Exercícios de vestibulares com resoluções comentadas sobre Densidade e Pressão

Exercícios de vestibulares com resoluções comentadas sobre

Densidade e Pressão

01-(CFT-MG) Durante uma aula de laboratório de Física, um estudante desenhou, em seu caderno, as etapas de um procedimento utilizado por ele para encontrar a densidade de um líquido, conforme representado a seguir.

Sabendo-se que em ambas as etapas, a balança estava equilibrada, o valor encontrado, em g/cm3 foi

02-(UFPR-PR) O mercúrio é um metal que possui densidade de 13,6 g/cm3 em condições normais. Dessa forma, um volume de 1 litro (1 dm3desse metal tem massa, em quilogramas, igual a:

03-(UFB) Uma esfera oca de alumínio tem massa de 50g e volume de 30cm3.

O volume da parte vazia é de 10cm3. Pede-se:

a) a densidade da esfera

b) a massa específica do alumínio

 

04-(UNIFOR-CE) Dois líquidos, A e B, quimicamente inertes, e não-miscíveis entre si,  de densidades dA=2,80g/cm3 e  dB=1,60g/cm3, respectivamente, são colocados em um mesmo recipiente. Sabendo que o volume do líquido A é o dobro do de B, a densidade da mistura, em g/cm3, vale:

05-(ENEM) A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos.

 Se os tanques NÃO fossem subterrâneos:

I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.

II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.

III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido.

Destas considerações, somente:

a) I é correta.                      

b) II é correta                     

c) III é correta                      

d) I e II são corretas.

e) II e III são corretas.

 

06-(CEFET-MG) A  figura 1 representa quatro barras metálicas maciças de mesmo volume.

Essas barras foram fundidas e, parcelas iguais de suas massas, usadas na construção de novas barras maciças A, B, C, D, mais finas e de diâmetros idênticos, mostradas na figura 2.

Os metais 1, 2, 3 e 4 foram usados, respectivamente, na fabricação das barras

a) C, A, B, D.                 

b) C, B, A, D.                       

c) B, D, C, A.                  

d) A, D, B, C.

 

07-(PUC-SP) Em uma cena de um filme, um indivíduo corre carregando uma maleta tipo 007 ( volume 20 dm³) cheia de barras de um certo metal.

Considerando que um adulto de massa média (70kg) pode deslocar, com uma certa velocidade, no máximo o equivalente à sua própria massa, indique qual o metal contido na maleta. Observando os dados.

Informações Adicionais: dado (1 dm³=1L=1000 cm³)

Densidade em g/cm³: aluminio 2,7; zinco 7,1; prata 10,5; chumbo 11,4; ouro 19,3


08-(ENEM-MEC)  Pelas normas vigentes, o litro do álcool hidratado que abastece os veículos deve ser constituído de 96% de álcool puro e 4% de água(em volume).

As densidades desses componentes são dados na tabela.

água= 1000g/L   álcool= 800g/L

Um técnico de um órgão de defesa do consumidor inspecionou cinco postos suspeitos de venderem álcool hidratado fora das normas. Colheu , então uma amostra do produto de cada posto e mediu a densidade de cada uma delas. Obteve os seguintes reusltados:

A partir desses dados, o técnico pôde concluir que estavam com o combustível adequado somente os postos

09-(UNICAMP-SP) Durante uma tempestade de 20 minutos, 10 mm de chuva caíram sobre uma

região cuja área total é 100 km2.

a) Sendo que a densidade da água é de 1,0 g/cm3 qual a massa de água que caiu?

b) A partir de uma estimativa do volume de uma gota de chuva, calcule o número médio de gotas que caem em 1m2 durante 1s

 

10-(UNIFOR-CE) Um corpo sólido, de massa 90g e volume 100cm3, encontra-se no fundo de um recipiente de um líquido de densidade 0,60g/cm3.

