Força elástica – Lei de Hooke

Força elástica​​ -​​ Lei de​​ Hook​​ - Associação de molas

 

Considere uma mola (ou um​​ corpo elástico​​ qualquer, corda de borracha, elástico etc.)​​ sujeita a​​ 

uma deformação​​ x, devido à aplicação de uma​​ força externa ​​ que pode​​ provocar​​ na​​ mola​​ uma distensão​​ ou​​ uma compressão.

.

 

Lei de H­ooke

 

Hooke determinou experimentalmente​​ que em regime​​ de deformação elástica, a intensidade da força elástica​​ ​​ é​​ diretamente proporcional​​ à deformação x”, ou seja,

Representando graficamente a expressão acima:

 

O que você deve saber,​​ informações​​ e​​ dicas

 

 ​​ Significado físico de K​​  se a constante elástica de uma mola for,​​ por exemplo, K = 20​​ N/cm, isto significa que uma força de 20N provoca nessa mola​​ uma​​ deformação de 1 cm.

 

​​  Uma deformação é elástica​​ quando ela​​ obedece à lei de Hooke, ou seja, retorna à posição normal (natural,​​ relaxada) quando a força deformadora é retirada, pois existe um limiteacima do qual a mola é deformada e não retorna mais à posição normal com a deformação ficando permanente.

 

​​ Um dinamômetro​​ (dispositivo que mede intensidade de forças) é baseado​​ na​​ deformação de um corpo elástico​​ (mola, corda de borracha, elástico, etc.) e que quando​​ tracionado por duas forças

iguais, como por exemplo, de 15​​ N, indica a força de apenas uma delas,​​ ou seja,​​ de 15NObserve que a​​ força resultante​​ sobre o​​ dinamômetro é nula.

Um​​ dinamômetro ideal​​ indica a​​ intensidade da força de tração T​​ no​​ fio​​ no qual ele está​​ inserido.

 

 ​​ Um sistema pode ser elástico e não cumprir a Lei de Hooke; ou seja, ele pode sofrer deformações não permanentes e a força elástica​​ NÃO ser proporcional​​ à deformação.

 

​​ Muitas vezes​​ na prática, nem sempre é desejável​​ que um​​ sistema elástico​​ obedeça a Lei de Hooke.

Um exemplo são as molas de suspensão​​ de carros, caminhões, motos etc,​​ onde​​ o desejável​​ é que​​ a constante elástica​​ aumente​​ com a deformação da mola.  

Um exemplo são as molas mostradas nas figuras acima.

 

 

Associação de molas

 

 

Associação​​ de molas​​ em paralelo

 

São​​ associadas​​ conforme a​​ figura abaixo, deformadas pela​​ mesma força de intensidade F​​ e, nesse caso,​​ a deformação x sofrida por cada uma das molas​​ é a mesma.

 ​​ ​​ ​​ ​​​​ 

​​ 

Associação​​ de molas​​ em série

 

 

O que você deve saber,​​ informações​​ e​​ dicas

 

 constante elástica é algo que define a mola, isto é, suas características​​ físicas​​ (maleabilidade,

maciez), constantes elásticas​​ maiores​​ tendem a ter uma​​ rigidez maior.

 

​​  Associação em série

 

 

 Associação em paralelo

 

 

 

 ​​ Se​​ você partir​​ uma​​ mola​​ de constante elástica K em duas partes iguais,​​ de modo a obter duas molas idênticas,​​ cada pedaço​​ terá uma nova​​ constante elástica k’​​ pois​​ apesar do material ser o mesmo,​​ o número de espiras diminui.

Então você terá que​​ a​​ mola original de constante elástica K é composta​​ das duas metades de constantes elásticas K’, associadas em série.

​​ 

 

Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre

Lei de Hooke​​ 

01-​​ (MACKENZIE​​ -​​ SP) 

A​​ mola da figura​​ varia seu​​ comprimento de 10​​ cm para 22​​ cm​​ quando​​ penduramos​​ em sua​​ extremidade um corpo de 4​​ N.

