Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre Peso e Massa

Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre Peso e Massa

1-(UFB) A massa de um corpo na Terra é X. No planeta Kripton é Y. Qual a relação entre X e Y?

02-(UERJ-RJ) Leia atentamente os quadrinhos a seguir.

A solução pensada pelo gato Garfield para atender à ordem recebida de seu dono está fisicamente correta? Justifique sua resposta.

 

03-(PUC-MG) Suponha que sua massa seja de 55 kg. Quando você sobe em uma balança de farmácia para saber seu peso, o ponteiro indicará: (considere g=10m/s2)

04-(ENEM) O peso de um corpo é uma grandeza física:

a) que não varia com o local onde o corpo se encontra    

b) cuja unidade é medida em quilograma    

c) caracterizada pela quantidade de matéria que o corpo encerra    

d) que mede a intensidade da força de reação de apoio    

e) cuja intensidade é o produto da massa do corpo pela aceleração da gravidade local.

 

05-(FUVEST-SP) Uma força de 1newton (1N) tem a ordem de grandeza do peso de:

a) um homem adulto

b) uma criança recém-nascida

c) um litro de leite

d) uma xicrinha cheia de café

e) uma moeda

 

06-(Unitins-TO)  Assinale a proposição correta:

a) a massa de um corpo na Terra é menor do que na Lua

b) o peso mede a inércia de um corpo

c) Peso e massa são sinônimos

d) A massa de um corpo na Terra é maior do que na Lua

e) O sistema de propulsão a jato funciona baseado no princípio da ação e reação.

 

07-(FMIt-MG) Um corpo de massa igual a 100kg é atraído pela Terra, que provoca no mesmo uma aceleração. Este corpo, por sua vez, também exerce uma força sobre a Terra, comunicando-lhe uma aceleração. Sabendo-se que a massa da Terra tem a ordem de grandeza de 1034kg, calcular o módulo da aceleração que a Terra adquire, como conseqüência da interação com o referido corpo.(considere g=10m/s2)

 

08-(FCC-BA) O peso de um corpo, próximo à superfície da Terra onde g=10m/s2 é de 40N.

a) Qual é o seu peso na Lua, sabendo que gL=g/6?

b) Qual é a sua massa em Marte?

 

09-(UNIMEP-SP) Um astronauta com o traje completo tem uma massa de 120 kg. Ao ser levado para a

Lua, onde a aceleração Da gravidade é igual a 1,6m/s2, a sua massa e seu peso serão, respectivamente:

a) 75kg e 120N

b) 120kg e 192N

c) 192kg e 192N

d) 120kg e 120N

e) 75kg e 192N

 

10-(FATEC-SP) Um pára-quedista desce com velocidade constante de 4m/s. Sendo a massa do conjunto de 80kg, e a aceleração

da gravidade de 10m/s2, a força de resistência do ar é de:

11-(FUVEST-SP) Um corpo de massa igual a 20kg, partindo do repouso, cai em queda livre de uma altura igual a 2m em relação ao solo (g=10m/s2). Qual é o módulo, em newtons, da força de atração que a Terra exerce sobre o corpo?

 

12-(UFB) Uma pedra de massa 10kg foi transportada da Terra para uma região (R) afastada da influência de qualquer corpo celeste, fora da atração gravitacional deles. Assim:

a) Qual é a massa da pedra na região R?

b) Qual é o peso da pedra na região R?

c) A inércia da pedra na região R seria a mesma que ela possuía na Terra?

 

13-(UNESP-SP) Observe a tira abaixo:

A forma encontrada por Garfield para perder peso é:

a) correta, uma  vez que, em um planeta de gravidade menor, seu peso será realmente menor, porém com a mesma massa.

b) errada, pois em um planeta de gravidade menor sua massa será maior, porém com o mesmo peso.

c) correta, pois em um planeta de gravidade menor sua massa será menor, porém seu peso será maior.

d) correta, pois em um planeta de gravidade menor sua massa e seu peso serão maiores.

e) correta, pois em um planeta de gravidade menor sua massa e seu peso serão menores.

