Lançamento vertical para cima

Lançamento vertical para cima

Deslocamento no ar

Observe as figuras abaixo:

Figura 1 Uma pessoa correndo com velocidade V, com o guarda chuva aberto, sentirá mais os efeitos retardadores do ar do que uma pessoa, correndo com amesma velocidade V, mas com o guarda chuva fechado.

Figura 2 Uma pessoa correndo com velocidade V, com o guarda chuva aberto, sentirá mais os efeitos retardadores do ar do que uma pessoa, andando comvelocidade V’, menor que V, com o guarda chuva também aberto.

Pelas figuras, você conclui que, sempre que um corpo efetua qualquer tipo de movimento no ar ele sofre uma força de resistência exercida pelo ar sobre ele, que depende da velocidade com que o corpo está se movendo e da superfície (área) do corpo que está exposta ao ar.

Deslocamento no vácuo

Se um corpo se locomover no vácuo (sem ar, sem nada, ausência de matéria), ele não sofrerá nenhuma oposição ao seu movimento, pois, não haverá meio materialpara impedir seu deslocamento.

Aceleração da gravidade (g)

Um corpo sólido, quando abandonado de certa altura, durante a queda efetua um movimento uniformemente acelerado e, quando lançado verticalmente para cimaefetua um movimento uniformemente retardado na subida e uniformemente acelerado na descida.

No entanto, desde que os corpos sejam bastante densos e compactos, podemos desprezar os

efeitos retardadores do ar, o que foi feito por Galileu, quando abandonou do alto da torre de Pisa

diversas esferas densas e compactas, verificando que atingiam o solo ao mesmo tempo.

Nos exercícios de vestibulares, quando não especificados, são desprezadas as resistências do ar, mesmo porque seus estudos ultrapassam o nível do ensino médio.

Características da aceleração da gravidade

A Terra origina ao seu redor um campo gravitacional que faz com que todos os corpos no interior desse campo sejam atraídos em direção ao centro da Terra com uma aceleração denominada

aceleração gravitacional ou aceleração da gravidade.

Assim, próximos à superfície da Terra, os corpos ficam sujeitos a uma aceleração, denominada aceleração da gravidade, normalmente representada pela letra g, que tem as seguintes características:

Não depende do corpo em estudo, ou seja, é a mesma para qualquer corpo em queda livre.

Varia ligeiramente com o local da experiência, em pontos próximos à superfície da Terra.

Tem direção vertical e sentido para baixo, retardando os corpos lançados verticalmente para cima e acelerando os que se encontram em queda livre.

Apesar do valor de g variar um pouco conforme o local da experiência convenciona-se como valor normal de g a grandeza g=9,8m/s2 e até g=10m/s2 para simplificar os cálculos. Esse valor será especificado em cada exercício.

Lançamento vertical para cima – Equações

Considere um corpo lançado verticalmente para cima, a partir de um ponto A (origem), com velocidade escalar inicial Vo.

 

O que você deve saber

O de tempo subida é igual ao tempo de descida.

A velocidade (Vo) de lançamento na origem é igual à mesma velocidade de chegada à origem, mas de sinal contrário (-Vo).

Em qualquer ponto da trajetória o corpo tem duas velocidades de mesmo módulo, uma positiva na subida e uma negativa na descida.

Se um móvel A partir um tempo x antes de um móvel B, têm-se: tA – tB = x tA = tB + x, que deve-se substituir nas funções horárias do espaço ou da velocidade para continuar a resolução do exercício.

Representação gráfica do movimento:

 

Confira os Exercícios com Resoluções Comentadas