Determine o​​ comprimento total​​ dessa mola quando​​ penduramos nela um corpo​​ de 6​​ N.

Resolução:

Veja na​​ figura​​ que o​​ comprimento natural​​ da mola era de​​ 12 cm​​ e que, depois de pendurado o corpo de P = 4 N seu​​ comprimento passou para 22 cm.​​ Então​​ a​​ mola foi deformada​​ de x​​ =​​ (22 – 10)​​ =​​ 12​​ cm ​​  ​​ x = 12 cm 

 

 

02- (UNIRIO​​ - RJ) 

O​​ dinamômetro,​​ ou balança de mola, é um​​ instrumento para medir força.​​ 

Se graduado em​​ newtons, ele indica o​​ par de forças que é exercido sobre ele,​​ distendendo a mola.​​ Com a graduação em quilogramas é que ele se tornou conhecido no tempo do império como “balança de peixeiro”, pois o peixe era carregado em cestas sobre burros e comercializado pelas ruas.​​ 

A​​ figura a seguir​​ mostra um​​ dinamômetro​​ de​​ peso desprezível,​​ em cujas​​ extremidades​​ estão​​ aplicadas as forças indicadas.

Assinale a​​ alternativa correta.

a)​​ A​​ indicação​​ do​​ dinamômetro​​ no​​ primeiro caso é zero.

b)​​ A​​ leitura​​ do​​ dinamômetro​​ no​​ segundo caso é 300 N.

c)​​ A​​ resultante​​ sobre o​​ dinamômetro​​ no​​ primeiro caso é 100 N.

d)​​ A​​ indicação​​ do​​ dinamômetro​​ no​​ primeiro caso é 100 N.

e)​​ A​​ leitura​​ do​​ dinamômetro​​ no​​ segundo caso é 50 N.

Resolução:

 Um dinamômetro​​ (dispositivo que mede intensidade de forças) é baseado na​​ deformação de um corpo elástico​​ (mola, corda de borracha, elástico, etc.) e que quando​​ tracionado por duas forças

iguais, como por exemplo,​​ de 15 N, indica a força de apenas uma delas, ou seja, de 15N. Observe que a​​ força resultante​​ sobre o​​ dinamômetro é nula​​ e lembre-se de que o​​ dinamômetro ideal​​ índica​​ a​​ intensidade da força de tração​​ o fio no qual ele está​​ inserido​​ independentemente de onde estiverem​​ presas as duas extremidades do fio.

No​​ caso do exercício​​ a​​ alternativa correta​​ é a D.

R- D

 

03- (UNESP​​ -​​ SP) 

Dinamômetros​​ são instrumentos destinados a​​ medir forças.​​ 

O tipo mais usual é constituído por uma​​ mola cuja deformação varia linearmente com a intensidade da força que a produz (lei de Hooke).​​ 

Dois dinamômetros​​ estão montados sobre uma​​ mesa horizontal perfeitamente lisa,​​ conforme mostra a​​ figura a seguir.

b)​​ Qual a​​ massa​​ do​​ corpo suspenso?

Resolução:

 a)​​ O​​ dinamômetro​​ (suposto ideal)​​ Indica a​​ intensidade da força de tração​​ no​​ fio​​ onde​​ cada dinamômetro​​ está inserido, ou seja,​​ cada um​​ indica​​ 5​​ N. ​​​​ Então o​​ dinamômetro 2​​ indicará também​​ 

5 N

b)​​ Sobre a​​ massa M​​ temos agindo seu​​ peso P​​ (para baixo) e a​​ tração T​​ =​​ 5​​ N​​ (para cima).​​ 

Como​​ M​​ está em repouso,​​ P​​ =​​ T​​ =​​ 5​​ N.

P​​ =​​ M.g ​​  5​​ =​​ M.10 ​​  ​​ M​​ =​​ 0,5​​ kg.