 

14-(UFV-MG) Um astronauta leva uma caixa da Terra até a Lua. Podemos dizer que o esforço que ele fará para carregar a caixa na Lua será:

a) maior que na Terra, já que a massa da caixa diminuirá e seu peso aumentará.

b) maior que na Terra, já que a massa da caixa permanecerá constante e seu peso aumentará.

c) menor que na Terra, já que a massa da caixa diminuirá e seu peso permanecerá constante.

d) menor que na Terra, já que a massa da caixa aumentará e seu peso diminuirá.

e) menor que na Terra, já que a massa da caixa permanecerá constante e seu peso diminuirá.

 

15-(Unifei-MG) Uma criança arremessa uma bola, cuja massa é 20g, verticalmente para cima. Desprezando-se a resistência do ar, determine o módulo, a direção e o sentido da força resultante que atua sobre a bola nos seguintes casos: (considere g=10m/s2).

a) na subida, após ter deixado a mão da criança.

b) no ponto mais alto da trajetória.

c) na descida, antes de tocar o solo.

 

16-(PUC-MG) A massa de um determinado indivíduo é de 60kg. Ele sobe em uma balança e o ponteiro indica seu peso.

 Qual é a indicação correta que a balança deve oferecer? (considere 1 quilograma-força “1 kgf” como sendo 10N e g=10m/s2).

a) 60kg

b) 60kgf

c) 60N

d) 6N

e) 0,6kgf

 

17-(FEI-SP) Um quilograma padrão pesa cerca de 10N na Terra. Em um planeta X, o mesmo quilograma padrão pesa 35N. Qual é a aceleração da gravidade no planeta X? (1kgf=10N)

a) 10m/s2

b) 3,5m/s2

c) 35m/s2

d) 0,3m/s2

e) 0,7m/s2

 

18-(UF-MT) A ordem de grandeza de uma força de 1.000N é comparável ao peso de:

a) um lutador de boxe

b) um tanque de guerra

c) um navio quebra-gelo

d) uma bola de futebol

e) uma bolinha de pingue-pongue

 

19-(Udesc) A afirmativa seguinte é feita por uma pessoa que nunca estudou física: “Para suspender este corpo, tive que exercer nele uma força de 15kg”

Com base no enunciado, podemos afirmar:

I. kg é unidade de massa.

II. Nesse caso, o corpo pesa 15N.

III. Peso é uma força e pode ser expresso em kgf ou N.

IV. Nesse caso, o corpo pesa 150kgf.

São verdadeiras, somente:

 

20-(UFMG-MG) Um astronauta, de pé sobre a superfície da Lua, arremessa uma pedra,

horizontalmente, a partir de uma altura   de 1,25 m, e verifica que ela atinge o solo a uma distância de 15 m.

Considere que a aceleração da gravidade na sua superfície vale 1,6 m/s2.

Com base nessas informações, CALCULE o módulo da velocidade com que o astronauta arremessou a pedra.

 

21-(UERJ-RJ) Embora sua realização seja impossível, imagine a construção de um túnel entre os dois pólos geográficos da Terra, e que uma pessoa, em um dos pólos, caia pelo túnel, que tem 12.800 km de extensão, como ilustra a figura a seguir.

Admitindo que a Terra apresente uma constituição homogênea e que a resistência do ar seja desprezível, a aceleração da gravidade e a velocidade da queda da pessoa, respectivamente, são nulas nos pontos indicados pelas seguintes letras:

a) Y – W              

b) W – X              

c) X – Z              

d) Z – Y

 

22- (PUC-RS) Vamos supor que você esteja em um supermercado, aguardando a pesagem de uma quantidade de maçãs em uma

 balança de molas cuja unidade de medida é o quilograma-força.

