Eletromagnetismo 07 – Força Eletromotriz Induzida – Transformadores

Formulário completo de Física com informações úteis

(Dicas para vestibulares)

Eletromagnetismo 07

Força Eletromotriz Induzida – Transformadores

Força eletromotriz induzida – Lei de Faraday

Força eletromotriz induzida pelo movimento

Intensidade da força eletromotriz Ԑ gerada por um condutor móvel se deslocando no interior de um campo magnético uniforme, formando uma espira.

Sentido da corrente elétrica induzida gerada por um condutor móvel se deslocando no interior de um campo magnético uniforme, formando uma espira.

Transformadores

Tipos de transformadores e equações

Informações úteis (dicas para vestibulares)

Usinas de energia elétrica

 As usinas geradoras de energia elétrica produzem corrente elétrica alternada que permite,

através de um transformador, elevar a tensão e, assimdiminuir a intensidade da corrente elétrica  diminuindo as perdas de energia por efeito Joule nas longas linhas de transmissão que ocorreriam se as correntes fossem muito elevadas.

Gráficos da força eletromotriz induzida e da corrente elétrica induzida

Observe as sequências abaixo onde uma espira de qualquer formato ou uma bobina (solenoide) inicia seu giro no sentido horário com velocidade angular W no interior de um campo magnético uniforme:

A corrente i inicia seu ciclo de período T quando t = 0 aumenta até atingir um valor máximo em t = T/4; diminui até se anular em t = T/2: inverte seu sentido e aumenta até atingir um valor máximo em módulo (mínimo) em t = 3T/4 e em seguida diminui até T ao chegar novamente a zero, quando reinicia um novo ciclo.