 

04-​​ (UFSM​​ - RS) 

​​ 

Durante os​​ exercícios de força​​ realizados por um​​ corredor, é usada uma​​ tira de borracha​​ presa ao seu abdome. Nos​​ arranques,​​ o atleta obtém os​​ seguintes resultados:

O​​ máximo de força​​ atingido pelo​​ atleta, sabendo-se que a​​ constante elástica da tira é de 300 N/m​​ e que obedece à​​ lei de Hooke,​​ é, em​​ N,

a)​​ 23 520

b)​​ 17 600

c)​​ 1 760

d)​​ 840

e)​​ 84

Resolução:

R-E

 

05-​​ (fisicaevestibular) 

A​​ mola​​ da​​ figura está:

​​ em​​ (1)​​ no seu​​ tamanho natural

​​ em​​ (2) tracionada​​ por uma​​ força de 10N

​​ em​​ (3) tracionada​​ por uma​​ força de 25N

Verifique,​​ justificando,​​ se ela​​ obedece à lei de Hooke

Resolução:

 

06​​ -(UFU​​ -​​ MG) 

O​​ tiro com arco​​ é um esporte olímpico desde a realização da segunda olimpíada em Paris, no ano de 1900.​​ 

O​​ arco​​ é um​​ dispositivo​​ que converte​​ energia potencial elástica,​​ armazenada quando a corda do arco é​​ tensionada,​​ em​​ energia cinética,​​ que é​​ transferida para a flecha.

 Num​​ experimento,​​ medimos a​​ força F​​ necessária para tensionar o arco até uma certa​​ distância x,​​ obtendo os​​ seguintes valores:

O​​ valor​​ e​​ unidades​​ da​​ constante elástica, k, do arco​​ são:

Resolução:

R- B

 

 

07-​​ (UNICAMP​​ -​​ SP) 

Sensores de dimensões muito pequenas​​ têm sido acoplados a​​ circuitos microeletrônicos.​​ 

Um​​ exemplo​​ é um​​ medidor de aceleração​​ que consiste de uma​​ massa m presa a uma​​ micromola​​ de constante elástica k.​​ 

Quando o​​ conjunto​​ é submetido a uma​​ aceleração a,​​ a​​ micromola​​ se​​ deforma,​​ aplicando uma​​ força F na massa​​ (ver​​ diagrama a seguir).​​ 

O​​ gráfico a seguir do diagrama​​ mostra o​​ módulo da força​​ aplicada versus a​​ deformação​​ de uma​​ micromola​​ utilizada num​​ medidor de aceleração.

Qual é a​​ constante elástica k​​ da micromola?

Resolução:

 

08​​ -(UNICAMP - SP) 

Nas​​ cenas​​ dos filmes e nas​​ ilustrações gráficas​​ do​​ Homem-Aranha,​​ a​​ espessura do cabo de teia​​ de aranha que seria necessário para sustentá-lo é​​ normalmente exagerada.

Para os​​ cálculos abaixo,​​ considere a​​ massa do​​ Homem-Aranha = 70 kg.

Resolução:

 

 

09​​ -(UFRRJ​​ -​​ RJ)

 Um​​ bloco​​ de​​ massa 5 kg​​ está​​ parado​​ sobre um​​ plano inclinado​​ de um​​ ângulo de 30° com a horizontal,​​ preso a uma​​ mola,​​ de​​ constante elástica k = 100 N/m,​​ como mostra a​​ figura.​​ 

O​​ atrito​​ entre o bloco e o plano​​ pode ser desprezado.

a)​​ Represente​​ as​​ forças​​ que atuam na​​ caixa​​ e escreva​​ quem exerce cada uma das forças.

b)​​ Calcule a​​ deformação da mola​​ nessa situação.

Resolução

a)​​ As​​ forças​​ que atuam sobre a​​ caixa​​ são​​ o​​ peso​​ ​​ exercido pela Terra, vertical e para baixo, a​​ força normal​​ , exercida pelo plano e​​ perpendicular a ele, e a​​ força elástica​​ ,​​ exercida pela mola.

