Hidrostática – 05 – Teorema de Arquimedes – Empuxo

Formulário completo de Física com informações úteis

(Dicas para vestibulares)

Hidrostática – 05

Teorema de Arquimedes – Empuxo

Enunciado do princípio de Arquimedes

Expressão matemática do Empuxo

Informações úteis (dicas para vestibulares)

Expressão matemática do peso (força vertical e para baixo)

Qualquer corpo sólido, quando imerso no ar, também sofre empuxo, pois desloca um volume igual ao seu, de ar. Mas, esse empuxo é práticamente desprezível, porque o peso do volume da massa de ar deslocada é insignificante.

Causa do Empuxo

Os submarinos possuem tanques de ar (câmaras de flutuação) que são instaladas entre as estruturas interna e externa do casco, com paredes bem reforçadas para resistirem à pressão. O sobe e desce do submarino depende da quantidade de água nesses tanques, que podem aumentar ou diminuir devido ao ar comprimido.

Um pedaço de gelo flutua em equilíbrio térmico com certa quantidade de água depositada em um balde.

À medida que o gelo derrete nível da água no balde não se altera.

densidade do gelo é menor que a densidade da água, ou seja, o gelo ocupa mais espaço do que a quantidade de água equivalente.

Assim, o volume de água proveniente do gelo derretido é igual ao volume de gelo que estava imerso. Por esse motivo, o nível da água no balde não se altera.

Observação: Baseado nisso, observe que o derretimento de um iceberg (que fica flutuando parcialmente imerso na água) não altera o nível do mar o que ocorre no oceano Ártico.

Mas, existe muito gelo sobre as montanhas muito mais gelo sobre o continente do Polo Sul. É justamente este gelo que, ao derreter, escorre para o mar e contribui para o aumento do nível de água.