montanha.

d)​​ Porque quanto​​ maior a altitude​​ maior a pressão.

e)​​ Porque a​​ diferença entre a pressão​​ do​​ ar dentro dos sacos​​ e a​​ pressão aumentada​​ fora deles​​ gera uma​​ força resultante​​ que empurra o​​ plástico para dentro.

Resolução: 

À medida que os​​ sacos sobem​​ seus​​ volumes​​ vão​​ aumentando​​ porque a​​ diferença​​ entre a​​ pressão do ar dentro dos sacos​​ e a​​ pressão cada vez mais reduzida​​ fora delas​​ gera uma​​ força resultante​​ que​​ empurra o plástico​​ do saco de salgadinhos​​ para fora.

R- B

 

07 -(FUVEST - ​​ SP) 

Um recipiente cilíndrico vazio​​ flutua​​ em um​​ tanque de água​​ com parte de seu​​ volume​​ submerso,

como na figura (fig. 1).

O recipiente possui​​ marcas graduadas​​ igualmente espaçadas,​​ paredes​​ laterais de volume 

desprezível e um​​ fundo grosso e pesado.

Quando o recipiente​​ começa a ser​​ preenchido, lentamente, com​​ água, a altura máxima​​ que a água pode​​ atingir em seu interior,​​ sem que​​ ele afunde totalmente,​​ é melhor representada por

Resolução:

Sendo o​​ líquido​​ que​​ envolve​​ o recipiente a​​ água​​ e o​​ líquido​​ que o está preenchendo​​ também a água​​ (mesma densidade), para​​ cada unidade​​ preenchida com água,​​ o​​ recipiente desce​​ também​​ uma

unidade.

Observe​​ atentamente​​ a sequência​​ de figuras​​ acima​​ e verifique que a resposta é a​​ 

R- C

 

08- (UECE - CE)

Determine,​​ aproximadamente,​​ a​​ altura​​ da​​ atmosfera terrestre​​ se a​​ densidade do ar​​ fosse

Resolução:

R– C

 

09-​​ (UEG​​ -​​ GO) 

Uma maneira de observar a​​ pressão exercida​​ por uma​​ “coluna de líquido”​​ é efetuar​​ orifícios​​ numa​​ garrafa plástica​​ de dois litros (como as de refrigerante) e​​ enchê-las de água.​​ A seguir, são apresentadas​​ três situações experimentais​​ bem simples.

Tendo em vista as​​ informações apresentadas, é​​ INCORRETO​​ afirmar:

a)​​ Na situação (I),​​ com a​​ garrafa tampada, a​​ água não escoará,​​ enquanto com a garrafa​​ aberta​​ a​​ água jorrará pelo orifício.

b)​​ Na situação (II),​​ com a​​ boca da garrafa totalmente tampada,​​ a água​​ não escoará​​ pelos orifícios, porém,​​ retirando-se a tampa,​​ a água​​ jorrará pelos dois orifícios.

c)​​ Na situação (III),​​ com a​​ garrafa aberta,​​ a​​ água jorrará​​ com​​ menor velocidade​​ pelo orifício​​ superior​​ do que pelo orifício​​ inferior.

d)​​ Na situação (III),​​ tampando-se a boca da garrafa,​​ a​​ água jorrará​​ apenas pelo​​ orifício superior.

Resolução: (Procure analisar todas as questões verdadeiras e lembre-se de que a água só jorra se a pressão externa for maior que a interna))

A​​ alternativa incorreta​​ é a D,​​ pois com a​​ boca da garrafa totalmente tampada​​ a água​​ não jorrará por nenhum dos dois orifícios,​​ pois a​​ pressão externa é maior que a interna.

R- D

 

10-​​ (UNESP​​ -​​ SP)

O​​ relevo submarino​​ de determinada​​ região​​ está representado pelas​​ curvas de nível​​ mostradas na​​ figura,​​ na qual os​​ valores em metros​​ representam as​​ alturas verticais​​ medidas em​​ relação​​ ao nível de referência​​ mais profundo,​​ mostrado pela​​ linha vermelha.

Dois peixes,​​ 1 e 2,​​ estão​​ inicialmente em repouso​​ nas​​ posições indicadas​​ e deslocam-se para o​​ ponto P,​​ onde​​ param novamente.​​ 

(A)​​ 2​​ sofreu uma​​ redução de pressão​​ de​​ 3 atm.            ​​ (B)​​ 1​​ sofreu um​​ aumento de pressão​​ de​​ 4 atm.