 Misturando-se um outro líquido de densidade 1,5g/cm3, o corpo começa a flutuar quando a densidade da mistura, em g/cm3, for superior a:

11-(UFAL-AL) Um prisma reto, maciço, é constituído de alumínio e ferro na proporção de 3 para 1,

respectivamente, em massa. Se a densidade do alumínio vale 2,7g/cm3 e a do ferro 7,5g/cm3, a densidade do prisma em g/cm3, vale:

12-(UERJ-RJ) A razão entre a massa e o volume de uma substância, ou seja, a sua massa específica, depende da temperatura. A seguir, são apresentadas as curvas aproximadas da massa em função do volume para o álcool e para o ferro, ambos à temperatura de 0oC.

Considere ρf a massa específica do ferro e ρa a massa específica do álcool.

De acordo com o gráfico, a razão ρfa é igual a:

 

13-(CESGRANRIO-RJ) Uma chapa de metal, homogênea e fina,  (de espessura constante), é cortada para formar as faces de dois cubos ocos C1 e C2, sendo que a aresta de C2 é o dobro da aresta de C1.

A densidade do cubo menor é d. Logo, a densidade do cubo maior é:

14-(UNESP-SP) Um bloco de granito com formato de um paralelepípedo retângulo, com a altura de

30cm e base de 20cm de largura por 50cm de comprimento, encontra-se em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. Considerando a massa específica do granito igual a 2,5.103kg/m3, determine a massa m do bloco.

 

15-(UERJ-RJ) Nas ilustrações a seguir, estão representados três sólidos de bases circulares, todos com raios iguais e mesma altura. Considere as medidas dos raios iguais às medidas das alturas, em centímetros.

As massas específicas de quatro substâncias, três das quais foram empregadas na construção desses sólidos, estão indicadas na tabela:

Admita que os sólidos tenham a mesma massa e que cada um tenha sido construído com apenas uma dessas substâncias.

De acordo com esses dados, o cone circular reto foi construído com a seguinte substância:

16-(UFMG-MG) José aperta uma tachinha entre os dedos, como mostrado nesta figura:

A cabeça da tachinha está apoiada no polegar e a ponta, no indicador.

Sejam F(i) o módulo da força e p(i) a pressão que a tachinha faz sobre o dedo indicador de José. Sobre o polegar, essas grandezas são, respectivamente, F(p) e p(p).

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que

a) F(i) > F(p) e p(i) = p(p).              

b) F(i) = F(p)   e  p(i) = p(p).              

c) F(i) > F(p)   e   p(i) > p(p).

d) F(i) = F(p)   e  p(i) > p(p).

 

17-(UFMG-MG) As figuras mostram um mesmo tijolo, de dimensões 5cm x 10cm x 20cm, apoiado sobre uma mesa de três maneiras diferentes. Em cada situação, a face do tijolo que está em contato com a mesa é diferente.

As pressões exercidas pelo tijolo sobre a mesa nas situações I, II e III são, respectivamente, ρ1, ρ2 e ρ3. Com base nessas informações, é correto afirmar que:

a) ρ1= ρ2 = ρ3         

b) ρ1< ρ2 < ρ3         

c) ρ1< ρ2 > ρ3         

d) ρ1> ρ2 > ρ3

 

18-(UFSM-RS) Referindo-se à estrutura física, uma das causas importantes da degradação do solo na agricultura é a sua compactação por efeito das máquinas e da chuva.

 Um trator tem rodas de grande diâmetro e largura para que exerça contra o solo, pequeno(a)

a) pressão.                          

b) força.                          

c) peso.                          

d) energia.                        

e) atrito.

 

19-(UNESP-SP) Um tijolo, com as dimensões indicadas, é colocado sobre uma mesa com tampo de borracha, inicialmente da maneira mostrada em 1 e, posteriormente, da maneira mostrada em 2.

 

Na situação 1, o tijolo exerce sobre a mesa uma força F1 e uma pressão p1; na situação 2, a força e a pressão exercidas são F2 e p2. Nessas condições, pode-se afirmar que

a) F1 = F2 e p1 = p2.         

b) F1 = F2 e p1 < p2.         

c) F1 = F2 e p1 > p2.           

d)F1 > F2 e p1 > p2.

e) F1 < F2 e p1 < p2.

