Lançamento Horizontal

LANÇAMENTO HORIZONTAL

 

Todo corpo lançado horizontalmente com velocidade Vo de um ponto L, próximo da superfície da Terra, desprezados os atritos do ar, fica sujeito unicamente à força peso, (sempre de direção vertical e sentido para baixo) e que obedece à trajetória da figura abaixo, que é um arco de parábola.

 Colocando-se a origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo.

Decompõe-se o movimento em duas parcelas:

Segundo o eixo X   trata-se de um movimento horizontal uniforme com velocidade constante de intensidade Vo, que é a velocidade de lançamento  S = So + V.t  X= 0 + Vo.t   X=Vo.t

Segundo o eixo Y   trata-se de um movimento uniformemente variado com velocidade inicial Vo=0, ou seja, é uma queda livre com o corpo abandonado da origem, sujeito apenas à aceleração da gravidade, de intensidade g, direção vertical e sentido para baixo

Equações:

S = So + Vo.t + at2/2   Y= 0 + 0.t + gt2/2  Y=g.t2/2

Vy = Voy + a.t   Vy= 0 + g.t   Vy=g.t

V2=Vo2 + 2.a.ΔS   Vy2 = Voy2 + 2.g.Δh   Vy2 = 02 + 2.g.Δh  Vy2 = 2.g.Δh

 

O que você deve saber (informações, dicas)

A máxima distância horizontal por ele atingida é chamada de alcance a (veja figura abaixo)

Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante  é dada por:

Vx=Vo=constante   Vy=g.t   Vr=V  V2 = Vo2 + Vy2

 

Observe na figura abaixo que, à medida que o abacaxi vai caindo, a flecha também, na mesma proporção, pois ambos caem sujeitos apenas à ação da aceleração da gravidade g.

Então, se o garoto fizesse mira sobre o abacaxi e ele não caísse, o garoto erraria o alvo, pois a flecha, à medida que avança na horizontal com velocidade constanteVo, também está caindo com velocidade Vy.

Se o instante da queda do abacaxi e do lançamento da flecha for simultâneo, os dois possuirão em cada instante, as mesmas velocidades horizontais e verticais e, para se determinar o instante do encontro, você deve isolar o tempo na equação X=Vo  t=X/Vo e substituí-lo na equação da altura Y=gt2/2.

 

Confira os Exercícios sobre Lançamento horizontal