Função (equação) horária do espaço de um MUV

 

Função horária do espaço de um MUV e​​ Equação de Torricelli

 

Função (equação) horária do espaço de um MUV

 

extremos de dois intervalos de tempo quaisquer.

Dedução da​​ função​​ (equação)​​ horária do espaço​​ de um móvel em​​ MUV

Equação horária do espaço de um MUV

 

Casos particulares para a aplicação da equação horária do espaço do MUV

 

 

Relação​​ entre a​​ equação horária do espaço​​ e a da​​ velocidade no MUV

 

Exemplos: 

 

 

 

Equação de Torricelli

 

 

O que você deve saber, dicas e informações úteis

 

 ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​​ FORMULÁRIO DAS EQUAÇÕES DO MUV

 

​​ (UFPR-PR) 

Em uma​​ prova internacional de ciclismo,​​ dois dos ciclistas, um francês​​ e,​​ separado​​ por uma​​ distância de 15 m à sua frente, um inglês,​​ se​​ movimentam com velocidades iguais e constantes de módulo 22 m/s.

Considere agora​​ que o​​ representante​​ brasileiro na prova,​​ ao​​ ultrapassar o ciclista francês,​​ possui uma​​ velocidade constante de módulo 24 m/s​​ e​​ inicia uma aceleração constante de módulo 0,4​​ ,​​ com o objetivo de​​ ultrapassar o ciclista inglês e ganhar a prova.​​ 

No instante​​ em que ele​​ ultrapassa o ciclista francês, faltam ainda 200 m para a linha de chegada.​​ Com​​ base nesses dados​​ e admitindo que o​​ ciclista inglês, ao​​ ser ultrapassado pelo brasileiro, mantenha constantes as características do seu movimento,​​ assinale a​​ alternativa correta​​ para o​​ tempo gasto​​ pelo​​ ciclista​​ brasileiro​​ para ultrapassar o​​ ciclista inglês​​ e​​ ganhar a corrida.

a)​​ 1 s

b)​​ 2 s

c)​​ 3 s

d)​​ 4​​ 

e)​​ 5 s

Resolução:

R- E

SB​​ = 24.te​​ + 0,2.te2​​ =​​ 24.5 + 0,2.52​​ = 120 + 5​​ ​​ SB​​ = 125 m

Se encontram​​ na posição SI​​ = SB​​ = 125 m

​​ (UFPE-PE)

Dois veículos​​ partem​​ simultaneamente do repouso​​ e se movem ao longo da mesma​​ rodovia reta, um ao encontro do​​ outro, em sentidos opostos

Resolução:

Colocando a​​ origem da trajetória onde está o móvel A,​​ orientando-a para​​ a direita​​ e localizando o​​ móvel B que está a d​​ = 19,2 km​​ = 19 200 m a direita de A.

Veja a ilustração na figura abaixo:

 

Exercícios resolvidos com resolução comentada sobre função horária​​ espaço​​ do MUV e Equação de Torricelli

 

01-​​ (UFB) 

Um​​ galo​​ realiza um​​ MUV​​ em trajetória retilínea e horizontal que obedece à​​ função horária​​ 

do espaço S (t) = t2​​ – 2.t - 8​​ em unidades do SI.​​ 

Pede​​ -​​ se:

a)​​ o​​ espaço inicial,​​ a​​ velocidade inicial​​ e a​​ aceleração

b)​​ a​​ função (equação)​​ horária​​ da​​ velocidade

c)​​ o​​ instante​​ e a posição​​ em que​​ ele muda o sentido​​ de​​ seu movimento

d)​​ o​​ instante​​ em que ele​​ passa pela origem dos espaços​​ (posições, marco zero)

e)​​ classificar​​ o movimento em​​ progressivo ou retrógrado, acelerado ou retardado, orientando a trajetória para​​ a direita.

f)​​ Qual o​​ tipo de movimento​​ e localização do galo​​ do galo​​ nos instantes​​ 0,5​​ s e 10​​ s

Resolução:​​ 

e)​​ Para​​ classificar esse movimento​​ veja as​​ figuras​​ abaixo:

 

02-​​ (FGV-SP)

Na​​ função horária S = B.t2​​ + A, em que representa as posições ocupadas por um móvel sobre uma trajetória retilínea em​​ função do tempo t, as constantes A e B têm,​​ respectivamente, unidades de medida​​ de

(A)​​ velocidade final e aceleração.​​ 

(B)​​ posição inicial e aceleração.​​ 

(C)​​ posição inicial e velocidade final.

(D)​​ aceleração e velocidade inicial.​​ 

(E)​​ posição e velocidade iniciais.

