Exercícios de vestibulares sobre o Princípio da ação e reação ou Terceira lei de Newton

Exercícios de vestibulares sobre o Princípio da ação e reação ou Terceira lei de Newton

01-(FATEC-SP) Julgar:

I – Um atleta arremessa uma bola para a frente exercendo nela uma força de 100N; simultaneamente a bola exerce no atleta uma força oposta de igual intensidade.

II – Necessariamente a reação da bola sobre o atleta acelera este para trás.

III – Nas interações entre os corpos, as forças de ação e reação se equilibram.

a) somente I está correta     

b) somente I e II estão corretas     

c) as três afirmações estão corretas     

d) as três afirmações estão erradas     

e) nenhuma afirmação está correta.

 

02-(UFC) As forças de ação e reação (terceira lei de Newton) não se anulam mutuamente porque têm módulos diferentes.

a) a afirmação é certa e o argumento é errado.    

b) a afirmação é certa e o argumento é certo

c) a afirmação e o argumento são corretos, mas não relacionados    

d) a afirmação e o argumento são corretos e relacionados.

e) a afirmação e o argumento estão errados

 

03-(ITA-SP) Um guincho que está rebocando um carro está acelerando numa estrada plana e reta. Nestas condições, a intensidade da força que o guincho exerce sobre o carro é:

a) igual à intensidade da força que o carro exerce sobre o guincho  

b) maior que intensidade da força que o carro exerce sobre o guincho   

c) igual à intensidade da força que o carro exerce sobre a estrada   

d) igual à intensidade da força que a estrada exerce sobre o carro   

e) igual à intensidade da força que a estrada exerce sobre o guincho        

 

04-(PUC-PR) Um pedaço de ferro é colocado próximo de um ímã, conforme a figura a seguir:

Assinale a alternativa correta:

a) é o ferro que atrai o ímã.    

b) a atração do ferro pelo ímã é igual à atração do ímã pelo ferro.    

c) é o ímã que atrai o ferro.    

d) a atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração do ferro pelo ímã.

e) a atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração do ímã pelo ferro.

 

05-(PUC-MG) Quando um cavalo puxa uma charrete, a força que possibilita o movimento do cavalo é a força que:

a) o solo exerce sobre o cavalo.

b) ele exerce sobre a charrete.

c) a charrete exerce sobre ele.

d) a charrete exerce sobre o solo.

 

06-(UFViçosa-MG) Em 13 de Janeiro de 1920 o jornal The New York Times publicou um editorial atacando o cientista Robert Goddard por propor que os foguetes poderiam ser usados em viagens espaciais. O editorial dizia:

É de se estranhar  que o prof. Goddard, apesar de sua reputação científica internacional, não conheça a relação entre as forças de ação e reação e a necessidade de ter alguma coisa melhor que o vácuo contra a qual o foguete possa reagir. É claro que falta a ele o conhecimento dado diariamente no colégio”

Comente o editorial acima, indicando quem tem razão e por quê, baseando sua resposta em algum princípio físico fundamental.

 

07-(UERJ-RJ) Um asteróide A é atraído gravitacionalmente por um planeta P. Sabe-se que a massa de P é maior do que a massa de A.

,

Considerando apenas a interação entre A e P, conclui-se que:

a) o módulo da aceleração de P é menor do que o módulo da aceleração de A.    

b) o módulo da aceleração de P é maior do que o módulo da aceleração de A.    

c) o módulo da aceleração de P é igual ao módulo da aceleração de A.      

d) a intensidade da força que P exerce sobre A é maior do que a intensidade da força que A exerce sobre P.     

e) a intensidade da força que P exerce sobre A é menor do que a intensidade da força que A exerce sobre P

 

08-(Uniube-MG) O princípio da ação e reação explica o fato de que:

a) algumas pessoas conseguem tirar a toalha de uma mesa puxando-a rapidamente, de modo que os objetos que estavam sobre a toalha permaneçam em seus lugares sobre a mesa.

b) um corpo, ao ser lançado verticalmente para cima, atinge o ponto mais alto da trajetória e volta ao ponto de lançamento.

c) quando atiramos uma pedra em qualquer direção no espaço, se nenhuma força atuar nela, a pedra seguirá seu movimento sempre com a mesma velocidade e na mesma direção.

d) a força de atração do Sol sobre a Terra é igual, em intensidade e direção, à força de atração da Terra sobre o Sol.

 

09-(PUC-RS) No estudo das leis do movimento, ao tentar identificar pares de forças de ação-reação, são feitas as seguintes

afirmações:

I. Ação: A Terra atrai a Lua.

Reação: A Lua atrai a Terra.

II. Ação: O pulso do boxeador golpeia o adversário.

Reação: O adversário cai.

III. Ação: O pé chuta a bola.

Reação: A bola adquire velocidade.

IV. Ação: Sentados numa cadeira, empurramos o acento para baixo.

Reação: O acento nos empurra para cima.

O princípio da ação-reação é corretamente aplicado:

a) Somente na afirmativa I.                  

b) Somente na afirmativa II.                        

c) Somente nas afirmativas I, II e III.

d) Somente nas afirmativas I e IV.

e) Nas afirmativas I, II, III e IV.

 

10-(ACAFE-SC) Assinale a alternativa correta.

a) Se a cada força de ação corresponde uma força de reação contrária, elas se anulam e o movimento é impossível.

b) Quando aplicadas em corpos diferentes, a força de ação em alguns casos pode ser menos que a de reação.

c) A ação e a reação atuam no mesmo corpo e em sentidos opostos.

d) Quaisquer duas forças, iguais em módulo e de sentidos opostos, são de ação e reação.

e) Se o peso de um corpo é de 19,6 N, esse corpo está atraindo a Terra com uma força de 19,6 N e de sentido oposto ao seu peso.

