Resolução – Conceitos e definições – movimento e repouso

Conceitos e definições – movimento e repouso

Resoluções

01- A árvore está em movimento em relação ao pássaro e vice-versa, pois a distância entre eles está variando com o tempo

02- a) Fixar um ponto (A) em qualquer parte do celim e outro ponto (B) em qualquer parte do pneu

— observe que a distância entre os dois pontos fixos (A e B) está variando e, portanto, o
celim está em movimento em relação ao pneu e vice-versa.

b) À medida que a bicicleta se desloca para a direita, um ponto fixo no pneu gira no sentido horário e a união dessas posições (1, 2, 3, 4 e 5) fornece a trajetória desse ponto (veja figura).

03- A rua 1 é perimetral e a rua 2 é radial
— podemos ter dois referenciais
— perimetral sul, corresponde a radial oeste e perimetral norte corresponde a radial leste
R- B

04- R- B (veja teoria)

05- R- (01 + 02)= 03

06- a) Observe que, como o avião tem velocidade constante e despreza-se a resistência do ar, pelo princípio da inércia a bomba que é abandonada, tem sempre a mesma velocidade horizontal que a do avião e estará sempre abaixo dele.

Ao mesmo tempo, devido à gravidade efetuará um movimento vertical e para baixo. Compondo esses dois movimentos, um observador fixo na Terra observará o arco de parábola da figura.

b) Para um referencial ligado ao avião, a bomba terá um movimento de queda vertical devido à ação da gravidade e sua trajetória será um segmento de reta vertical

07- Uma reta vertical, pois cairá verticalmente sujeita à ação da gravidade.

08- Em relação à Daniel, a bola tem o mesma velocidade horizontal que ele e, assim ela não se deslocará na
horizontal, mas somente na vertical, retornando, no instante t2, à sua mão no ponto L — R- B

09R- E — (veja teoria)

10- I- Errada – ele está em movimento em relação à Cebolinha, mas em repouso em relação ao skate.

II- Correta – Veja I

III- Correta – o referencial (qualquer ponto ou corpo) está
fixo na Terra

R- D

11- O conceito de movimento e de repouso necessita sempre de dois corpos, dos quais um é adotado como referencial — R- D

12-Depende do referencial. Em relação a um coqueiro, você estará em repouso, mas em relação a uma gaivota voando você estará em movimento.

13- Júlia observa uma reta e Tomás um arco de parábola — R- C

14- Em Mecânica, o movimento e o repouso de um corpo são definidos em relação a algum referencial. Para dizer que tanto Heloísa quanto Abelardo estão corretos, devemos interpretar a afirmação de Heloísa como “o passageiro não se move em relação ao ônibus”, e a afirmação de Abelardo como “o passageiro está em movimento em relação à Terra (ou à rodovia)”

15- I – CORRETO — um referencial é inercial quando está em repouso ou em MRU — logo, se uma partícula está em repouso em relação a esse referencial, ele é inercial.

II – CORRETO — uma partícula é livre quando não há forças atuando sobre ela ou a resultante das forças é nula. Logo, está em repouso ou em MRU.

III – CORRETO — quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula este não possui aceleração (FR = m . a) — logo, só poderá estar em repouso ou em MRU.

R- E

16- Velocidade do ônibus
— Vo=1.800/120
— Vo=15m/s

— velocidade da pessoa
— Vp=1.800/1.800
— Vp=1m/s

— como eles se movem na mesma direção e mesmo sentido, a velocidade relativa é a diferença entre as velocidades
— VR=15 – 1
— VR=14m/s
– R – B

 

17-01. Correta — para definir se a pessoa está em repouso ou em movimento você deve escolher um referencial ou sistema de referência, ou seja, algum elemento com o qual você possa fazer uma comparação, pois o conceito de repouso ou de movimento está sempre relacionado a um outro corpo.

A definição de repouso ou de movimento é a seguinte: Um corpo está em repouso ou em movimento em relação a outro corpo quando a distância entre ele variar no decorrer do tempo. Caso contrário estará em repouso.

02. Falsa — considere uma pessoa sentada, imóvel na poltrona de um trem que está se afastando de uma cidade — Esta pessoa estará em movimento em relação à cidade, ou à
uma árvore, ou aos trilhos e em repouso em relação ao trem.

04. Correta
— veja a expressão
— V=∆S/∆t
— ∆S=V.∆t.

08. Correta — essa é a definição de aceleração média.

16. Correta — um corpo em movimento uniforme possui velocidade constante (sempre a mesma em qualquer instante).

Corretas: 01, 04, 08 e 16 — Soma=29

18-Está(ao) correta(s):

a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) I, II e III.

I. Correta — a distância entre eles e um ponto fixo na pista está variando de um mesmo valor num mesmo intervalo de tempo.

II. Correta — a distância entre eles não está variando.

III. Falsa — o referencial pode ser colocado em qualquer corpo.

R- D

19- Pelas informações do quadro Note e adote, quando os raios x atingem qualquer um dos objetos ocorre uma diminuição (a absorção da radiação é proporcional á espessura do material) na intensidade da radiação informada no detetor — com o gerador-receptor movendo-se para a direita na direção x (indicação I) — primeiro as radiações

atingem o cilindro, provocando uma diminuição de intensidade de formato semi-circular (I), em seguida, ao atravessar todo cilindro retorna à situação original (II) — em seguida, atinge o paralelepípedo adquirindo seu formato retangular (III) — então, aos atravessar o paralelepípedo retorna à posição original (IV) — agora o conjunto gerador-detetor está se movendo na direção vertical, para cima — primeiro tem uma diminuição no formato retangular do paralelepípedo (I)

e logo depois da circunferência até acabar a passagem pelo cilindro (II) — aí, o formato da diminuição volta a ser retangular (III) — então, após essa passagem volta à situação original.

R- D.

20- a) Chamando de 0 o centro da Terra e de S o ponto onde está o satélite, você terá para qualquer um dos dois triângulos abaixo — cosβ=cateto adjacente/hipotenusa=6400/(6400 + 6400)=1/2 — β=60o=π/3 rad (figura 1) —

http://www.fisicaevestibular.com.br/Universidades2013/Imagens/Unicamp13/image050.jpg

mas, observe na figura 2 que α=2β=120o=2π/3 rad — α = comprimento do arco AB/R — 2π/3 = SAB/6400 — SAB=12800π/3= 12800.3/3 — SAB=12800km.

b) Observe o triângulo abaixo — utilizando o teorema dos cossenos — d2=(OS)2 + (OC)2 – 2.(OS).(OC).cosθ —

http://www.fisicaevestibular.com.br/Universidades2013/Imagens/Unicamp13/image051.jpg

d2=(12800)2 + (6400)2 + 2.(12800).(6400).(3/4)
d=6400√2 km.

21- Essa escala fornecida quer dizer que cada 1cm medido no
mapa vale na realidade 50.000cm=5.104cm=5.104x 10-5km=5.10-1km=0,5km
— como a cidade tem 4,5km você pode usar uma regra de três
— 1cm – 0,5km — kcm – 4,5km —
k=4,5/0,5 — k=9cm — R- A.

22-Quando se desliga o pedal da embreagem mantendo pressionado o acelerador, o carro acelera — R- C.

Confira os Exercícios