A leitura da balança corresponde: 

a) ao módulo da força normal, pois essa é a força de interação entre as maçãs e a balança, cujo valor é supostamente igual ao do módulo do peso das maçãs.  

b) tanto ao valor do módulo da força peso quanto ao do módulo da força normal, pois ambas constituem um par ação-reação, segundo a terceira lei de Newton.  

c) ao módulo do peso das maçãs, pois essa é a força de interação entre as maçãs e a balança.  

d) ao módulo da força resultante sobre as maçãs.  

e) à quantidade de matéria de maçãs. 

 

23-(PUC-MG) A massa de um veículo em repouso é 900 kg. Esse veículo entra em movimento numa

estrada pavimentada e é acelerado até sua velocidade atingir 100 km/h. Considerando-se g = 10m/s2, é CORRETO afirmar:

a) À medida que a velocidade do veículo aumenta, o seu peso diminui e, a 100 km/h, seu peso é mínimo. 

b) À medida que a velocidade do veículo aumenta, aumenta também sua aderência ao solo fazendo com que seu peso aumente. 

c) Pode-se considerar que, até a velocidade de 100 km/h, o peso do veículo não se altera, porém, para velocidades muito maiores que 100 km/h, o peso do veículo vai se reduzindo de maneira muito acentuada. 

d) O peso do veículo é o mesmo, estando ele em repouso ou em alta velocidade. 

 

24-(ENEM-MEC)  O ônibus espacial Atlantis foi lançado ao espaço com cinco astronautas a bordo e uma câmera nova, que iria substituir uma outra danificada por um curto-circuito no telescópio Hubble. Depois de entrarem em órbita a 560 km de altura, os astronautas se aproximaram do Hubble. Dois astronautas saíram da Atlantis e se dirigiram ao telescópio.

Ao abrir a porta de acesso, um deles exclamou: “Esse telescópio tem a massa grande, mas o peso é pequeno.”

Considerando o texto e as leis de Kepler, pode-se afirmar que a frase dita pelo astronauta

a) se justifica porque o tamanho do telescópio determina a sua massa, enquanto seu pequeno peso decorre da falta de ação da aceleração da gravidade. 

b) se justifica ao verificar que a inércia do telescópio é grande comparada à dele próprio, e que o peso do telescópio é pequeno porque a atração gravitacional criada por sua massa era pequena. 

c) não se justifica, porque a avaliação da massa e do peso de objetos em órbita tem por base as leis de Kepler, que não se aplicam a satélites artificiais. 

d) não se justifica, porque a força-peso é a força exercida pela gravidade terrestre, neste caso, sobre o telescópio e é a responsável por manter o próprio telescópio em órbita.  

e) não se justifica, pois a ação da força-peso implica a ação de uma força de reação contrária, que não existe naquele ambiente. A massa do telescópio poderia ser avaliada simplesmente pelo seu volume. 

 

25-(PUC-MG)  Um astronauta na Lua quer medir a massa e o peso de uma pedra. Para isso ele realiza as seguintes experiências:

I – Para medir a massa, ele utiliza uma balança de braços iguais, colocando em um dos pratos a pedra e, no outro, massas de valor conhecido, até obter o equilíbrio da balança.

II – Para medir o peso, ele utiliza um dinamômetro na vertical, pendurando a pedra na extremidade e lendo seu peso na escala do aparelho.

III – Para medir a massa, ele deixa a pedra cair de uma certa altura e mede o tempo de queda, comparando-o com o tempo de queda de um objeto de massa conhecida, solto da mesma altura; a relação entre os tempos é igual à relação entre as massas.

IV – Para medir o peso da pedra, o astronauta a prende na ponta de um fio que passa por uma roldana fixa vertical; na outra ponta do fio, ele pendura objetos de peso conhecido, um de cada vez, até que consiga o equilíbrio, isto é, até que a roldana pare de girar.