(C)​​ 1​​ sofreu um​​ aumento de pressão​​ de​​ 6 atm.             ​​ (D)​​ 2​​ sofreu uma​​ redução de pressão​​ de​​ 6 atm

(E) 1​​ sofreu uma​​ redução de pressão​​ de​​ 3 atm.

Resolução:

R- D.

 

11​​ -(ENEM​​ -​​ MEC)

O​​ manual​​ que acompanha uma​​ ducha higiênica​​ informa que a​​ pressão mínima da água​​ para o seu funcionamento apropriado é​​ de 20 kPa.​​ A​​ figura​​ mostra a​​ instalação hidráulica​​ com a​​ caixa d’água​​ e o​​ cano​​ ao qual deve ser​​ conectada a ducha.

O​​ valor​​ da​​ pressão da água​​ na ducha está associado​​ à altura

Resolução:

R- E.

 

12 -(UNESP - SP)

​​ 

Seis reservatórios cilíndricos,​​ superiormente abertos​​ e​​ idênticos​​ (A, B, C, D, E e F)​​ estão apoiados sobre uma​​ superfície horizontal plana​​ e ligados por​​ válvulas (V)​​ nas posições indicadas na​​ figura.

Com​​ as válvulas (V) fechadas,​​ cada​​ reservatório contém​​ água​​ até o​​ nível (h)​​ indicado na​​ figura. Todas​​ as válvulas​​ são,​​ então,​​ abertas,​​ o que permite a​​ passagem livre da água​​ entre os​​ reservatórios,​​ até que se​​ estabeleça o equilíbrio hidrostático.​​ Nesta​​ situação final,​​ o​​ nível​​ da água, em dm,​​ será igual a

(A) 6,0​​ nos reservatórios de​​ A a E​​ e​​ 3,0​​ no reservatório​​ F.

(B) 5,5​​ nos reservatórios de​​ A a E​​ e​​ 3,0​​ no reservatório​​ F.

(C) 6,0​​ em​​ todos os reservatórios.

(D) 5,5​​ em​​ todos​​ os reservatórios.

(E) 5,0​​ nos reservatórios de​​ A a E​​ e​​ 3,0​​ no reservatório​​ F.

Resolução:

Os​​ 5​​ primeiros cilindros​​ estão ligados e,​​ após abertas​​ as válvulas eles​​ atingirão o equilíbrio hidrostático​​ e a​​ altura final​​ de cada um que​​ deve ser a mesma (h)​​ e dada por ​​  h​​ =​​ (8 + 7+6 + 5+ 4)5 ​​​​ = 6 dm.

Observe na​​ figura acima​​ que a válvula que une​​ E a F​​ está na​​ altura​​ de​​ 6​​ dm​​ e​​ não escoará água​​ de E para F​​ que​​ permanecerá​​ na altura de​​ 3​​ dm. ​​  

R- A

 

13-​​ (UFU​​ -​​ MG) 

Tendo por base essas​​ informações,​​ marque a alternativa que corresponde à​​ situação correta​​ de​​ equilíbrio​​ dos líquidos​​ no tubo.

Resolução:

Como o​​ líquido 2​​ é​​ mais denso,​​ deve ficar na​​ parte inferior​​ dos vasos.

R- A

 

14-​​ (PUC​​ -​​ PR) 

A​​ figura​​ mostra um​​ tubo em U,​​ aberto​​ nas​​ duas extremidades.​​ Esse tubo contém​​ dois líquidos​​ que​​ não se misturam​​ e que têm​​ densidades diferentes.​​ 

Sejam​​ pM e pN​​ as pressões nos pontos​​ M e N,​​ respectivamente. Esses​​ pontos​​ estão no​​ mesmo nível,​​ como indicado pela​​ linha tracejada,​​ e as​​ densidades​​ dos dois líquidos são tais que​​ dM = 2dN.

Nessas condições,​​ é correto​​ afirmar que:

Resolução:

Todos os pontos​​ que se encontram na​​ mesma linha horizontal​​ (altura, profundidade)​​ estão​​ submetidos à mesma pressão (teorema de Stevin)

 R- B

 

15 -(UNIFESP - SP)

Neste caso, o​​ desnível​​ entre as​​ superfícies dos fluidos,​​ que se encontram​​ à pressão atmosférica​​ é de​​ 0,25h.​​ A​​ figura​​ ilustra a​​ situação descrita.

