Dinâmica 1 – Primeira Lei de Newton

Formulário completo de Física com informações úteis

(dicas para vestibulares)

Dinâmica 1

Primeira Lei de Newton (Princípio da Inércia)

Informações úteis (dicas para vestibulares)

 Corpo se movendo em trajetória reta:

a) com velocidade vetorial constante (força resultante nula).

O móvel, enquanto a força resultante sobre ele for nulacontinuará se movendo em linha reta sempre com a mesma velocidade vetorial  (com intensidade, direção e sentido, constantes)

Um indivíduo no interior do móvel sentirá como se o veículo estivesse parado e, se ele atirar seu chaveiro verticalmente para cima, este cairá exatamente em suas mãos.

esfera sobre o apoio na primeira figuranão se moverá.

b) acelerando sob ação de uma força resultante diferente de zero, a favor do movimento deslocando o veículo para a direita. Considere o veículo inicialmente parado.

Por inércia, um indivíduo em pé em seu interior tenderá a manter seu estado de repouso a partir do instante em que o veículo acelera.

Ele se sentirá projetado para trás, pois seus pés acompanham o movimento do veículo. Pelo mesmo motivo a esfera sobre o apoio fixo se moverá para a esquerda.

Para não cair, o indivíduo em pé deve segurar em alguma parte do veículo que lhe aplicará uma força externa que o acelera junto com o veículo. No caso do motorista ou dos passageiros sentados esta força externa é aplicada pela poltrona.

Se o passageiro sentado jogar um chaveiro verticalmente para cima, este cairá atrás dele.

c)  freando sob a ação de uma força resultante diferente de zero, contra o movimento, tendendo a parar o veículo que se desloca para a direita.

Por inércia, um indivíduo em pé em seu interior tenderá a manter seu estado de movimento enquanto o veículo desacelera.

Ele se sentirá projetado para a frente, pois seus pés acompanham o movimento do veículo.

Pelo mesmo motivo a esfera sobre o apoio fixo se deslocará para a direita.

Para não cair, o indivíduo em pé deve segurar em alguma parte do veículo que lhe aplicará uma força externa que o desacelera junto com o veículo. Os passageiros e o motorista devem utilizar o cinto de segurança.

Porque usar cinto de segurança

A inércia de um corpo depende de sua massa, pois para acelerar ou frear um ônibus (maior massa) devemos aplicar uma força maior que aquela que usamos para acelerar ou frear um carro (menor massa).

Assim, quanto maior a massa de um corpo, maior será sua inércia.

Viagem espacial

Veículo efetuando uma curva.

Quando um veículo efetua uma curva, um indivíduo em seu interior, por inércia, tende a seguir em linha reta (tende a sair pela tangente, na direção e sentido do vetor velocidade que é sempre tangente à trajetória em cada ponto).

Se o carro da figura acima fizesse uma curva para a esquerda a pessoa se sentiria jogada para a direita, por inércia.

 

Centrífugas

Inércia em líquidos

Da mesma maneira, o sistema de vasos comunicantes da figura da esquerda abaixo está em equilíbrio no nível horizontal.

Se o sistema for acelerado para a direita por uma força resultante, por inércia, o líquido adquirirá o formato da figura da direita (observe-o atentamente).