Conservação da Quantidade de Movimento

Conservação da Quantidade de Movimento

Sistema isolado de forças externas   Um sistema formado por vários corpos ou pontos materiais é considerado isolado, quando:

sobre ele não atuam forças externas.

sobre ele agem forças externas, mas a intensidade da força resultante (soma vetorial de todas as forças externas que agem sobre ele) é nula.

as forças externas existem, mas suas intensidades são muito pequenas (praticamente desprezíveis) quando comparadas com as forças internas, que são muito grandes.

Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento

Quando um sistema é isolado de forças externas, sua força resultante tem intensidade nula e consequentemente o impulso dessa força é nulo, pois I = FR.∆t = 0. ∆t = 0.

Como I = Qdepois – Qantes    0 = Qdepois Qantes    Qantes = Qdepois.

Sendo a quantidade de movimento grandeza vetorial, a relação abaixo representa o princípio da conservação da quantidade de movimento:

 

O que você deve saber, informações e dicas

O centro de massa de um corpo é o ponto onde toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos dinâmicos. Ele não precisa necessariamente coincidir com o seu centro geométrico (centro de gravidade), podendo estar inclusive fora do corpo.

No caso, por exemplo, de um atleta, o movimento do centro de massa é semelhante ao movimento de

um lançamento oblíquo (trajetória parabólica).

A quantidade de movimento de um corpo (ou de um sistema de corpos) é igual à quantidade de movimento do centro de massa desse corpo ou desse sistema de corpos”

Em qualquer tipo de colisão, quem se conserva sempre é a quantidade de movimento e não, necessariamente a energia mecânica.

 

Colisão Oblíqua

 

Confira os exercícios com resolução comentada