Resolução:

R- B

 ​​ ​​ ​​ ​​​​ 

03-(PUC-RJ)

Considere o​​ movimento​​ de um​​ caminhante​​ em linha reta.​​ 

Este​​ caminhante​​ percorre​​ os 20,0 s iniciais à velocidade constante  = 2,0 m/s.

Em​​ seguida,​​ ele​​ percorre​​ os​​ próximos 8,0 s com aceleração constante a = 1​​  (a velocidade inicial é 2,0 m/s).​​ 

Calcule a velocidade final​​ do caminhante​​ e a​​ distância total por ele percorrida.​​ 

Resolução:

Veja a figura abaixo​​ que​​ ilustra a resolução.

 

04-​​ (CEDERJ-RJ)

Um automóvel,​​ trafegando em​​ linha reta com aceleração constante,​​ aumenta a sua velocidade de

10 m/s para 20 m/s em 20 s.​​ 

distância percorrida​​ pelo automóvel​​ durante esses 20 s foi de:

(A) 200 m 

(B) 300 m 

(C) 400 m 

(D) 600 m

Resolução:

R – B

 

05-​​ (UFRJ-RJ)

Um​​ avião​​ vai decolar em uma pista retilínea. Ele​​ inicia seu movimento na cabeceira da pista​​ com

velocidade nula​​ e corre por ela com​​ aceleração média de 2,0​​  até o​​ instante em que levanta vôo,​​ com uma​​ velocidade de 80 m/s, antes de terminar a pista.

a)​​ Calcule​​ quanto tempo o avião permanece na pista​​ desde o​​ início do movimento até o instante em que levanta​​ voo.

b)​​ Determine o​​ menor comprimento possível dessa pista.

Resolução:

 

06-​​ (UNICAMP-SP)

Um automóvel trafega com velocidade constante de 12 m/s por uma avenida e se aproxima de um cruzamento onde há um semáforo com fiscalização eletrônica.

Quando o automóvel se encontra a uma distância de 30 m do cruzamento, o sinal muda de verde para amarelo.

 motorista deve decidir entre parar o carro antes de chegar ao cruzamento ou acelerar o carro e passar pelo cruzamento antes do sinal mudar para vermelho.

Este sinal permanece amarelo por 2,2 s.

tempo de reação do motorista (tempo decorrido entre o momento em que o motorista vê a mudança de sinal e o momento em que realiza alguma ação) é 0,5 s.

a) Determine a mínima aceleração constante que o carro deve ter para parar antes de atingir o cruzamento não ser multado.

b) Calcule a menor aceleração constante que o carro deve ter para passar pelo cruzamento sem ser multado.​​ 

Resolução:

 

07-​​ (FGV-SP)

   

engavetamento​​ é um tipo comum de​​ acidente​​ que ocorre quando motoristas deliberadamente mantêm uma​​ curta distância do carro que se encontra à sua frente​​ e este último repentinamente​​ diminui sua velocidade.

Em um trecho retilíneo de uma estrada, um automóvel​​ e o​​ caminhão, que o segue,​​ trafegam no

mesmo sentido​​ e na​​ mesma faixa de trânsito, desenvolvendo,​​ ambos, velocidade de 108 km/h.

Num dado momento, os motoristas​​ veem​​ um cavalo entrando na pista.

Assustados, pisam simultaneamente nos freios​​ de seus veículos​​ aplicando, respectivamente,

acelerações de intensidades 3​​  e 2​​ .

Supondo desacelerações constantes, distância inicial mínima de separação entre o para-choque​​ do carro​​ (traseiro) e o​​ do caminhão​​ (dianteiro), suficiente para que os veículos parem, sem que ocorra uma colisão, é,​​ em m,​​ de

a)​​ 50

b)​​ 75

c)​​ 100

d)​​ 125

e)​​ 150

Resolução:

A​​ velocidade inicial Vo é a​​ mesma para os dois veículos Vo​​ =​​ 108​​ km/h/3,6​​ =​​ 30​​ m/s. ​​ 

Deduzindo​​ as​​ equações de cada móvel​​ de acordo com o​​ esquema​​ acima​​ sendo​​ V = V’ = Vo​​ = 30 m/s

R- B

 

08-​​ (UNIOESTE-PR)

Um comboio ferroviário​​ é composto por​​ uma locomotiva e vários vagões.​​ 

Tanto a locomotiva como os vagões possuem 24 m de comprimento cada um.​​ 

locomotiva​​ demora 4,0 s​​ para​​ passar​​ diante de um observador parado próximo aos trilhos​​ e o primeiro vagão demora 2,0 s para passar diante do mesmo observador.​​ 

Supondo a aceleração constante,​​ assinale a alternativa CORRETA.