 

10​​ -(fisicaevestibular) 

Os​​ dois blocos​​ estão apoiados sobre​​ um​​ plano horizontal sem atrito.

O​​ bloco​​ 1​​ é puxado por uma​​ força , constante, horizontal​​ e​​ paralela​​ ao plano​​ por meio de outra mola ideal​​ B, idêntica à mola A.​​ 

Resolução:

Isolando​​ cada bloco​​ que possuem a​​ mesma aceleração a​​ e aplicando a​​ lei fundamental da dinâmica​​ para cada um deles:

Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre

Associação de molas

 

11- (UECE​​ -​​ CE)

Suponha que duas pessoas muito parecidas (com mesma massa e demais características físicas) estejam sobre um colchão de molas, posicionando-se uma delas de pé e a outra deitada.

Supondo que as molas desse colchão sejam todas helicoidais e com o eixo da hélice sempre vertical, do ponto de vista de associação de molas, é correto afirmar que a pessoa que está de pé deforma

A) mais o colchão, em virtude de ser sustentada por um menor número de molas associadas em paralelo, se comparada à pessoa deitada.

B) mais o colchão, em virtude de ser sustentada por um menor número de molas associadas em série, se comparada à pessoa deitada.

C) menos o colchão, em virtude de ser sustentada por um menor número de molas associadas em paralelo, se comparada à pessoa deitada.

D) menos o colchão, em virtude de ser sustentada por um menor número de molas associadas em série, se comparada à pessoa deitada.

Resolução:
No colchão as molas estão​​ associadas em paralelo,​​ cujas​​ características estão abaixo:

Associação em paralelo de molas

Nesse caso a deformação x sofrida por cada uma das molas é a mesma.

Observe na​​ teoria acima​​ que​​ quanto maior for o número de molas associados maior será o valor da constante elástica da mola equivalente maior deverá ser a força aplicada para provocar a mesma deformação.​​ Assim, com a​​ pessoa deitada o número de molas associadas será maior,​​ constante elástica da mola equivalente será maior e a mesma força (no caso o peso da pessoa) provocará uma deformação menor.

R- A

 

12- (UECE-CE)

Considere duas associações de dois pares de molas, todas iguais, um par em série outro em

paralelo.

Os coeficientes elásticos das molas equivalentes nas duas associações são

Veja as características das associações série e paralelo de molas abaixo:

Associação em paralelo

Nesse caso a deformação x sofrida por cada uma das molas é a mesma.                     

Associação em série

Nesse caso as molas 1 e 2 estão sujeitas à mesma força F e sofrem deformações diferentes x1 e x2.

Observe que a constante elástica (coeficiente elástico) da associação paralelo é maior do que a da série.

R- B

 

13​​ -(UPE​​ -​​ PE)

Um​​ corpo​​ de​​ massa m​​ está suspenso por​​ duas molas ideais, paralelas,​​ com​​ constantes elásticas k​​ e​​ deformadas de d.

Sabendo que o​​ sistema​​ se encontra​​ em equilíbrio,​​ assinale a alternativa​​ que​​ expressa k.

Dado: Considere a​​ aceleração da gravidade g.

Resolução:

R- C.

 

14-​​ (UFG​​ -​​ GO)

Para proteção e conforto, os​​ tênis​​ modernos são​​ equipados​​ com​​ amortecedores constituídos de​​ molas.​​ 

​​ Um​​ determinado modelo,​​ que possui​​ três molas idênticas,​​ sofre uma​​ deformação de 4 mm​​ ao ser calçado por uma​​ pessoa de 84 kg.​​ 

Considerando-se que essa​​ pessoa​​ permaneça parada,​​ a​​ constante elástica de uma das molas​​ será,​​ em​​ kN/m,​​ de

a)​​ 35,0

b)​​ 70,0

c)​​ 105,0

d)​​ 157,5

e)​​ 210,0

Resolução:

R- A

 

15​​ -(PUC​​ -​​ SP) 

Na​​ figura abaixo,​​ as​​ três molas ideais​​ 1, 2 e 3 são idênticas e possuem a​​ mesma constante elástica de valor 0,1​​ N/cm​​ e as​​ massas também são idênticas​​ e de​​ mesmo valor (10​​ g).

