Resolução comentada dos exercícios de vestibulares do Princípio da ação e reação ou Segunda lei de Newton

Resolução comentada dos exercícios de vestibulares do Princípio da ação e reação ou Segunda lei de Newton

 

1- A

02- A

03- A

04- B

05- A

06- R- Quem tem razão é o cientista, pois as forças de ação e reação são trocadas entre o foguete e os gases por ele expelidos, independentemente do meio. Se uma espaçonave no vácuo necessitar fazer, por exemplo, uma curva, utilizará jatos laterais.

07- A

08- a) Princípio da inércia     b) Segunda lei de Newton relacionada à força peso.     c) Princípio da inércia     d) Princípio da ação e reação

09- R- D  —  veja teoria

10- R- E  —  Princípio da ação e reação

11- As forças de ação e reação possuem mesma intensidade, mesma direção, mas sentidos contrários  —  R- B

12-  (I) – Correta  —  se não há forças agindo sobre um ponto material,, de acordo com o princípio da inércia, ele está em repouso ou em Movimento retilíneo e uniforme  —  pode-se afirmar que não há variação da velocidade sem força.

(II) – Correta  —  quando as forças que agem em um ponto material estão equilibradas , de acordo com o princípio da inércia, ele está em repouso ou em Movimento retilíneo e uniforme.

(III) – Correta, pelo princípio da ação e reação.

(IV) – Falsa  —  as forças do par ação-reação sempre atuam em corpos diferentes, pois jamais se anulam. 

R- C

13- Se o empuxo é a força vertical e para cima que o líquido exerce sobre um corpo (no caso, as partículas)  sua reação corresponde à força exercida pelo corpo (partículas) sobre o líquido (água) vertical e para baixo  —  R- C

14- Como a trajetória é retilínea e a velocidade é constante, trata-se de movimento retilíneo e uniforme  —  o Princípio da Inércia afirma que nesse caso a resultante das forças tem que ser nula  —  assim, as forças opostas  devem ter suas setas representativas de mesmo comprimento, pois P = E e R = M. 

R- B 

15- R- C

16- Como os conjuntos estão em equilíbrio, a força resultante sobre o atleta, em qualquer caso é nula  —  observe que na última situação as tensões se anulam, mas suas intensidades são maiores que na primeira e segunda situação  —  R- D

17- Observe que a força do atleta sobre o haltere () deve ser igual à força resultante que o atleta está aplicando no haltere e que é (  )  —  R- D

18-Se dois corpos interagirem entre si simultaneamente, sobre cada um deles surgem forças que obedecem ao Princípio da ação e reação (3alei de Newton), de enunciado  —  “Quando um corpo exerce uma força sobre outro, simultaneamente este outro reage sobre o primeiro aplicando-lhe uma força de mesma intensidade, mesma direção, mas sentido contrário”: 

A) Falsa  —  o princípio da ação e reação só é aplicável a dois corpos, no caso você tem 3  —  Mônica, corda e meninos.

B) Falsa  —  a reação da força que a Mônica exerce sobre o chão tem como ação a força que o chão exerce sobre a Mônica.

C) Correta  —  Mônica e corda trocam forças de ação e reação.

D) Falsa  —  veja justificativa da A.

R- C

19-  I. Falsa  —  se, por exemplo, essas duas forças tiverem mesma direção e mesmo sentido, apesar de terem a mesma intensidade a força resultante não é nula e o corpo não estará em equilíbrio.

II. Falsa  —  falsa, se a força resultante é nula o barco estará em equilíbrio estático (repouso) ou em equilíbrio dinâmico (movimento retilíneo uniforme).

III. Correta  —  se ele está subindo a rodovia, ela é inclinada (plano inclinado) e a força perpendicular ao movimento (que comprime o carro contra a pista) é uma parcela do peso (P.cosα), portanto menor que seu peso.

R-C

 

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