Cinemática 11 – Lançamento horizontal

Formulário completo de Física com informações úteis

(dicas para vestibulares)

Cinemática 11

Lançamento horizontal

Colocando-se a origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo.

Decompõe-se, em cada instante o movimento em duas parcelas:

Segundo o eixo X   trata-se de um movimento horizontal uniforme com velocidade constante de intensidade Vo, que é a velocidade de lançamento  S = So + V.t  X= 0 + Vo.t   X = Vo.t

Segundo o eixo Y   trata-se de um movimento uniformemente variado com velocidade vertical inicia nula (Voy = 0, ou seja, é uma queda livre com o corpo abandonado da origem, sujeito apenas à aceleração da gravidade, de intensidade g, direção vertical e sentido para baixo

Equações:

S = So + Voy.t + at2/2   Y= 0 + 0.t + gt2/2  Y=g.t2/2

Vy = Voy + a.t   Vy= 0 + g.t   Vy = g.t

V2 = Vo2 + 2.a.ΔS   Vy2 = Voy2 + 2.g.Δh  Vy2 = 02 + 2.g.Δh   Vy2 = 2.g.Δh  

Informações úteis (Dicas)

 Observe na figura abaixo queà medida que o abacaxi vai caindo, a flecha também cai, na mesma proporção, pois ambos caem sujeitos apenas à ação da aceleração da gravidade g.

Então, se o garoto fizesse mira acima do abacaxi e ele não caísse, o garoto erraria o alvo, pois a flecha, à medida que avança na horizontal com velocidade constante Vo, também está caindo com velocidade Vy.

Se o instante da queda do abacaxi e do lançamento da flecha for simultâneo e a flecha mirada nele, os dois possuirão em cada instante, as mesmas velocidades horizontais e verticais atingindo sempre o abacaxi. 

Para se determinar o instante e a altura do encontro, você deve isolar o tempo na equação X = Vot    t =X/Vo e substituí-lo na equação da altura Y = gt2/2.