Considerando que as​​ interações​​ entre os​​ fluidos​​ e o​​ tubo​​ sejam​​ desprezíveis,​​ pode-se​​ afirmar​​ que a​​ 

a)​​ 0,75

b)​​ 0,80

c)​​ 1,0

d)​​ 1,3

e)​​ 1,5

Resolução:

Observe​​ que os​​ pontos M e N​​ da​​ figura abaixo​​ estão numa​​ mesma horizontal,​​ suportando assim

R- A

 

16-​​ (CFT​​ -​​ MG) 

O​​ desenho​​ a seguir representa um​​ manômetro de mercúrio​​ de tubo​​ aberto,​​ ligado a um recipiente contendo gás.​​ 

O​​ mercúrio​​ fica​​ 30 cm​​ mais alto​​ no ramo da​​ direita​​ do que no da​​ esquerda.​​ Quando a​​ pressão atmosférica​​ é​​ 76 cmHg,​​ a​​ pressão absoluta​​ do gás, em​​ cmHg, é

a)​​ 30

b)​​ 46

c)​​ 76

d)​​ 106

e)​​ 52

Resolução:

​​ 

R- D

 

17- (PUC – RJ)

Sejam​​ dois fluidos​​ distintos cujas​​ densidades​​ são​​ 1,00 g/cm3 e​​ 0,80 g/cm3,​​ 

colocados em um​​ tubo vertical,​​ como mostrado na​​ figura.​​ O tubo está​​ 

aberto​​ à atmosfera. Sejam H1​​ = 2,0 m​​ e​​ H2​​ = 8,0 m.  ​​ ​​​​ 

Encontre a​​ pressão absoluta,​​ em​​ kPa, dentro do tubo,​​ a uma​​ altura de 4,0​​ m em​​ relação​​ ao fundo do tubo.

(A) 56

(B) 101

(C) 153

(D) 157

(E) 187

Resolução:

R- D

 

18- (UFJF​​ -​​ MG)

A​​ figura​​ mostra um​​ tubo​​ em forma de​​ U,​​ aberto​​ nas​​ extremidades,​​ contendo​​ água​​ e​​ mercúrio​​ em​​ equilíbrio.​​ 

a)​​ A​​ pressão​​ na​​ interface água-mercúrio​​ no​​ ramo esquerdo do tubo.

Resolução:

a)​​ A​​ pressão​​ na interface​​ água-mercúrio​​ no​​ ramo esquerdo​​ do tubo​​ (ponto k), pelo teorema de​​ 

b)​​ Como​​ consequência​​ do teorema de Stevin,​​ todos os pontos no mesmo nível horizontal​​ suportam​​ 

 

19-​​ (PUC​​ -​​ RJ)

​​ 

Um tubo cilíndrico de​​ vidro​​ de 5,0 m​​ de comprimento tem um de​​ seus extremos aberto​​ e o outro fechado. Estando inicialmente​​ em​​ contato​​ com o​​ ar à pressão atmosférica​​ (1,0 atm), este tubo é introduzido​​ dentro de uma​​ piscina com água,​​ com a parte fechada​​ para​​ cima,​​ até que a água se​​ haja elevado​​ a​​ um quinto​​ da​​ altura do tubo.​​ O tubo é mantido​​ nesta posição.

Veja a figura.

Suponha que este​​ processo​​ ocorre à temperatura constante. Tome o ar​​ como​​ gás ideal.

Considere:

a) Qual é a pressão do ar​​ dentro do tubo,​​ em atm?

b) Qual é a altura H​​ do​​ tubo que se encontra submergida?

Resolução:

a)​​ Se o​​ processo​​ ocorre à temperatura constante trata-se de uma​​ transformação isotérmica (temperatura constante)​​ e, aplicando a equação dos​​ gases ideais 

 ​​​​ 

 

20-​​ (ITA​​ -​​ SP) 

A​​ coluna de óleo​​ terá​​ comprimento​​ de:

a)​​ 14,0cm                          

b)​​ 16,8cm                          

c)​​ 28,0cm                           

d)​​ 35,0cm                         

e)​​ 37,8cm

Resolução:

Observe a​​ figura abaixo,​​ onde os pontos​​ R e S​​ estão no​​ mesmo nível​​ e suportam a​​ mesma​​ pressão.

R- D

 

 

 

 

 

 

Parte superior do formulário