Impulso e Quantidade de Movimento

 

 

Impulso,​​ Quantidade de Movimento​​ e Teorema do Impulso

 

IMPULSO

 

Quando se aplica​​ sobre um​​ corpo​​ uma​​ força  e, em​​ consequência​​ ele sofre um deslocamento​​ 

, dizemos que​​ foi realizado um trabalho sobre o​​ corpo.

Da mesma maneira, quando uma força  age sobre um​​ corpo​​ num determinado​​ intervalo de tempo ∆t, fazendo-o mover-se, dizemos que esse​​ corpo ficou sobre a ação de um impulso.

Observe as​​ figuras abaixo:

Para que​​ cada bola​​ adquira determinada velocidade precisa-se​​ aplicar-lhe certa força através de determinado elemento​​ (pé, taco, raquete, mão, etc.) durante um curto intervalo de tempo.

Observe que se você aumentar a força​​ pode​​ diminuir o tempo de contato​​ e vice versa e essa relação​​ força-tempo​​ recebe o nome de impulso.

 

Impulso de uma força constante

 

O​​ ponto material​​ da​​ figura abaixo​​ está sob​​ ação​​ de uma força constante​​ (mesma intensidade, mesma direção e mesmo sentido)  durante um determinado intervalo de tempo ∆t.

Definimos impulso da​​ força  no intervalo de tempo ∆t como sendo a grandeza vetorial:

 

 

Como ∆t é uma grandeza escalar positiva,​​ impulso  tem sempre a​​ mesma direção e mesmo sentido que​​ a força  e, com as características abaixo:

 

Quantidade de Movimento

Considere um​​ corpo​​ de​​ massa m​​ que possui num​​ determinado​​ instante​​ velocidade vetorial​​ ​​ e,​​ 

nessas condições,​​ ele possui nesse instante uma​​ grandeza vetorial​​ denominada​​ Quantidade de Movimento​​ ou Momento Linear​​ ()​​ definida como sendo o​​ produto de sua massa pelo seu vetor velocidade,​​ com as seguintes​​ características.

Exemplos:

O que você deve saber,​​ informações e dicas

 

 

​​ Quantidade de Movimento

 

​​ Impulso

 

Quantidade de movimento e teorema do impulso

 

Unidades no SI

Impulso (I)  newton vezes segundo​​ (N.s)

Quantidade de movimento (Q)  quilograma vezes metro por segundo​​ (kg.m/s)

 

Veja um exercício exemplo de aplicação do teorema do Impulso​​ 

(UNIFESP​​ -​​ SP) Uma​​ xícara​​ vazia cai de​​ cima da mesa​​ de uma​​ cozinha​​ e​​ quebra​​ ao​​ chocar-se contra o​​ piso rígido.​​ 

Se​​ essa mesma xícara​​ caísse, da​​ mesma altura,​​ da​​ mesa da sala​​ e, ao atingir o​​ piso,​​ se chocasse com um​​ tapete felpudo,​​ ela​​ não se quebraria.​​ Adote​​ g​​ =​​ 10​​ m/s2.

a)​​ Por que no​​ choque​​ com o​​ piso rígido​​ a xícara​​ se quebra​​ e no​​ choque​​ com o​​ piso fofo​​ (do tapete)​​ não?

b)​​ Suponha que a​​ xícara​​ caia sobre o tapete e​​ pare, sem quebrar. 

Admita que a​​ massa​​ da xícara seja​​ 0,10​​ kg,​​ que ela​​ atinja o solo​​ com​​ velocidade de 2,0​​ m/s​​ e que o​​ tempo de interação​​ do choque seja de​​ 0,50​​ s.​​ 

Qual será a​​ intensidade​​ da​​ força média aplicada​​ pelo tapete sobre a xícara?​​ 

Qual seria essa​​ força,​​ se o​​ tempo de interação fosse 0,010​​ s?

Resolução:

 

O que você deve saber,​​ informações e dicas

 

  O impulso da força resultante de um sistema de forças que age sobre um corpo é igual à variação da quantidade de movimento do corpo

 

 Unidades no SI

Impulso (I)  newton vezes segundo (N.s)

Quantidade de movimento (Q)  quilograma vezes metro por segundo (kg.m/s)

 

 A​​ relação  é uma​​ relação vetorial.

 

  A​​ quantidade de movimento​​ também é chamada de​​ momentum​​ ou​​ momento​​ ou ainda,​​ momento linear.

 

 

 Alguns automóveis dispõem de um eficiente​​ sistema de proteção​​ para o​​ motorista, que consiste de uma bolsa inflável de ar​​ (airbag).