As experiências CORRETAS são:

a) I e II apenas.                            b) III e IV apenas.                           c) I, II e IV apenas.                        d) I, II, III e IV. 

 

26-(UECE-CE) Ao cair de uma altura próxima à superfície da Terra, uma maçã de massa igual a 100g

 causa no planeta uma aceleração aproximadamente igual a

a) Zero.                                 

b) 1 m/s2.                                      

c) 10 m/s2.                                           

d) 1 N. 

 

27-(UEG-GO)  Entre os poucos animais que desenvolveram o “pára-quedismo” está o sapo voador de Bornéu – Rhacophorus dulitensis, apresentado na figura a seguir.

Na ilustração,  e  são, respectivamente, a força de resistência do ar e a força peso.

Considerando que esse animal tenha se atirado do alto de uma árvore em direção ao solo, o seu pára-quedas será utilizado e, durante sua queda,

a) as suas membranas interdigitais nas patas favorecem o aumento da força de resistência do ar, haja vista que elas aumentam a área de contato com o ar. 

b) a resultante das forças que atuam sobre ele tenderá a se tornar nula, levando-o, necessariamente, ao repouso no ar. 

c) a sua velocidade tenderá a um valor limite, chamada de velocidade terminal, independentemente da resistência do ar. 

d) a sua aceleração será nula em todo o percurso, independentemente da resistência do ar. 

 

28-(FATEC-SP)  Um explorador de cavernas utiliza-se da técnica de “rapel” que consiste em descer abismos e canyons apenas

em uma corda e com velocidade praticamente constante. A massa total do explorador e de seus equipamentos é de 80 kg.Considerando a aceleração da gravidade no local de 10m/s2, a força resultante de resistência que atua sobre o explorador, durante a descida é, em N, de

 

29-(UNEMAT-MT)  A figura abaixo representa um elevador em movimento com velocidade constante.

A tração (T) do cabo durante o movimento de subida é:

a) maior que o peso do elevador.                                                                 

b) maior que durante o movimento de descida. 

c) igual durante o movimento de descida.                                                   

d) menor que durante o movimento de descida. 

e) menor que o peso do elevador. 

 

30-(UNEMAT-MT)  Um ônibus de peso igual a 10.000 N está em movimento com velocidade de 15 m/s.

O motorista que dirige o ônibus avista na pista de rolamento um animal e aciona o freio. O ônibus percorre 9 metros durante a frenagem até parar completamente.

O módulo da força de frenagem é igual a: (Dado: g = 10 m/s2)

a) 15.000 N                        

b) 12.500 N                         

c) 11.250 N                         

d) 10.000 N                         

e) 9.000 N 

31-(FGV-SP) Durante a cerimônia de formatura, o professor de física, teve seu pensamento absorvido pela pilha de duas camadas de estojos de diplomas, todos iguais, escorada de ambos os lados, por um copo contendo água.

O professor lembrava que sen 30o=cos 60o=1/2 e que sen 60o=cos 30o=√3/2. Admitindo que cada estojo tivesse o mesmo peso de módulo P, determinou mentalmente a intensidade da força de contato exercida por um estojo da fila superior sobre um da fila inferior, força que, escrita em termos de P, é

32-(FUVEST-SP)

O gráfico abaixo representa a força F exercida pela musculatura eretora sobre a coluna vertebral, ao se  levantar um peso, em função do

ângulo φ, entre a direção da coluna e a horizontal. Ao se levantar pesos  com postura incorreta, essa força pode se tornar muito  grande, causando dores lombares e problemas na coluna.

Com base nas informações dadas e no gráfico acima, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Quanto menor o valor de φ, maior o peso que se consegue levantar.

II. Para evitar problemas na coluna, um halterofilista deve procurar levantar pesos adotando postura corporal cujo ângulo φ seja grande.

III. Quanto maior o valor de  φ,  menor a tensão na musculatura eretora ao se levantar um peso.

Está correto apenas o que se afirma em

 

Confira a resolução comentada