Queda Livre Vertical

Queda Livre Vertical

Características da queda livre vertical

 Qualquer corpo abandonado a partir do repouso (Vo = 0), ou lançado verticalmente para baixo com velocidade inicial Vo ≠ 0, descreve um movimento uniformemente acelerado, com aceleração a=g.

Corpo abandonado de certa altura h do solo

Corpo lançado verticalmente para baixo com velocidade inicial Vo diferente de 0

O que você deve saber

A aceleração da gravidade g varia com a latitude e altitude, mas, próximo à superfície da Terra, pode-se considerá-la como constante e de valor g=10m/s2. Mas, lembre-se de que medida a uma

 latitude de 45o e ao nível do mar chamada de, ela é aceleração normal da gravidade  e vale g=9,80655m/s2.

Na resolução de exercícios de movimentos de corpos sob a ação da gravidade pode-se desprezar a resistência do ar desde que os corpos possuam grandes densidades, pequenas dimensões e caiam de alturas não muito elevadas em relação ao nível do mar.

Se um objeto é de outro que abandonado do interior está descendo com velocidade Vo, deve-se considerar como se o objeto estivesse sendo lançado verticalmente para baixo com velocidade Vo.

Exemplo Um helicóptero desce verticalmente em movimento uniforme com velocidade constante

de 50km/h, quando um pedra  é abandonada de seu interior. Nesse caso, a pedra, ao abandonar o helicóptero tem a velocidade dele, ou seja, Vo=50km/h.

Corpos abandonados com Vo=0 ou lançados verticalmente para baixo com Vo≠0 de um mesmo local e da mesma altura (desprezando-se os efeitos do ar)demoram o mesmo tempo para chegar ao solo, independente de suas massas.

A velocidade com que eles chegam ao solo também é a mesma.

A aceleração da gravidade g varia conforme o planeta, assim, cada planeta tem seu determinado g.

Gráficos da queda livre, com o corpo partindo da origem e a trajetória orientada para baixo.

  Quando se abre uma torneira de forma que saia apenas um “filete” de água, a área da seção reta do filete de água abaixo da boca da torneira é tanto menor quanto mais distante dela, porque como a velocidade da água distante da boca da torneira é maior devido

 à ação da gravidade, para que haja conservação da massa, a área da seção reta do filete tem que ser menor.

Proporções de Galileu para queda livre com Vo=0 e desprezando-se a resistência do ar:

Para intervalos de tempos iguais e consecutivos, um corpo em queda livre percorre distâncias cada vez maiores, na proporção dos

vez maiores, na proporção dos ímpares consecutivos: no primeiro segundo, o móvel cai uma distância d; no segundo seguinte, percorre 3d; no terceiro segundo, 5d, e assim por diante.

 

Confira os exercícios sobre Queda Livre Vertical