 

20-(CFT-MG) Dentre os quatro objetos maciços, de mesma massa e mesmo material, o que exerce maior pressão sobre um plano liso e rígido está representado em

 

 

21-(UNICAMP-SP) O avião estabeleceu um novo paradigma nos meios de transporte. Em 1906, Alberto Santos-Dumont realizou em Paris um vôo histórico com o 14 Bis.

A massa desse avião, incluindo o piloto, era de 300kg, e a área total das duas asas era de aproximadamente 50m2.

A força de sustentação de um avião, dirigida verticalmente de baixo para cima, resulta da diferença de pressão entre a parte inferior e a parte superior das asas. O gráfico representa, de forma simplificada, o módulo da força de sustentação aplicada ao 14 Bis em função do tempo, durante a parte inicial do vôo.

a) Em que instante a aeronave decola, ou seja, perde contato com o chão?

b) Qual é a diferença de pressão entre a parte inferior e a parte superior das asas, ΔP = P(inf) – P(sup), no instante t = 20s? (g=10ms2)

 

22-(FMTM-MG) A válvula reguladora de pressão em uma panela de pressão tem massa igual a 60g e

está apoiada sobre um orifício de diâmetro 2,8mm da tampa da panela, vedando perfeitamente a comunicação do exterior com o interior. Sendo g=10m/s2, a mínima variação de pressão no interior da panela, que fará com que a válvula permita o escape do vapor do interior da panela, é, aproximadamente, em Pa: (Dado π=3)

23-(FGV-SP)

De fato, nossa personagem precisa de uma dieta. Na Terra, a pressão que ela exerce sobre o chão, quando seu corpo está apoiado sobre seus dois pés descalços, é a mesma que exerce uma moça de massa 60 kg, apoiada sobre as solas de um par de saltos altos com área de contato total igual a 160 cm2. Se a área de contato dos dois pés de nossa personagem é de 400 cm2, a massa da personagem, em kg, é (g=10m/s2)

 

24-(UNICAMP-SP) Uma caneta esferográfica comum pode desenhar um traço contínuo de 3 km de comprimento.

A largura desse traço é de 0,5 mm. Considerando  π = 3,0, faça o que se pede:

a) Estime o volume de tinta numa carga nova de uma caneta esferográfica e, a partir desse valor, calcule a espessura do traço deixado pela caneta sobre o papel.

b) Ao escrever, a força que uma caneta exerce sobre o papel é de 3 N. Qual a pressão exercida pela esfera da caneta sobre o papel?

 

25-(UnB-DF) Classifique a proposição a seguir como certa ou errada. Fundamente sua resposta.
Um cubo se apóia sobre uma mesa horizontal. Se substituirmos este cubo por um segundo, de

mesma massa, porém de aresta duas vezes maior, a pressão do cubo sobre a mesa cairá à metade do valor anterior

 

26-(MACKENZIE-SP) Um corpo homogêneo, com forma de paralelepípedo e de massa 2,80kg, encontra-se apoiado sobre uma superfície plana e horizontal, conforme mostra a figura.

Sobre esse corpo aplica-se uma força , de intensidade 100N, segundo a direção que forma um ângulo θ=60o, com a horizontal. Considere g=10m/s2.

Dados: sen30o=cos60o=0,5; sen60o=cos30o =0,87.

A pressão exercida sobre a superfície horizontal, devido a ação da força e do peso do corpo, em Pa, é:

27-(FUVEST-SP) A janela retangular de um avião, cuja cabine é pressurizada, mede 0,5 m por 0,25 m.

