Óptica geométrica – Reflexão Total

Formulário completo de Física com informações úteis

(Dicas para vestibulares)

Óptica geométrica

Reflexão Total

Reflexão total – Ângulo Limite (L)

Informações úteis (dicas para vestibulares)

ângulo limite pode ser ângulo de incidência (fig. 1) ou ângulo de refração (fig. 2)

Reflexão normal ou externa é sempre acompanhada de dispersão, absorção e

refração, mas na reflexão total ou interna (como nos prismas ópticos) nenhuma luz se refrata, por isso a reflexão total é muito usada na prática, para substituir os espelhos por meios transparentes (vidros ou cristais de reflexão total) e nos instrumentos óticos.

Fibras ópticas

Utilizados em comunicações (rede telefônica, televisão por cabo, distribuição de energia elétrica), em medicina (sistemas de monitoração interna do corpo humano e instrumentação cirúrgica), etc.

Não importa a distância, levam a informação quase instantaneamente, ou seja, à velocidade próxima à da luz.

Brilho dos diamantes

 

Cor do Sol ao entardecer

Em virtude da refração na atmosfera terrestre, um observador na Terra pode ver o Sol mesmo quando esse está totalmente abaixo da linha do horizonte, como você pode observar na figura onde, à medida que os raios de luz provenientes do Sol penetram na

atmosfera da Terra, vão encontrando camadas de ar cada vez mais densas, mais refringentes e de maiores índices de refração e aproximam-se cada vez mais da normal sofrendo os desvios mostrados.

Esses desvios fazem com que a imagem que se observa do Sol ao amanhecer (antes de o Sol objeto aparecer) a e ao anoitecer (depois que o Sol objeto desapareceu) se encontre acima de sua real posição, tomando-se como referência o horizonte.

Então, como a atmosfera é transparente, mas não homogênea, os raios solares sofrem desvio ao atravessá-la, fazendo com que o pôr do sol seja uma miragem.

Como, na refração, as radiações de menor frequência (vermelha, amarela e alaranjada) sofrem menor desvio, o observador vê a imagem do Sol com predominância dessas cores, daí, aquele tom roseado.