Formulário Útil:

Quantidade de Movimento

 

Impulso de uma força

Teorema do impulso

 

Exercícios de vestibulares sobre​​ Impulso,​​ Quantidade de Movimento​​ e Teorema do Impulso

 

01-​​ (UERJ – RJ)

gráfico abaixo​​ indica a​​ variação da aceleração​​ a​​ de um​​ corpo,​​ inicialmente em​​ repouso,​​ e da

força F​​ que atua​​ sobre ele.

Quando a​​ velocidade do corpo é de 10 m/s, sua​​ quantidade de movimento, em​​ kg × m/s,

corresponde a:

(A) 50

(B) 30

(C) 25

(D) 15

Resolução:

R- B

 

02- (FGV - SP) 

​​ 

Uma​​ ema​​ pesa​​ aproximadamente​​ 360 N​​ e consegue desenvolver uma​​ velocidade de 60 km/h,​​ o que lhe confere uma​​ quantidade de movimento linear,​​ em​​ kg.m/s,​​ de

Dado:​​ aceleração da gravidade = 10​​ .

a)​​ 36

b)​​ 360

c)​​ 600

d)​​ 2 160

e)​​ 3 600

Resolução:

R- C

 

03-(UERJ - RJ)

​​ 

Observe a​​ tabela abaixo,​​ que apresenta as​​ massas​​ de alguns corpos em​​ movimento uniforme.

Resolução:

R- C

 

04-(UERJ - RJ) 

​​ Em uma​​ aula de física,​​ os alunos​​ relacionam​​ os​​ valores da energia cinética​​ de um​​ corpo​​ aos de

sua velocidade.​​ 

O​​ gráfico a seguir​​ indica os​​ resultados encontrados.

Determine,​​ em​​ kg.m/s, a quantidade de movimento​​ desse corpo quando​​ atinge a velocidade de 5 m/s.

Resolução:

 

05-​​ (UNICENTRO – PR)

De um​​ sistema físico mecanicamente isolado,​​ fazem parte​​ todos os objetos​​ que estão em​​ interação.

Em qualquer​​ tipo de interação,​​ que pode ser um​​ chute,​​ uma​​ explosão,​​ uma​​ batida,​​ um​​ empurrão​​ ou

um​​ toque,​​ sempre​​ haverá conservação da

A) energia cinética do corpo mais leve.

B) velocidade de cada corpo envolvido.

C) energia cinética do corpo mais pesado.

D) quantidade de movimento total do sistema.

E) aceleração do centro de massa do sistema.

Resolução:

R- D

 

06-​​ (UERJ – RJ)

Observe no​​ gráfico​​ a​​ variação, em​​ newtons,​​ da​​ intensidade da força F aplicada​​ pelos​​ motores​​ de um veículo nos​​ primeiros 9 s​​ de seu funcionamento.

Nesse contexto, a​​ intensidade do impulso da força, em​​ N.s,​​ equivale a:

Resolução:

Impulso de uma força

R- C

 

07​​ -(UFF​​ -​​ RJ) 

Diversos​​ jogos e esportes​​ envolvem a colocação de​​ objetos em movimento,​​ os quais podem ser impulsionados por​​ contato direto do atleta​​ ou utilizando-se um​​ equipamento adequado.​​ 

O conceito físico de​​ impulso​​ tem grande importância na análise dos​​ movimentos​​ e​​ choques​​ envolvidos nesses​​ jogos e esportes.​​ 

Para exemplificá-lo,​​ três bolas​​ de​​ mesma massa​​ são​​ abandonadas de uma mesma altura​​ e​​ colidem​​ com a​​ superfície horizontal​​ de uma​​ mesa de madeira.

A​​ bola 1 é feita de borracha; a​​ 2 de madeira​​ e a​​ 3 de massa de modelar.

Comparando​​ os​​ impulsos I1, I2 e I3 que​​ cada uma​​ das bolas​​ exerce,​​ respectivamente,​​ sobre a mesa,​​ é​​ correto afirmar​​ que:

Resolução:

A​​ força​​ que age sobre​​ cada bola​​ é a mesma​​ (peso) e​​ como​​ I​​ = F.​​ t​​ = P.​​ ∆t​​ (I é diretamente proporcional a​​ t),​​ o​​ impulso​​ será maior​​ para​​ aquela​​ que​​ tiver​​ maior tempo​​ de contato​​ com a mesa.​​ 

R- B

 

08-​​ (UECE - CE)

Considere uma​​ bola de futebol​​ de salão que cai em linha reta,​​ choca-se (colide) com o​​ piso​​ da​​ quadra e inicia nova subida​​ com​​ 50% da velocidade​​ que tinha​​ imediatamente antes de tocar o solo.

Considerando os​​ instantes imediatamente antes do choque​​ e​​ imediatamente após,​​ é​​ correto afirmar​​ que,​​ entre esses instantes,

A) o​​ módulo​​ da​​ variação do momento linear​​ da bola​​ é menor​​ que o​​ momento linear inicial.