Inicialmente,​​ o​​ conjunto​​ está em​​ equilíbrio​​ e as​​ molas​​ estão em seu​​ comprimento natural (20cm cada uma).​​ 

Em seguida,​​ retira-se o suporte S​​ e​​ cada mola​​ se​​ distende​​ até que o​​ conjunto adquira novamente o equilíbrio.

Após o​​ novo equilíbrio,​​ determine:​​ (g​​ =​​ 10​​ )

a)​​ a​​ deformação​​ de​​ cada mola

b)​​ o​​ comprimento​​ de​​ cada mola

c)​​ a​​ deformação​​ total​​ do​​ conjunto

Resolução:

 

16-​​ (fisicaevestibular) 

Calcule a​​ constante elástica total​​ equivalente do conjunto.

Resolução:

 

17​​ -(UFG​​ -​​ GO) 

A​​ saltadora​​ brasileira Fabiana Murer terminou as olimpíadas de Pequim em décimo lugar, após descobrir, no​​ meio da competição,​​ que o Comitê Organizador dos Jogos havia​​ perdido uma de suas varas, a de​​ flexibilidade 21. 

Considerando que​​ este tipo de vara​​ se comporta com uma​​ mola ideal,​​ qual é​​ a​​ constante em N/m​​ da​​ mola ideal equivalente a uma vara de flexibilidade 21?

Resolução

R- E

 

18-​​ (ITA​​ -​​ SP) 

 Determine​​ o​​ período​​ de oscilação​​ desse​​ sistema.

Resolução:

Então,​​ teremos:

Para o cálculo do​​ o​​ período​​ T​​ de oscilação desse​​ sistema​​ você deve utilizar​​ a expressão abaixo:

 

Período T do MHS realizado pelo sistema massa-mola

 

19- (fisicaevestibular)​​ 

A​​ mola helicoidal​​ (figura 1),​​ de​​ constante elástica k = 12 N/m​​ foi partida em​​ 3 partes iguais.

Em seguida essas​​ três partes foram associadas em paralelo​​ (figura 2)​​ e em​​ série​​ (figura 3).

As​​ massas das figuras 2 e 3 são iguais e valem 100g.​​ Adote​​ g​​ =​​ 10​​  e​​ determine:

a)​​ a​​ constante elástica​​ de​​ cada parte.

b)​​ o​​ período de oscilação​​ do​​ conjunto​​ quando as​​ três molas estão associadas em​​ paralelo.

c)​​ o​​ período de oscilação​​ do​​ conjunto​​ quando as​​ três molas estão associadas​​ em​​ série.

Resolução:

 

 

 

 

20-​​ (EsPCEx – AMAN – SP – RJ)

O sistema de polias,​​ sendo​​ uma fixa e três móveis, encontra-se em​​ equilíbrio estático, conforme mostra o​​ desenho.​​ 

constante elástica da mola,​​ ideal,​​ de​​ peso desprezível, é igual a 50 N/cm e a força F​​ na extremidade​​ da corda​​ é de intensidade igual a 100 N.

Os fios e as polias,​​ iguais,​​ são ideais.​​ 

valor​​ do​​ peso do corpo X e a deformação sofrida pela mola​​ são, respectivamente:

a) 800 N e 16 cm.

b) 400 N e 8 cm.

c) 600 N e 7 cm.

d) 800 N e 8 cm.

e) 950 N e 10 cm.

Resolução:

A seguir um resumo da teoria necessária para a resolução do exercício:

Uma polia fixa e várias polias móveis (talha exponencial)

Força elástica – Lei de Hooke

Veja na figura abaixo a distribuição de forças conforme explicado na teoria acima:

Você poderia também aplicar a fórmula da talha exponencial da teoria acima:

R – B