Cinemática 10 – LANÇAMENTO OBLÍQUO

Formulário completo de Física com informações úteis

(dicas para vestibulares)

Cinemática 10

LANÇAMENTO OBLÍQUO

Decomposição do movimento oblíquo

movimento oblíquo é decomposto num movimento segundo a direção horizontal (eixo X) e outro segundo a direção vertical (eixo Y).

 Assim, na direção vertical, você tem um lançamento vertical para cima, com aceleração igual à aceleração da gravidade  e velocidade inicial de lançamento Voy, tal que Voy=Vo.senα, onde α é o ângulo de lançamento.

Equações do movimento na direção vertical

Movimento parcial na direção horizontal (eixo X)

Sendo o movimento apenas na horizontal, a projeção do vetor aceleração da gravidade () no eixo X é nula, ou seja, na direção horizontal do lançamento oblíquo não existe aceleração e, nesse caso o movimento é uniforme (MU) com velocidade constante Vox = Vocosα.


Informações úteis (dicas)

Movimento parcial na Vertical (eixo Y)

 Na subida, o movimento é progressivo, pois o deslocamento ocorre no sentido crescente da trajetória, e retardado, pois o módulo da velocidade está diminuindo.

 Na descida, o movimento é retrógrado, pois o deslocamento ocorre nosentido decrescente da trajetória, e acelerado, pois o módulo da velocidade está aumentando.

 No ponto mais alto da trajetória, a velocidade do corpo se anula (Vy = 0), pois é o ponto em que o corpo inverte o sentido de seu movimento e nesse ponto a altura atingida pelo corpo é máxima.

 tempo de subida é igual ao tempo de descida.

 velocidade (Voy) de lançamento na origem é igual à mesma velocidade de chegada à origem, mas de sinal contrário (-Voy).

 Em qualquer ponto da trajetória o corpo tem duas velocidades de mesmo módulo, uma positiva na subida e uma negativa na descida.

Representação gráfica do movimento na vertical

Movimento parcial na direção horizontal (eixo X)

 

 alcance é máximo quando α = 45o e nesse caso o alcance Xmáx é quatro vezes maior que a altura máxima alcançada (hmáx   Xmáx = 4hmáx.

  

 Se os dois ângulos de lançamento forem complementares entre si 1 + α2 = 90o), e a velocidade inicial for a mesma, o alcance horizontal é o mesmo.

 Exemplo na figura acima.