Resolução:

Quando a locomotiva​​ terminar de passar pelo observador P estará a 24m de 0 no instante t​​ =​​ 4​​ s​​ (figura II).

R- D

 

09-​​ (FGV-SP)

Em alguns países da Europa, os​​ radares fotográficos das​​ rodovias, além de detectarem a​​ velocidade

instantânea​​ dos veículos, são capazes de determinar a​​ velocidade média desenvolvida pelos veículos entre dois radares consecutivos.

Considere dois desses radares​​ instalados em uma​​ rodovia retilínea e horizontal.​​ 

A​​ velocidade instantânea​​ de certo automóvel, de​​ 1 500 kg de massa, registrada pelo primeiro radar foi de 72 km/h.​​ 

Um minuto depois, o radar seguinte acusou 90 km/h para o mesmo automóvel.

Com a​​ velocidade crescendo de modo constante,​​ em​​ função do tempo,​​ é​​ correto​​ afirmar que a​​ distância​​ entre os dois radares​​ é de

(A)​​ 450 m.​​ 

(B)​​ 675 m.​​ 

(C)​​ 925 m.​​ 

(D)​​ 1,075 km.​​ 

(E)​​ 1,350 km

Resolução:

R- E

 

10-​​ (UFRGS)​​ 

Um​​ atleta,​​ partindo do repouso, percorre 100 m​​ em uma pista horizontal retilínea,​​ em 10 s,​​ e mantém​​ a aceleração constante durante todo o percurso.​​ 

Desprezando a resistência do ar,​​ considere as​​ afirmações abaixo, sobre esse movimento.

I -​​ O​​ módulo de sua velocidade média​​ é​​ 36 km/h.
II -​​ 
O​​ módulo de sua aceleração​​ é​​ 10 m/s2.
III-
​​ O​​ módulo de sua maior velocidade instantânea​​ é​​ 10 m/s.
Quais estão​​ corretas?
a)​​ Apenas I​​ 

b)​​ Apenas II​​ 

c)​​ Apenas III​​ 

d)​​ Apenas I e II​​ 

e)​​ I, II e III

Resolução:


R- A

 

11-​​ (UNIMONTES-MG)

 

Dois carros​​ iniciam, a​​ partir do repouso,​​ uma​​ competição​​ em uma pista de corrida retilínea.

A)​​ 200m.                       

B)​​ 150m.                       

C)​​ 100m.                          

D)​​ 50m.

Resolução:

Colocando a​​ origem da trajetória​​ no​​ ponto de partida do carro​​ 2​​ e​​ orientando-a para a direita,​​ 

R- C

 

12-​​ (PUC – Rio)

Dois trens​​ A e B​​ viajam em​​ trilhos paralelos, em sentidos opostos,​​ aproximando-se um do outro.

A​​ velocidade de ambos os trens,​​ em módulo e em relação ao solo, é de​​ 100 km/h.

Quando os trens estão a uma​​ distância de 10 km um do outro, o trem B começa a frear, diminuindo

sua velocidade a uma taxa constante.

Sabendo-se que​​ os trens se cruzam no exato instante em que o trem B para,​​ quanto tempo,​​ em minutos, o​​ trem B leva em seu processo de desaceleração?

(A) 4

(B) 8

(C) 10

(D)​​ 15

(E) 20

Resolução:

Fixando um ponto A no início do trem A e outro B no início do trem B,​​ orientando​​ a trajetória para a direita,​​ colocando o​​ marco zero no ponto​​ A e o​​ marco 10 km no ponto B​​ e, estudando o movimento apenas desses pontos​​ (figura​​ abaixo).

R- A

 

13- (ESPCEX)

Um​​ carro​​ está desenvolvendo uma​​ velocidade constante de​​ 72 km/h​​ em uma rodovia federal.​​ 

Ele passa por um trecho da rodovia que está em obras, onde a​​ velocidade máxima permitida é de 60 km/h.

​​ Após 5 s de passagem do carro,​​ uma​​ viatura policial​​ inicial uma perseguição​​ partindo do repouso​​ e desenvolvendo uma​​ aceleração constante.​​ 

A​​ viatura​​ se desloca​​ 2,1 km até alcançar o carro do infrator.​​ 

Nesse momento,​​ a​​ viatura policial​​ atinge a velocidade​​ de

a)​​ 20 m/s                  

b)​​ 24 m/s                      

c)​​ 30 m/s                      

d)​​ 38 m/s                         

e)​​ 42 m/s

Resolução:

R- E

 

14- (UERJ-RJ)

Dois carros, A e B,​​ em movimento​​ retilíneo acelerado,​​ cruzam um mesmo ponto em​​ t = 0 s.​​ 

Resolução:

 

15- (IEPE-PE)

Em uma​​ estrada rodoviária​​ existe um​​ radar de leitura da velocidade​​ dos veículos que estipula uma​​ velocidade limite de 50 km/h, porém, os equipamentos são​​ dimensionados para punir o infrator com uma tolerância em torno de 10%.

