Movimento uniforme e encontro de móveis em MU

Movimento uniforme e encontro de móveis em MU

Se o velocímetro de um carro indicar sempre a mesma velocidade, sua velocidade escalar é constante e ele está descrevendo um movimento uniforme (MU) e assim, a velocidade instantânea coincide com a velocidade média..

Um movimento uniforme (MU) independe da trajetória, mas se a trajetória for retilínea trata-se de um movimento retilíneo e uniforme (MRU).


Função horária do movimento
uniforme

Considere um ponto material em MU que ocupe a posição So no instante to=0 (instante a partir do qual o tempo é medido “cronômetro acionado”) sendo que essa posição So é chamada espaço inicial.

Suponha ainda que num instante t o ponto material ocupe a posição (espaço) S. Como ele está em MU

— Vm=V=ΔS/ Δt

V=(S – So)/(t – to)
— V=(S – So)/(t – 0)

— V=(S – So)/t

S = So + V.t

S – espaço (posição) final (depois), no instante t

So – espaço (posição) inicial, quando t=0

V – velocidade

t – tempo final (depois)

Lembre-se de que So e V são constantes.


O que você deve saber

Denomina-se movimento uniforme (MU) qualquer movimento cuja velocidade escalar seja constante e diferente de zero.

Em todo (UM) a velocidade instantânea (indicação do velocímetro em cada instante) coincide com a velocidade média em qualquer intervalo de tempo considerado.

So, que é a posição (espaço) quando t=0 (quando aciona-se o cronômetro) não é necessariamente a posição de onde o móvel partiu.

Exemplo:

O carro partiu da cidade, mas o cronômetro só foi acionado (t=0) quando ele passava pelo km20, portanto So=20km

Na função horária S=So + V.t , se V é negativo o movimento é retrógrado (se move em sentido contrário ao dos marcos crescentes da trajetória) e, se é positivo o movimento é progressivo (se move a favor dos marcos crescentes da trajetória).


Encontro de móveis em MU

Suponha dois móveis (A e B) em MU se movendo com funções horárias SA =S0A + VA.t e SB =S0B + VB.t se movendo de maneira que eles se encontrem e, se você quiser encontrar o tempo do encontro basta igualar as duas equações e isolar t. Substituindo esse t numa das equações você determina o instante do encontro.

Confira os Exercícios