B) a​​ variação, em módulo,​​ do​​ momento linear​​ da bola​​ é 150%​​ maior​​ que o​​ módulo​​ do momento linear inicial.

C) o​​ momento linear​​ da bola​​ não muda.

D) o​​ momento linear​​ da bola é​​ maior​​ na​​ subida

Resolução:

A​​ variação​​ do​​ momento linear​​ (quantidade de movimento) corresponde​​ à diferença vetorial dos momentos lineares​​ antes e depois do choque.

Antes do choque​​ Qa =​​ mVa = mV​​ (vertical e para baixo) e​​ depois do choque​​ Qd = mVd =​​ m.(V/2)​​ (vertical e para cima).

Subtração de vetores

Dois vetores​​ são opostos quando têm a mesma intensidade, mesma direção,​​ mas sentidos contrários.

Subtrair um vetor​​ é somá-lo ao oposto do outro.

R- B

 

09- (FGV - SP) 

Um​​ brinquedo​​ muito simples de construir, e que vai ao encontro dos​​ ideais​​ de redução, reutilização

e reciclagem​​ de lixo,​​ é retratado​​ na figura.​​ 

A brincadeira, em​​ dupla,​​ consiste em​​ mandar o bólido​​ de​​ 100 g,​​ feito de garrafas plásticas,​​ um para o outro.​​ 

Quem​​ recebe o bólido,​​ mantém suas mãos juntas, tornando os​​ fios paralelos,​​ enquanto que, aquele que o​​ manda, abre com vigor os braços,​​ imprimindo uma​​ força variável,​​ conforme o​​ gráfico.

Considere​​ que:

​​ a​​ resistência​​ ao movimento causada​​ pelo ar e o atrito​​ entre as garrafas com os fios sejam​​ desprezíveis;

​​ o​​ tempo​​ que o bólido necessita para​​ deslocar-se de um extremo ao outro​​ do brinquedo seja​​ igual ou superior a 0,60 s.

Dessa forma,​​ iniciando a brincadeira​​ com o bólido​​ em um dos extremos​​ do brinquedo,​​ com velocidade nula, a​​ velocidade de chegada​​ do bólido​​ ao outro extremo,​​ em​​ m/s,​​ é de

a)​​ 16

b)​​ 20

c)​​ 24

d)​​ 28

e)​​ 32

Resolução:

Em​​ todo gráfico​​ F x t,​​ o​​ impulso​​ é numericamente​​ igual a área​​ compreendida entre a​​ reta

representativa e o eixo t,​​ no caso​​ a área do triângulo​​ hachurado da​​ figura acima.

 

R- C

 

10-​​ (UFSM - RS) 

Uma​​ turbina​​ gira por efeito da colisão da água​​ canalizada com​​ suas pás.

Se, no​​ intervalo de tempo ∆t,​​ uma​​ quantidade de água​​ de​​ massa m​​ colide​​ com uma​​ pá de área A,​​ tendo sua​​ velocidade de módulo v​​ reduzida​​ à metade,​​ a​​ força exercida sobre a pá​​ tem módulo:

Resolução:

Teorema do impulso

 R- D

 

11-​​ (FUVEST - SP) 

Um​​ avião a jato​​ voa a 900 km/h.​​ Um​​ pássaro​​ de​​ 2,0 kg​​ é​​ apanhado​​ por ele,​​ chocando-se perpendicularmente​​ com o​​ vidro dianteiro inquebrável da cabina.

Que​​ força​​ é aplicada no vidro, se o​​ choque dura um milésimo de segundo?

Resolução:

 

12-​​ (ENEM-MEC)

Em uma​​ colisão frontal​​ entre​​ dois automóveis, a força​​ que o​​ cinto de segurança exerce sobre o​​ tórax e abdômen​​ do motorista pode causar​​ lesões graves​​ nos órgãos internos.

Pensando na segurança​​ do seu produto, um fabricante de automóveis realizou testes​​ em​​ cinco modelos​​ diferentes de cinto.

Os testes simularam uma​​ colisão​​ de​​ 0,30 segundo de duraçãoe os bonecos​​ que representavam os

os ocupantes​​ foram equipados com​​ acelerômetros.

Esse equipamento​​ registra o módulo da desaceleração​​ do​​ boneco​​ em​​ função do tempo.

Os​​ parâmetros como​​ massa dos bonecos, dimensões dos cintos e velocidade imediatamente antes e após o impacto​​ foram​​ os mesmos para​​ todos os testes.​​ 

resultado final obtido​​ está no​​ gráfico de aceleração por tempo.

Qual modelo​​ de cinto oferece​​ menor risco de lesão interna​​ ao motorista?