Dessa forma, o​​ motorista será multado caso atinja uma​​ velocidade acima de 54 km/h​​ na posição de leitura de sua velocidade. 

Supondo que o veículo esteja a 90 km/h​​ e a uma​​ distância de 50 metros do ponto de leitura de sua velocidade,​​ determine a​​ desaceleração mínima necessária,​​ expressa em​​ , para que​​ o motorista​​ não seja multado.

a) 

b) 

c) 

d)​​ 

e) 1

Resolução:

R- B

 

16- (UCSAL – BA)

Um​​ barco a motor​​ sai do​​ atracadouro​​ e mantém a sua​​ aceleração constante.

Ao atingir a​​ velocidade v = 40​​ m/s​​ este já​​ percorreu 160 m.

A​​ aceleração da embarcação:

Resolução:

Se o barco sai do atracadouro é claro​​ que saiu com Vo = 0​​ e, após​​ percorrer ∆S = 160 m​​ ele tem​​ velocidade de V = 40 m/s​​ então​​ só pode estar acelerando.

Pelos dados você deve usar a equação de Torricelli

R- B

 

17-​​ (ACAFE-SC)

Para garantir a segurança no trânsito, deve-se reduzir a velocidade de um veículo em dias de chuva,​​ senão vejamos:​​ um veículo em uma pista reta, asfaltada e seca,​​ movendo-se com​​ velocidade de módulo 36 km/h (10 m/s) é freado desloca-se 5,0 m até parar.

Nas mesmas circunstâncias,​​ só que com a​​ pista molhada sob chuva, necessita de​​ 1,0 m a mais para parar. 

Considerando a mesma situação​​ (pista seca e molhada) e​​ agora a velocidade do veículo de módulo 108 km/h (30 m/s), alternativa correta que indica a distância a mais para parar,​​ em metros, com a pista molhada em relação a pista seca​​ é:

a)​​ 6

b)​​ 2

c)​​ 1,5

d)​​ 9

e)​​ 10

Resolução:

R- D

 

18-​​ (UCPEL – RS)

Em um​​ teste​​ de veículos robô,​​ os estudantes necessitaram​​ ajustar a desaceleração​​ que o veículo deveria ter para​​ evitar colisões.

Para tanto, mediram em 0,0125 s​​ o​​ tempo entre a emissão e a recepção do sinal pelo sensor quando​​ um​​ obstáculo,​​ localizado​​ exatamente a frente do veículo, foi detectado.

Sabe-se que a​​ função frear é acionada no exato instante em que o sensor recebe o sinal refletido.

Considerando que a​​ velocidade de propagação das ondas sonoras no ar vale 340 m/s, que o veículo

estava se movendo com​​ velocidade constante de 10 m/s antes da função frear ser acionada,​​ o

módulo da aceleração constante que o veículo deve ter para evitar a colisão,​​ nessas condições,

deve​​ ser maior que:

Resolução:

R- B

 

19- (ENEM-MEC)

 

20-​​ (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)

Resolução:

Veja abaixo, a figura ilustrativa da situação apresentada:

 

21- (Universidade Estadual de Maringá -​​ UEM – PR)​​ 

As posições (em metros) em função do tempo (em segundos) ocupadas por um móvel sobre uma


A aceleração é definida como:

Portanto, as alternativas corretas são 02), 08) e 16).

 

22-​​ (UEL-PR)

O​​ desrespeito às leis de trânsito,​​ principalmente àquelas relacionadas à​​ velocidade permitida nas vias​​ públicas,​​ levou os órgãos regulamentares a​​ utilizarem meios eletrônicos de fiscalização:​​ os​​ radares capazes de aferir a velocidade de um veículo e capturar sua imagem,​​ comprovando a infração ao Código de Trânsito Brasileiro.

Suponha que um motorista trafegue com seu carro à velocidade constante de 30 m/s​​ em uma​​ 

rodovia​​ cuja​​ velocidade regulamentar seja de 60 km/h.​​ 

A uma​​ distância de 50 m,​​ o motorista percebe a existência de​​ um​​ radar fotográfico​​ e, bruscamente,​​ inicia a frenagem com uma desaceleração de 5​​ .

Sobre a​​ ação do condutor, é correto afirmar que o veículo

a)​​ não terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 50 km/h.

b)​​ não terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 60 km/h.

c)​​ terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 64 km/h.

d)​​ terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 66 km/h.

e)​​ terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 72 km/h.

Resolução:

R- E