Quando o avião está voando a uma certa altitude, a pressão em seu interior é de, aproximadamente, 1,0 atm, enquanto a pressão ambiente fora do avião é de 0,60 atm. Nessas condições, a janela está sujeita a uma força, dirigida de dentro para fora, igual ao peso, na superfície da Terra, da massa de

aobs.:1 atm = 105Pa = 105 N/m2

 

28-(UFPR-PR) Quatro cubos metálicos homogêneos e iguais, de aresta 10-1m, acham-se dispostos sobre um plano.

 

Sabe-se que a pressão aplicada pelo conjunto sobre um plano é 103 N/m2. Adotando g = 10 m/s2, calcule a densidade dos cubos.

 

29- (UFPE-PE) Uma plataforma retangular com massa de 90 toneladas deve ser apoiada por estacas com seção transversal quadrada de 10 cm por 10 cm.

Sabendo que o terreno onde as estacas serão fincadas suporta uma pressão correspondente a 0,15 tonelada por cm2, determine o número mínimo de estacas necessárias para manter a edificação em equilíbrio na vertical.

30-(UNICAMP-SP) “Os grandes problemas contemporâneos de saúde pública exigem a atuação eficiente do Estado que, visando à proteção da saúde da população, emprega tanto os mecanismos de persuasão (informação, fomento), quanto os meios materiais (execução de serviços) e as tradicionais medidas de polícia administrativa (condicionamento e limitação da liberdade individual). Exemplar na implementação de política pública é o caso da dengue, que se expandiu e tem-se apresentado em algumas cidades brasileiras na forma epidêmica clássica, com perspectiva de ocorrências hemorrágicas de elevada letalidade. Um importante desafio no combate à dengue tem sido o acesso aos ambientes particulares, pois os profissionais dos serviços de controle encontram, muitas vezes, os imóveis fechados ou são impedidos pelos proprietários de penetrarem nos recintos. Dada a grande capacidade dispersiva do mosquito vetor, ‘Aedes aegypti’, todo o esforço de controle pode ser comprometido caso os operadores de campo não tenham acesso às habitações.

(Adaptado de “Programa Nacional de Controle da Dengue”. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2002.)

 

O texto se refere ao combate ao mosquito vetor da dengue.

 Um parâmetro importante usado no acompanhamento da proliferação da dengue nas grandes cidades é o raio de vôo do mosquito, que consiste na distância máxima dentro da qual ele pode ser encontrado a partir do seu local de origem. Esse raio, que em geral varia de algumas centenas de metros a poucos quilômetros, é na verdade muito menor que a capacidade de deslocamento do mosquito.

a) Considere que o mosquito permanece em vôo cerca de 2 horas por dia, com uma velocidade média de 0,50 m/s. Sendo o seu tempo de vida igual a 30 dias, calcule a distância percorrida (comprimento total da trajetória) pelo mosquito durante a sua vida.

b) Assumindo que a pressão necessária para perfurar a pele humana seja P = 2,0 .107 N/m2, calcule a força mínima que deve ser exercida pelo mosquito na sua picada. A área do seu aparelho bucal picador em contato com a pele é A = 2,5 .10-11 m2.

 

31-(UFSC-SC) Uma pessoa comprime um lápis entre os seus dedos, da maneira indicada na figura.

 Adotando como A a área de superfície de contato entre a ponta do lápis e o dedo polegar e como B a área de contato entre o lápis e o dedo indicador, e admitindo-se que A seja menor que B, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) A intensidade da força do polegar sobre A é maior que a do indicador sobre B.

(02) A pressão exercida pela força do polegar sobre A é maior que a do indicador sobre B.

(04) A pressão exercida pela força do polegar sobre A é igual à do indicador sobre B.

(08) Pressão é sinônimo de força.

(16) A pressão exercida por uma força sobre uma superfície só depende da intensidade da força.

(32) A intensidade da força do polegar sobre A é igual à do indicador sobre B.

