Eletrostática 01 – Carga elétrica

Formulário completo de Física com informações úteis

(Dicas para vestibulares)

Eletrostática 01

Carga elétrica

Corpos eletrizados

Informações úteis (dicas para vestibulares)

carga elétrica total de um corpo é uma grandeza quantizada, ou seja, ela é sempre múltiplo inteiro da carga elétrica elementar │e│= 1,6.10-19 C e Q/│e│= n (número inteiro.

Devido à facilidade de fornecer elétrons livres, alguns corpos (a maioria dos metais) são chamados de condutores elétricos e usados para fabricar os fios de cabos e aparelhos elétricos, pois são bons condutores do fluxo de elétrons livres.

Quando um condutor neutro (oco ou maciço) é eletrizado recebendo, por exemplo, elétrons, (figura A) esses elétrons em excesso se repelem e como o material é condutor (permitem a movimentação de elétrons livres) eles tendem a se deslocarem ficando o mais longe possível, que é sua superfície externa.

Se esse condutor inicialmente neutro perder elétrons ficará com excesso de prótons (figura B) que se repelem e que também se localizarão em sua superfície externa.

Todo condutor eletrizado, quando ligado a terra se descarrega.

Se ele estiver eletrizado com carga negativa, ao ser ligado à terra (ou tocado com o dedo, pois o corpo humano é bom condutor elétrico), o excesso de elétrons se desloca para a terra, deixando-o neutro.

Se ele estiver eletrizado com carga positiva, ao ser ligado à terra (ou tocado com o dedo), os elétrons da terra são atraídos para ele, descarregando-o.

Terra tem capacidade de descarregar qualquer corpo por ser praticamente neutra e muito grande.

Os átomos de algumas substâncias isolantes como a madeira seca, a mica, o vidro, a cerâmica, o plástico, a borracha, o ar seco, etc. não permitem a passagem do fluxo de elétrons ou deixam passar apenas um pequeno número deles.

Seus átomos têm grande dificuldade em ceder ou receber os elétrons livres, pois estão fortemente unidos às últimas camadas eletrônicas.

São os chamados materiais isolantes, usados para recobrir os fios, cabos e aparelhos elétricos.

Um corpo eletrizado pode atrair
um corpo neutro

Aproxima-se um condutor eletrizadopor exemplonegativamente de um condutor neutro, sem

encostar, mas bem próximos (figura 1).

Os elétrons livres do induzido serão repelidos, ficando o lado direito do induzido com excesso de elétrons e o lado esquerdo com falta de elétrons, fenômeno que recebe o nome de indução elétrica (figura 2).

Observe na figura 2 que a força de atração entre as cargas negativas e positivas é maior que a força de repulsão entre as cargas negativas porque a distância entre as cargas que se atraem é menor e, quanto menor a distância entre cargas de mesmo módulo, maior a força entre elas.

Portanto, um corpo eletrizado pode atrair um corpo neutro, por indução, figura 3.