 

11-(CPS-SP)  Após brincarem de adivinhação, Eduardo e Mônica vão para um local empinar pipa. Mônica comenta com Eduardo

que ele aplica, na linha, uma força de intensidade F e consegue manter a pipa, no céu, em uma mesma posição durante certo tempo. Mônica diz, ainda, que este fato relembra princípios formulados por Sir Isaac Newton (1643 – 1727). Eduardo, sem hesitar, concorda com Mônica e diz corretamente que, neste momento,

a) o valor da força resultante que atua na pipa vale F.                      

b) as forças de ação e reação possuem sentidos opostos. 

c) a pipa está em repouso devido apenas à força F.                          

d) a soma das forças que atuam na pipa tem valor F. 

e) a resultante de forças na pipa não terá valor zero. 

 

12-(PUC-PR)  Julgue as assertivas a seguir a respeito das leis de Newton.

I. É possível haver movimento na ausência de uma força.

II. É possível haver força na ausência de movimento.

III. A força que impulsiona um foguete é a força dos gases de escape que saem da parte traseira do foguete, à medida que o foguete expele os gases para trás.

IV. Um par de forças de ação e reação sempre atua no mesmo corpo.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as assertivas I e II são verdadeiras.                                                     b) Apenas a assertiva I é verdadeira. 

c) Apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.                                               d) Todas as assertivas são falsas 

e) Apenas a assertiva IV é verdadeira. 

 

13-(UFRN-RN) Considere as forças que agem no processo de tratamento de água: a força que a água

exerce sobre as partículas,a que o peso das partículas exerce sobre a Terra, a que as partículas exercem sobre a água e a que o peso da água exerce sobre a Terra.

Com base na 3ª Lei de Newton, é correto afirmar que formam um par ação-reação o empuxo e a força que

a) o peso das partículas exerce sobre a Terra.                                            

b) a água exerce sobre as partículas.

c) as partículas exercem sobre a água.                                                       

d) o peso da água exerce sobre a Terra.

 

14-(UFMG-MG)  Nesta figura, está representado um balão dirigível, que voa para a direita, em altitude

constante e com velocidade v, também constante: Sobre o balão, atuam as seguintes forças: o peso P, o empuxo E, a resistência do ar R e a força M, que é devida à propulsão dos motores.

Assinale a alternativa que apresenta o diagrama de forças em que estão mais bem representadas as forças que atuam sobre esse balão.

 

15-(UEL-PR) “Top Spin” é uma das jogadas do tênis na qual o tenista, usando a raquete, aplica à bola um movimento de rotação (que ocorre em torno do seu próprio eixo) sobreposto ao movimento de

translação, conforme esquematizado na figura 11 a seguir: Com base nos conhecimentos de mecânica, e considerando a representação da figura, é correto afirmar que

a) a trajetória do centro de massa da bola pode ser descrita por uma espiral, devido à composição dos movimentos de translação e de rotação.

b) a bola alcançará uma distância maior devido ao seu movimento de rotação.

c) a força que a raquete aplica à bola é a mesma que a bola aplica à raquete, porém em sentido contrário.

d) a energia cinética adquirida no movimento ascendente da bola é transformada em energia potencial no movimento descendente.

e) o torque aplicado à bola pela raquete resulta no seu movimento de translação.

 

16-(UFF-RJ) Na preparação para a competição “O Homem mais Forte do Mundo”, um dedicado atleta improvisa seu treinamento, fazendo uso de cordas resistentes, de dois cavalos do mesmo porte e de uma árvore. As modalidades de treinamento são apresentadas nas figuras ao lado, onde são indicadas as tensões nas cordas que o atleta segura.

Suponha que os cavalos exerçam forças idênticas em todas as situações, que todas as cordas estejam na horizontal, e considere

desprezíveis a massa das cordas e o atrito entre o atleta e o chão.

Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que descreve as relações entre as tensões nas cordas quando os conjuntos estão em equilíbrio.

 

17-(UFSM-RS)

Um halterofilista segura, por um curto intervalo de tempo, um haltere em equilíbrio, conforme indica a figura.

As forças indicadas não estão necessariamente representadas em escala. Assim,

  representa a força do atleta sobre o haltere;

  representa o peso do haltere;

  representa a força do solo sobre o atleta e o haltere;

   representa o peso do atleta.

São forças de mesmo módulo

 

 

18-(UFRN-RN)

Em  Tirinhas, é muito comum encontrarmos situações que  envolvem conceitos de Física e que, inclusive, têm sua parte cômica relacionada, de alguma forma, com a Física. Considere a tirinha envolvendo a “Turma da Mônica”, mostrada a seguir .

Supondo que o sistema se encontra em equilíbrio, é correto   afirmar que, de acordo com a Lei da Ação e  Reação (3ª Lei de Newton),

A) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre a corda formam um par ação-reação.

B) a força que a Mônica exerce sobre o chão e a força que a corda  faz sobre a  Mônica formam um par ação-reação.

C) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.

D) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre o chão formam um par ação-reação.

 

19-(FGV-SP)

Quanto às leis de Newton, suas aplicações e consequências, considere as afirmações seguintes.

I. Se um corpo está sob a ação de duas forças de mesma intensidade, então, ele deve estar em equilíbrio.

II. Se o motor de um barco exerce sobre a água de um rio uma força de mesma intensidade que a correnteza exerce sobre o barco no

sentido oposto, ele deve permanecer em repouso em relação à margem.

III. Ao subir o trecho de serra da rodovia dos Imigrantes, um veículo recebe, da pista, uma força

 perpendicular ao seu movimento, de intensidade menor que o seu peso.

É correto apenas o que se afirma em

 

Confira a resolução comentada