Energia

Energia

(Conteúdo muito solicitado no ENEM – veja os exercícios)

Podemos definir energia como sendo a propriedade que determinado corpo ou sistema possui que lhe permite realizar trabalho.

Assim, um corpo ou sistema qualquer que realiza ou é capaz de realizar trabalho, possui energia. Exemplos:

Esses diferentes tipos de energia podem ser transformados de uma modalidade em outra, por meio de processos naturais ou artificiais e que obedecem a um dosprincípios mais importantes da Física e que é válido sempre – o princípio da conservação da energia.

A energia não  pode ser criada nem destruída, apenas transformada”

 

Tipos de Energia

Energia Mecânica  é composta da energia cinética e da energia potencial.

Energia Cinética é a energia que um corpo possui quando está em movimento, pois nesse caso é

capaz de realizar trabalho, efetuando um deslocamento ou produzindo uma deformação em outro corpo.

Energia Potencial é a energia que um corpo possui armazenada quando se encontra numa determinada posição e que pode ser liberada transformando-se em outro tipo de energia.

Assim, quando um corpo se encontra em determinada altura ele possui energia potencial gravitacional armazenada e que liberada, pode adquirir energia cinética ao cair e entrar em movimento.

Um corpo preso a uma mola comprimida possui energia potencial elástica armazenada e que pode se transformar em energia cinética quando a mola for distendida e fizer o corpo entrar em movimento.

 Energia elétrica  Como toda energia é a propriedade que um sistema possui de realizar trabalho, podemos definir energia elétrica como a capacidade de uma corrente elétrica de realizar trabalho, como por exemplo, um carrinho se deslocando através

de um motor elétrico (energia elétrica em mecânica), uma lâmpada sendo acesa ao ser percorrida por uma corrente elétrica (energia elétrica e luminosa e térmica) ou uma corrente elétrica percorrendo a resistência de um chuveiro (energia elétrica em térmica), etc.                                

  Energia Térmica   trata-se de uma forma de energia que está associada à temperatura de um corpo onde seus átomos estão  em constante movimento de agitação, ao qual denominamos vibração térmica, que é responsável pela energia térmica do corpo.

Quanto maior a agitação térmica, maior será o movimento vibratório dos átomos e consequentemente maior será sua temperatura que é o que ocorre, por exemplo, com a resistência

elétrica de um chuveiro que, ao ser percorrida por uma corrente elétrica, aumenta o movimento vibratório de seus átomos, ficando incandescente e liberando calor(energia elétrica em térmica).

Energia Química  é aquela que é liberada numa reação química, proveniente da quebra de ligações entre átomos.

Assim,quando ligamos o motor de um carro, a energia química da bateria se transforma em energia elétrica, que produzirá trabalho fazendo girar o motor.

 

 Após o carro entrar em movimento, parte da energia potencial química da gasolina se transformará

em energia cinética e moverá os pistões que fazem as rodas girarem, colocando o carro em movimento e parte será dissipada sob forma de térmica e sonora.

 

Energia Sonora  é transmitida através das ondas sonoras que são ondas mecânicas (necessitam de um meio material para se propagar) longitudinais (a direção de vibração coincide com a direção de propagação). Não se propagam no vácuo.

São produzidas por qualquer movimento vibratório e expandem-se no espaço (três dimensões) por meio de compressões e rarefações, até chegarem aos nossos ouvidos, onde os tímpanos, por

ressonância, são induzidos a vibrar com a mesma  freqüência da fonte e nos causam a sensação fisiológica do som.

A faixa média de freqüências audíveis para um ouvido humano normal varia de 20Hz  até 20.000Hz.

Ondas com freqüências inferiores a 20Hz são os infra-sons e superiores a 20.000Hz são os ultra-sons.

As ondas infra-sônicas e ultra-sônicas não são audíveis pelo ouvido humano. Os ultra-sons podem ser ouvidos por certos animais como morcego e o cão e também utilizados na medicina (ecocardiografia, ultra-sonografia obstétrica, etc) .

O que você deve saber, informações e dicas

A energia não pode ser criada ou destruída, somente transformada A quantidade total de energia antes das transformações é sempre igual à quantidade total de energia depois das transformações.  ,,

Observe atentamente o esquema abaixo que mostra, por processos naturais e artificiais de que maneira a energia solar se transforma em energia elétrica. Assunto muito solicitado pelo ENEM.

1. A energia solar aquece as águas do oceano

2. A energia solar se transforma em térmica, aquecendo as águas do mar que se vaporizam.

3. O vapor de água sobe

4. O vapor de água esfria, se condensa na forma de gotículas e forma as nuvens

5. O vapor de água sob a forma de nuvens, é transportado para o continente se condensa, as gotas ficam pesadas e caem sob a forma de chuva.

6. Certa quantidade das águas da chuva é coletada pelo solo aumentando o volume dos rios e lagos. O resto retorna ao oceano pelos rios.

7. Barragens que represam as águas dos rios formando lagos artificiais que, através de desníveis hidráulicos naturais ou artificiais efetuam a captação e condução da água até a turbina.

8. Na central elétrica a água faz a turbina girar, que por sua vez aciona o gerador, produzindo assim, energia elétrica. Essa energia elétrica, através da torre de transmissão é transportada pelas linhas de transmissão até o consumidor.

 

Confira os exercícios