Equação da Continuidade – Equação de Bernoulli

Equação da Continuidade – Equação de Bernoulli

Hidrodinâmica

 Hidrodinâmica estuda o comportamento de fluidos (líquidos e gases) em movimento. Esse movimento pode ocorrer de modo que a velocidade do fluido varie, como nas corredeiras ou

cachoeiras, ou permaneça constante, ou seja, em cada ponto cada partícula do fluido tem a mesma velocidade (regime estacionário ou permanente).

 Em termos de nível médio considera-se o fluido ideal (incompressível, ou seja, em todos os pontos tem sempre a mesma densidade) e não viscoso (atrito interno nulo).

 

Equação da continuidade

Considere três pedaços de tubos com diâmetros diversos e áreas de seção transversal S1, S2 e S3 conectados, e com água escoando através deles no sentido de A para B, com velocidades de intensidades V1, V2 e V3, respectivamente.

Essa equação Z = S.v, denominada equação da continuidade afirma que a velocidade com que o líquido escoa no interior do tubo é inversamente proporcional à área de seção transversal (S) do mesmo, ou seja, diminuindo a área, a velocidade (v) com que o líquido flui aumenta na mesma proporção.

Equação de Bernoulli

 

Considere dois pedaços de tubos com diâmetros diversos e áreas de seção transversal S1 e  S2  conectados, e com água escoando através deles no sentido de A para B, com velocidades de intensidades V1 e V2, respectivamente.

Equação deduzida por Bernoulli:

Se os tubos estiverem na horizontal, as alturas he h2 serão iguais e a equação fica  P1 + d(v1)2/2 = P2 + d.(v2)2/2.

 Observe na equação P + d.v2/2 = constante que a pressão P é inversamente proporcional à velocidade v, ou seja, quanto menor a área, maior a velocidade e menor a pressão.

 Equação de Torricelli  A figura ilustra um reservatório contendo um fluido de densidade d.

 

O que você deve saber, informações e dicas

 

 

 

 

  Viscosidade é definida como a resistência que um fluido oferece ao seu próprio movimento. Quanto maior for a

 viscosidade do fluido, menor será a sua capacidade de escoar (fluir) e maior será a força de atrito entre o fluido e as paredes do recipiente onde ele está escoando, pois o fluido diretamente em contato como cada placa fica preso à superfície de contato, devido a existência de uma força coesiva entre as moléculas do líquido e da placa.

Assim, na figura acima o líquido B é mais viscoso que o líquido A.  

 

Aplicações da equação de Bernoulli

  

 

Confira os exercícios com resolução comentada