Exercícios – Conceitos e definições – movimento e repouso

Conceitos e definições – movimento e repouso

Exercícios

01-(UFB) Um pássaro está voando e se afastando de uma árvore. Em relação ao pássaro, a árvore está em repouso ou em movimento?

02-(UFB) Uma bicicleta está se deslocando horizontalmente para o leste com velocidade constante. Pede-se:

a) O celim (banco) está em repouso ou em movimento em relação ap pneu?

b) Esboce a trajetória de um ponto do pneu, vista por um observador fixo no solo.

03-(ENEM-MEC) Em certa cidade, algumas de suas principais vias tem a designação “radial” ou “perimetral”, acrescentando-se ao nome da via uma referência ao ponto cardeal correspondente. As ruas 1 e 2 estão indicadas no esquema em que não serão explicitados os pontos cardeais.

Os nomes corretos das vias 1 e 2 podem, respectivamente ser:

a) perimetral sul, radial leste
b) perimetral sul, radial oeste
c) perimetral norte, radial oeste
d) radial sul, perimetral norte
e) radial sul, perimetral oeste.

04-(UEPB) Um professor de física verificando em sala de aula que todos os seus alunos encontram-se sentados, passou a fazer algumas afirmações para que eles refletissem e recordassem alguns conceitos sobre movimento.

Das afirmações seguintes formuladas pelo professor, a única correta é:

a) Pedro (aluno da sala) está em repouso em relação aos demais colegas , mas todos nós estamos em movimento em relação à Terra.

b) Mesmo para mim (professor), que não paro de andar, seria possível achar um referencial em relação ao qual eu estivesse em repouso.

c) A velocidade dos alunos que eu consigo observar agora, sentados em seus lugares, é nula para qualquer observador humano.

d) Como não há repouso absoluto, nenhum de nós está em
repouso, em relação a nenhum referencial.

e) O Sol está em repouso em relação a qualquer referencial.

05-(UEM-PR) Um trem se move com velocidade horizontal constante. Dentro dele estão o observador A e um garoto, ambos parados em relação ao trem. Na estação, sobre a plataforma, está o observador B, parado em relação a ela. Quando o trem passa pela plataforma, o garoto joga uma bola verticalmente para cima.

Desprezando a resistência do ar, podemos afirmar que:

(01) – o observador A vê a bola se mover verticalmente para cima e cair nas mãos do garoto.

(02) – o observador B vê a bpla descrever uma parábola e cair nas mãos do garoto.

(04) – os dois observadores vêem a bola se mover numa mesma trajetória

(08) – o observador A vê a bola descrever uma parábola e cair atrás do garoto.

(16) o observador B vê a bola se mover verticalmente e cair atrás do garoto.

Dê com resposta a soma dos números associados às proposições corretas.

06-(UFU-MG) De um avião que voa de leste para oeste com velocidade constante, abandona-se uma bomba. Despreze o atrito com o ar e esboce a trajetória da bomba quando vista:

a) em relação a um observador fixo no solo

b) em relação a um observador no avião

07-(CESGRANRIO-RJ) Um trem se desloca numa estrada retilínea com velocidade constante de 80km/h. Ao passar por uma estação, um objeto, inicialmente preso ao teto do trem, cai. Descreva a trajetória do objeto, vista por um passageiro parado dentro do trem.

08-(UFMG) Observe esta figura.

Daniel está andando de skate em uma pista horizontal. No instante t1, ele lança uma bola, que, sobe verticalmente. A bola sobe alguns metros e cai, enquanto Daniel continua a se
mover em trajetória retilínea, com velocidade constante.

No instante t2, a bola à mesma altura de que foi lançada. Despreze os efeitos da resistência do ar.

Assim sendo, no instante t2, o ponto em que a bola estará, mais provavelmente é:

a) K
b) L
c) M
d) qualquer um, dependendo da velocidade de lançamento.

09-(PUC-SP) A afirmação “todo movimento é relativo” significa que:

a) Todos os cálculos de velocidade são imprecisos.
b) Não existe movimento com velocidade constante.
c) A velocidade depende sempre de uma força.
d) A velocidade depende sempre de uma aceleração
e) A descrição de qualquer movimento requer um referencial.

10-(PUC-SP) Leia com atenção a tira da Turma da Mônica mostrada a seguir e analise as afirmativas que se seguem, considerando os princípios da Mecânica Clássica.

I. Cascão encontra-se em movimento em relação ao skate e também em relação
ao amigo Cebolinha.

II. Cascão encontra-se em repouso em relação ao skate, mas em movimento em
relação ao amigo Cebolinha.

III. Em relação a um referencial fixo fora da Terra, Cascão jamais pode estar em
repouso.

Estão corretas:

a) apenas I
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) I, II e III

11-(Cefet-PR) Imagine um ônibus escolar parado no ponto de ônibus e um aluno sentado em uma de suas poltronas.
Quando o ônibus entra em movimento, sua posição no espaço se modifica: ele se
afasta do ponto de ônibus. Dada esta situação, podemos afirmar que a conclusão
ERRADA é que:

a) o aluno que está sentado na poltrona, acompanha o ônibus, portanto também se afasta do ponto de ônibus.

b) podemos dizer que um corpo está em movimento em relação a um referencial quando a sua posição muda em relação a esse referencial.

c) o aluno está parado em relação ao ônibus e em movimento em relação ao ponto de ônibus, se o referencial for o próprio ônibus.

d) neste exemplo, o referencial adotado é o ônibus.

e) para dizer se um corpo está parado ou em movimento, precisamos relacioná-lo a um ponto ou a um conjunto de pontos de referência.

12-(UFB) Você, ditado confortavelmente e imóvel na rede em sua casa de praia em Ilha Bela, está em repouso ou em movimento?