Resolução:

Alguns automóveis dispõem de um eficiente​​ sistema de proteção​​ para o​​ motorista, que consiste de uma bolsa inflável de ar​​ (airbag).

ou

Como, pelo enunciado, numa colisão frontal​​ a força que o​​ cinto de segurança​​ exerce sobre o​​ tórax e abdômen​​ do motorista pode causar​​ lesões graves nos órgãos internos, a​​ intenção é diminuir essa força de maneira que o​​ cinto não agrida o motorista, apenas o​​ segure​​ de forma uniforme com a​​ menor força possível​​ para não​​ o machucar.

Pela segunda lei de Newton F = m.a e, como a massa é constante à menor força resultante sobre o boneco corresponde​​ àquela que produz a menor desaceleração sobre o mesmo.

Assim,​​ no gráfico,​​ a curva que​​ satisfaz é a do cinto 2, que produz menor aceleração e de maneira mais contínua que as outras correndo menor risco​​ de lesionar o motorista.

R- B

 

13- (FMSC – SP)

Uma​​ pequena esfera​​ de​​ massa 10 g​​ foi abandonada a​​ partir do repouso​​ de uma​​ altura de 1,25 m,

chocou-se com o solo​​ e​​ retornou até a altura de 0,80 m,​​ na mesma vertical.

Desprezando a ação da​​ resistência do ar considerando a​​ aceleração gravitacional​​ igual a​​ 10 , a intensidade do impulso​​ recebido pela esfera na​​ colisão com o solo foi

a)​​ 0,05 N.s

b)​​ 0,04 N.s

c)​​ 0,07 N.s

d)​​ 0,03 N.s

e)​​ 0,09 N.s

Resolução:

Teorema do impulso

R- E

 

14- (ENEM-MEC)

Em qualquer obra de​​ construção civil​​ é fundamental a utilização de equipamentos de​​ proteção individual,​​ tal como​​ capacetes. Por exemplo, a queda livre​​ de um​​ tijolo​​ de​​ massa 2,5 kg​​ de

uma​​ altura de 5 m,​​ cujo​​ impacto​​ contra um​​ capacete​​ pode​​ durar até 0,5 s,​​ resulta em uma​​ força impulsiva média​​ maior​​ do que o​​ peso do tijolo.

Suponha que a aceleração gravitacional​​ seja 10​​  e que o efeito de​​ resistência do ar​​ seja​​ desprezível.

força impulsiva​​ média gerada por esse​​ impacto equivale​​ ao peso​​ de​​ quantos tijolos iguais?

a)​​ 2

b)​​ 5

c)​​ 10

d)​​ 20

e)​​ 50

Resolução:

R- A

Observação:

 

15- (FGV - SP) 

​​ 

Em plena feira, enfurecida com a cantada que havia recebido, a mocinha, armada com um​​ tomate de 120 g,​​ lança-o​​ em direção ao atrevido feirante,​​ atingindo-lhe​​ a cabeça com​​ velocidade de 6 m/s.

Se o​​ choque do tomate​​ foi perfeitamente inelástico​​ (parou após o choque)​​ e a​​ interação​​ trocada pelo​​ tomate e a cabeça​​ do rapaz​​ demorou 0,01 s,​​ a​​ intensidade​​ da​​ força média​​ associada à​​ interação​​ foi de

a)​​ 20 N

b)​​ 36 N

c)​​ 48 N

d)​​ 72 N

e)​​ 94 N

Resolução:

R- D

16-​​ (UNICAMP​​ -​​ SP) 

​​ 

As histórias de​​ super heróis​​ estão sempre repletas de​​ feitos incríveis.​​ 

Um desses feitos, é o​​ salvamento,​​ no último segundo, da​​ mocinha​​ que cai de uma​​ grande altura.​​ Considere a situação em que a desafortunada​​ caia,​​ a​​ partir do repouso,​​ de uma​​ altura de 81,0​​ m​​ e que nosso​​ super-herói​​ a​​ intercepte​​ quando ela se encontra a​​ 1​​ m do solo,​​ demorando​​ 0.05​​ s para detê-la, isto é,​​ para anular​​ sua​​ velocidade vertical.

Considere que a​​ massa​​ da mocinha é de​​ 50,0​​ kg.​​ 

Despreze​​ a​​ resistência do ar​​ e​​ considere​​ g​​ =​​ 10​​ ).

a)​​ Calcule a​​ força média​​ aplicada pelo nosso super-herói sobre a mocinha,​​ para detê-la.

b)​​ Uma​​ aceleração 8 vezes​​ maior​​ que a gravidade (8.g) é​​ letal para um ser humano.​​ 

Determine​​ quantas vezes​​ a​​ aceleração à qual a mocinha foi submetida​​ é maior​​ que a​​ aceleração letal.

Resolução: