Resolução Comentada – Óptica Geométrica – Lentes – Construção geométrica de Imagens

Resolução Comentada

Óptica Geométrica

Lentes – Construção geométrica de Imagens

 

 01- R- C  —  leia informações abaixo: 

Lente – Dispositivo feito de material homogêneo e transparente no qual uma das superfícies é plana e a outra esférica ou as duas superfícies são esféricas.

Serão chamadas lentes delgadas quando sua espessura for desprezível em relação ao seu raio de curvatura que é o raio da(s) circunferências que as geraram..                                     

São:

Como normalmente temos lentes de vidro imersas no ar, então, neste caso, as lentes de bordas (extremidades) finas são lentes convergentes e lentes de extremidades grossas são lentes divergentes.

02- R- B  —  veja todos os casos de construções geométricas abaixo:

03- Veja os casos do exercício anterior e a figura abaixo

R- C

04- Se a imagem é nítida e o objeto está muito afastado (no infinito, os raios de luz incidem paralelamente ao eixo principal)), a linha tracejada está sobre o foco da lente (todo raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal atravessa a lente, todos eles passando pelo foco)  —  observe que na alternativa B a imagem tem o mesmo tamanho que o objeto e é invertida)  —  veja nos casos de construção de imagens em exercícios anteriores que, nesse caso, a imagem está sob o ponto anti-pricipal, de distância igual ao dobro da distância focal  —  R- B

05- Como a lente é divergente, os prolongamentos dos raios refratados devem passar por F’

R- B

06-  A lente é convergente (bordas finas) e o objeto está entre o foco e a lente e, traçando os raios

de luz, a imagem estará mais próxima de Q  —  R- B

07-  I- Trata-se de um espelho esférico côncavo com o objeto entre o foco e o espelho, que fornece uma imagem virtual, direita e maior que o objeto.

II- Trata-se de um espelho esférico convexo que fornece uma imagem virtual, direita e menor que o objeto.

III- Trata-se de uma imagem real, pois é projetada.

R- B

08- Lente L1  —  traçando os raios de luz notáveis você determina a primeira imagem A’B’ (real,

invertida e maior) fornecida pela lente L1  —  essa imagem A’B’ agora é objeto para a segunda lente L2  —  traçando os novos raios notáveis  você determina a imagem final A’’B’’ fornecida pela lente L2 e que é vista como sendo real, direita e maior em relação ao objeto original. 

R- C

 

Voltar para os exercícios