Cinemática 1 – Introdução à cinemática (conceitos e definições)

Formulário completo de Física com informações úteis

(dicas para vestibulares)

Cinemática 1

Introdução à cinemática (conceitos e definições)

Partícula ou ponto material e corpo extenso

Se as dimensões (tamanho) de um móvel são desprezíveis em comparação com as dimensões dos outros corpos que participam do fenômeno em estudo, dizemos que se trata uma partícula ou ponto material. Se essas dimensões do corpo não podem ser desprezadas, ele é chamado de corpo extenso”.

Assim, um mesmo corpo pode ser um ponto material ou corpo extenso, dependendo da situação.

Se uma jamanta, por exemplo, de 50m de comprimento estiver em uma rodovia indo de São Paulo ao Rio de Janeiro, as suas dimensões não têm a menor importância no estudo do seu movimento, trata-se de um ponto material (figura 2); no entanto, se a mesma jamanta estiver percorrendo um quarteirão de 100m, suas dimensões não podem ser desprezadas e neste caso trata-se de um corpo extenso (figura1).

Repouso e movimento

Assim, no exemplo acima, a pessoa estará em movimento em relação à cidade, ou à uma árvore, ou aos trilhos e em repouso em relação ao trem (qualquer ponto fixo do trem).

Trajetória 

Pode ser considerada como sendo o lugar geométrico dos sucessivos pontos ocupados pelo móvel no decorrer do tempo ou também pode ser considerado como o caminho percorrido pelo móvel no decorrer do tempo.

 

Informações úteis (dicas)

 

Qualquer elemento do sistema solar e do Universo (planetas, estrela, satélites, etc.) está sempre em movimento um em relação ao outro.

 A trajetória de um corpo depende do referencial.

Exemplo: Considere um vagão passando por uma plataforma com velocidade constante, tendo em seu interior uma pessoa sentada e, na plataforma, outra pessoa observando o vagão passar.

Um lustre se desprende do teto. Observe nas figuras abaixo que cada pessoa, ou seja, cada referencial observará trajetórias diferentes para o lustre.

Para uma pessoa imóvel no vagão ou para qualquer referencial fixo no vagão a trajetória do lustre será uma reta vertical.

Um observador parado (referencial) na plataforma verá, à medida que o vagão vai passando, a

trajetória do lustre como um arco de parábola, pois ao mesmo tempo em que o lustre se desloca para a direita, ele cai em movimento vertical.