 

32-(UNICAMP-SP) A produção de fogo tem sido uma necessidade humana há milhares de anos. O homem primitivo provavelmente obtinha fogo através da produção de calor por atrito. Mais recentemente, faíscas elétricas geradoras de combustão são produzidas através do chamado efeito piezelétrico.

a) A obtenção de fogo por atrito depende do calor liberado pela ação da força de atrito entre duas superfícies, calor que aumenta a temperatura de um material até o ponto em que ocorre a combustão. Considere que uma superfície se desloca 2,0 cm em relação à outra, exercendo uma força normal de 3,0 N. Se o coeficiente de atrito cinético entre as superfícies vale μ = 0,60, qual é o trabalho da força de atrito?

b) Num acendedor moderno, um cristal de quartzo é pressionado por uma ponta acionada por molas. Entre as duas faces do cristal surge então uma tensão elétrica, cuja dependência em função da pressão é dada pelo gráfico abaixo. Se a tensão necessária para a ignição é de 20 kV e a ponta atua numa área de 20,25 mm2, qual a força exercida pela ponta sobre o cristal?

 

33-(UNICAMP-SP)  Quando uma pessoa idosa passa a conviver com seus filhos e netos, o convívio de diferentes gerações no mesmo ambiente altera a rotina diária da família de diversas maneiras.

a) O acesso do idoso a todos os locais da casa deve ser facilitado para diminuir o risco de uma queda ou fratura

durante sua locomoção. Pesquisas recentes sugerem que uma estrutura óssea periférica de um indivíduo jovem

suporta uma pressão máxima P1=1,2.109N/m2, enquanto a de um indivíduo idoso suporta uma pressão

máxima P2=2,0.108N/m2.

Considere que em um indivíduo jovem essa estrutura óssea suporta uma força máxima F1 = 24 N aplicada sob uma área A1 e que essa área sob a ação da força diminui com a idade, de forma que A2= 0,8.a1 para o indivíduo idoso. Calcule a força máxima que a estrutura óssea periférica do indivíduo idoso pode suportar.

b) Na brincadeira “Serra, serra, serrador. Serra o papo do vovô. Serra, serra, serrador. Quantas tábuas já

serrou?”, o avô realiza certo número de oscilações com seu neto conforme representado na figura abaixo. Em

uma oscilação completa (A-O-A) a cabeça do menino se desloca em uma trajetória circular do ponto A para o

ponto O e de volta para o ponto A. Considerando um caso em que o tempo total de duração da brincadeira é

t = 10 s e a velocidade escalar média da cabeça do menino em cada oscilação (A-O-A) vale v = 0,6 m/s , obtenha

o número total de oscilações (A-O-A) que o avô realizou com o neto durante a brincadeira. Useh = 50 cm e

π = 3.

 

34- (UERJ-RJ)  A figura a seguir representa um fio AB de comprimento igual a 100 cm, formado de duas partes homogêneas sucessivas: uma de alumínio e outra, mais densa, de cobre.

Uma argola P que envolve o fio é deslocada de A para B.

Durante esse deslocamento, a massa de cada pedaço de comprimento AP é medida. Os resultados estão representados no gráfico a

seguir: A razão entre a densidade do alumínio e a densidade do cobre é aproximadamente igual a:

a) 0,1                                            

b) 0,2                                                   

c) 0,3                                                               

d) 0,4 

 

35-(ENEM-MEC) O pó de café jogado no lixo caseiro e, principalmente, as grandes quantidades descartadas em bares e restaurantes poderão transformar em uma nova opção de matéria prima para a produção de biodiesel, segundo estudo da Universidade de Nevada (EUA). No mundo, são cerca de 8 bilhões de quilogramas de pó de café jogados no lixo por ano. O

estudo mostra que o café descartado tem 15% de óleo, o qual pode ser convertido em biodiesel pelo processo tradicional. Além de reduzir significativamente emissões prejudiciais, após a extração do óleo, o pó de café é ideal como produto fertilizante para jardim.

Revista Ciência e Tecnologia no Brasil, nº 155, jan. 2009.

Considere o processo descrito e a densidade do biodiesel igual a 900 kg/m3. A partir da quantidade de pó de café jogada no lixo por ano, a produção de biodiesel seria equivalente a

a) 1,08 bilhão de litros.                   

b) 1,20 bilhão de litros.                      

c) 1,33 bilhão de litros.                 

d) 8,00 bilhões de litros. 

e) 8,80 bilhões de litros. 