13-(UFMG) Júlia está andando de bicicleta com velocidade constante, quando deixa cair uma moeda. Tomás está parado na rua e vê a moeda cair.

Considere desprezível a resistência do ar. Assinale a alternativa em que melhor estão representadas as trajetórias da moeda, como observadas por Júlia e por Tomás.

14-(Ufrj-RJ-2008) Heloísa, sentada na poltrona de um ônibus, afirma que o passageiro sentado à sua frente não se move, ou seja, está em repouso. Ao mesmo tempo, Abelardo, sentado à margem da rodovia, vê o ônibus passar e afirma que o referido passageiro está em movimento.

De acordo com os conceitos de movimento e repouso usados em Mecânica, explique de que maneira devemos interpretar as afirmações de Heloísa e Abelardo para dizer que ambas estão corretas.

15-(UFSM-RS-011) Quando as posições relativas dos corpos mudam, percebe-se que existe movimento. Na Física, para descrever qualquer movimento, precisa-se, em primeiro lugar, estabelecer um referencial. Referencial é um sistema de três eixos ortogonais.

Em termos práticos, uma partícula muito distante de qualquer outra partícula ou corpo do Universo é uma partícula livre porque, sobre ela, não atua qualquer força.

Analise, então, as afirmativas:

I – Um referencial em que essa partícula está em repouso é um referencial inercial.

II – Qualquer outra partícula do Universo em repouso ou em MRU nesse referencial é uma partícula livre.

III – Qualquer outra partícula do Universo pode estar em repouso ou em MRU nesse referencial, desde que a soma das forças que atuam sobre ela seja zero.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) apenas I e III
e) I, II e III

16- (UNIMONTES-MG-011) Numa estrada retilínea, um ônibus viaja em MRU, percorrendo 1,8 km em 2 minutos.

Simultaneamente, uma pessoa viajando em MRU, na mesma estrada, no mesmo sentido em que se move o ônibus, gasta 30 minutos para percorrer os mesmos 1,8 km. Baseando-se nos dados acima, pode-se afirmar que o módulo da velocidade da pessoa em relação ao motorista do ônibus é

a) zero.
b) 14m/s.
c) 16m/s.
d) 15m/s.

17-(UEM-PR-012)

Sobre os conceitos de cinemática, assinale o que for correto.

01) Diz-se que um corpo está em movimento, em relação àquele que o vê, quando a posição desse corpo está mudando com o decorrer do tempo.

02) Um corpo não pode estar em movimento em relação a um observador e estar em repouso em relação a outro observador.

04) A distância percorrida por um corpo é obtida multiplicando-se a velocidade do corpo pelo intervalo de tempo gasto no percurso, para um corpo em movimento uniforme.

08) A aceleração média de um corpo é dada pela razão entre a
variação da velocidade do corpo e o intervalo de tempo decorrido.

16) O gráfico da velocidade em função do tempo é uma reta paralela ao eixo dos tempos, para um corpo descrevendo um movimento uniforme.

18-(UFSM-RS-012)

Numa corrida de revezamento, dois atletas, por um pequeno intervalo de tempo, andam juntos para a troca do bastão.

Nesse intervalo de tempo,

I – num referencial fixo na pista, os atletas têm velocidades iguais.

II – num referencial fixo em um dos atletas, a velocidade do outro é nula.

III – o movimento real e verdadeiro dos atletas é aquele que se refere a um referencial inercial fixo nas estrelas distantes.

19-(FUVEST-SP-013)

No experimento descrito a seguir, dois corpos, feitos de um mesmo material, de densidade uniforme, um cilíndrico e o outro com forma de paralelepípedo, são colocados dentro de uma caixa, como ilustra a figura abaixo (vista de cima).

Um feixe fino de raios X, com intensidade constante, produzido pelo gerador G, atravessa a caixa e atinge o detector D, colocado do outro lado.

Gerador e detector estão acoplados e podem mover-se sobre um trilho. O conjunto Gerador-Detector é então lentamente deslocado ao longo da direção x, registrando-se a intensidade da radiação no detector, em função de x. A seguir, o conjunto Gerador-Detector é reposicionado, e as medidas são repetidas ao longo da direção y. As intensidades I detectadas ao longo das direções x e y são mais bem representadas por

20–(UNICAMP-SP-013)

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Um satélite órbita a 6400km da superfície da Terra. A figura abaixo representa uma seção plana que inclui o satélite, o centro da Terra e o arco de circunferência AB. Nos pontos desse arco o sinal do satélite pode ser captado. Responda às questões abaixo, considerando que o raio da Terra também mede 6400km. (considere π=3).

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a) Qual o comprimento do arco AB indicado na figura?

b) Suponha que o ponto C da figura seja tal que cosθ= 3/4. Determine a distância d entre o ponto C e o satélite.

21-02-(UNICAMP-SP-013)

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Escala, em cartografia, é a relação matemática entre as dimensões reais do objeto e a sua representação no mapa.

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Assim, em um mapa de escala 1:50.000, uma cidade que tem 4,5 km de extensão entre seus extremos será representada com

a) 9 cm.
b) 90 cm.
c) 225 mm.
d) 11 mm.

22-(UFRR-RR-013)

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Um carro está estacionado com o motor ligado, o pedal do acelerador pressionado ao máximo e o pedal da embreagem também pressionado.

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De repente, desliga-se o pedal da embreagem e o carro se desloca com um movimento chamado de:

( a ) Uniforme;
( b ) Retilíneo;
( c ) Uniformemente acelerado;
( d ) Uniformemente retardado;
( e ) Uniformemente variado.

Confira as resoluções dos Exercícios