 

36-(CPS-SP) Um paralelepípedo homogêneo de madeira, de altura igual a 20 cm e área da base igual

a 6,25 cm2, apresenta 100 g de massa. Lembre-se da densidade da água: d água =1 g/cm3

Podemos afirmar que o paralelepípedo, quando colocado na água, flutuará, pois sua densidade é

a) menor que a da água e vale 0,4 g/cm3.                                     

b) menor que a da água e vale 0,6 g/cm3

c) menor que a da água e vale 0,8 g/cm3.                                   

d) igual à da água e vale 1,0 g/cm3

e) maior que a da água e vale 1,2 g/cm3

 

37-(UERJ-RJ)  Dois vasos cilíndricos idênticos, 1 e 2, com bases de área A igual a 10 m2, são colocados um contra o outro, fazendo-se, então, vácuo no interior deles. Dois corpos de massa M estão presos aos vasos por cabos inextensíveis, de acordo com

o esquema. Despreze o atrito nas roldanas e as massas dos cabos e das roldanas. Determine o valor mínimo de M capaz de fazer com que os vasos sejam separados. Patm=105Nm2.

 

38-(UFRJ-RJ)  Uma ventosa comercial é constituída por uma câmara rígida que fica totalmente vedada em contato com uma placa, mantendo o ar em seu interior a uma pressão Pint = 0,95×105 N/m2. A placa está suspensa na horizontal pela ventosa e ambas estão no ambiente à pressão atmosférica usual, Patm = 1,00×105 N/m2, como indicado nas figuras a seguir. A área de contato A entre o ar dentro da câmara e a placa é de 0,10 m2. A parede da câmara tem espessura desprezível, o peso da placa é 40N e o

 

sistema está em repouso.

a) Calcule o módulo da força vertical de contato entre a placa e as paredes da câmara da ventosa.

b) Calcule o peso máximo que a placa poderia ter para que a ventosa ainda conseguisse sustentá-la.

 

39-(PUC-MG)  Quando tomamos refrigerante, utilizando canudinho, o refrigerante chega até nós,

 porque o ato de puxarmos o ar pela boca:

a) reduz a aceleração da gravidade no interior do tubo.                                   

b) aumenta a pressão no interior do tubo. 

c) aumenta a pressão fora do canudinho.                                                           

d) reduz a pressão no interior do canudinho. 

 

40-(UFG-GO)  Analisando o diagrama de fases da água, conclui-se que é possível liquefazer o gelo por aumento de pressão. A 1,0 atm e – 4oC, por exemplo, essa pressão é da ordem de 140 atm. Esse processo é apresentado, através de um modelo simplificado, em livros didáticos do ensino médio, quando se considera, por exemplo, que um patinador desliza no gelo com base apenas nesse fenômeno.

Desse modo, considere um patinador sobre o gelo usando um patim conforme a especificação da figura a seguir e admita que a

espessura do metal em contato com o gelo é de 1,0 mm.

Com base nas informações acima, calcule a massa, em kg, que o patinador deve ter, de modo a liquefazer o gelo por pressão, e confirme se o modelo é, ou não, adequado. Dados: g = 10 m/s2e  1 atm = 105 N/m2.

a) 11, não.                             

b) 40, sim.                             

c) 80, sim.                            

d) 140, não.                                 

e) 280, não. 

 

41-(PUC-RJ)  Um avião utilizado na ponte aérea entre Rio e São Paulo é capaz de voar

 horizontalmente com uma carga máxima de 62.823,0 kg. Sabendo que a área somada de suas asas é de 105,4 m2, é correto afirmar que a diferença de pressão nas asas da aeronave, que promove a sustentação durante o voo, é de: (Considere g = 10,0 m/s2)

42-(CPS)  “Os estudos dos efeitos da altitude sobre a performance física começaram a ser realizados depois dos Jogos Olímpicos de 1968. A competição realizada na Cidade do México, a 2

400 metros, registrou nas corridas de média e longa distância o triunfo de atletas de países montanhosos, como Tunísia, Etiópia e Quênia, enquanto australianos e americanos, os favoritos, mal conseguiam alcançar a linha de chegada.”

(http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/altitudes/index.shtml Acesso em: 12.09.2010.)

Os americanos e australianos não tiveram sucesso nas provas pois, nas condições atmosféricas da Cidade do México, não estavam adaptados

a) à diminuição da pressão atmosférica e à consequente rarefação do ar. 

b) ao aumento da pressão atmosférica e à consequente diminuição do oxigênio. 

c) à diminuição da resistência do ar e ao consequente aumento da pressão atmosférica. 

d) à diminuição da pressão atmosférica e ao consequente aumento da oxigenação do sangue. 

e) ao aumento da insolação no clima de montanha e ao consequente aumento de temperatura no verão.  

 

43-(UEPG-PR)  Um dos conceitos da física de vital importância no cotidiano é a densidade. Nesse     

 contexto, assinale o que for correto.

01) A elevação de um balão na atmosfera depende da temperatura do ar que está confinado no seu interior. 

02) A mistura etanol-água tem sua densidade diminuída em relação à densidade do etanol.

04) A determinação da densidade absoluta de uma substância só é possível quando a substância tem formato regular. 

08) Um alimento deteriorado tem a sua densidade alterada em relação à normal. 

 

44-(UFT-TO)

Para um aumento de temperatura observa-se que a maioria das substâncias dilata-se, isto é, aumenta de volume. Porém, o mesmo não ocorre com a água em estado líquido, que apresenta comportamento anômalo entre 0 °C e 4 °C, ou seja, neste intervalo de temperatura o volume da água diminui. Por outro lado, quando a água é aquecida acima de  4 °C seu volume aumenta à medida  que a temperatura aumenta. O gráfico abaixo ilustra a variação do volume com o aumento da temperatura para 1g (um grama) de água.

Considerando o gráfico acima, assinale a alternativa que apresenta a CORRETA variação da densidade em função da temperatura, para 1 grama de água.

 

45-(FUVEST-SP)

Água e etanol misturam-se completamente, em quaisquer proporções. Observa-se que o volume final da mistura é menor do que a soma

dos volumes de etanol e de água empregados para prepará-la. O gráfico a seguir mostra como a densidade varia em função da

porcentagem de etanol (em volume) empregado para preparar a mistura (densidades medidas a 20oC).

Se 50 mL de etanol forem misturados a 50 mL de água, a 20oC, o volume da mistura resultante, a essa mesma temperatura, será de, aproximadamente,

a) 76 mL                             

b) 79 mL                          

c) 86 mL                                     

d) 89 mL                          

e) 96 mL

 

46-(UDESC-SC)

A pressão absoluta em um fluido pode ser medida utilizando-se o dispositivo mostrado na figura. O dispositivo consiste basicamente de uma câmara cilíndrica sob vácuo e um êmbolo que pode se mover sem atrito. No êmbolo é conectada uma mola de constante elástica 1000 N/m. Quando o dispositivo é submerso em um fluido, as forças exercidas pela mola e pelo fluido, sobre o êmbolo,  são equilibradas. O êmbolo possui uma área de 3,0 cm2. Considere a situação em que o dispositivo é submerso em um poço de água.

Como consequência, a mola sofre uma compressão de 5,0 cm. Assinale a alternativa que apresenta a profundidade em que o dispositivo se encontra. Dados: Patmosférica=1,0.105N/m2; g=10m/s2 e densidade da água=1,0.103kg/m3.

a.(   ) 6,7.100m       

b.(   ) 1,7.100m               

c. (  ) 7,0.10-1m                      

d. (  ) 9,8.100m                    

e. (  ) 1,7.101m

 

Confira a resolução comentada dos exercícios