ENEM – 2020 – CINEMATICA

MECÂNICA

Cinemática

Movimento Uniforme (MU)

01- (ENEM-MEC-019)

A agricultura de precisão reúne técnicas agrícolas que consideram particularidades locais do solo ou lavoura a fim de otimizar o uso de recursos.

Uma das formas de adquirir informações sobre essas particularidades é a fotografia aérea de baixa altitude realizada por um veículo aéreo não tripulado (vant).

Na fase de aquisição é importante determinar o nível de sobreposição entre as fotografias.

A figura ilustra como uma sequência de imagens é coletada por um vant e como são formadas as sobreposições frontais.

operador do vant recebe uma encomenda na qual as imagens devem ter uma sobreposição frontal de 20% em um terreno plano. Para realizar a aquisição das imagens, seleciona uma altitude H fixa de voo de 1 000 m, a uma velocidade constante de 50 m/s.

abertura da câmera fotográfica do vant é de 90°. Considere tg(45°) = 1.

Com que intervalo de tempo o operador deve adquirir duas imagens consecutivas?

(A) 40 segundos.

(B) 32 segundos.

(C) 28 segundos.

(D) 16 segundos.

(E) 8 segundos.

Na figura abaixo temos duas fotos sucessivas sendo uma tirada quando a vant está no ponto A e a outra quando está no ponto B, separados por um intervalo de tempo e distantes d’ entre si.

Para facilitar vamos primeiro achar a distância d’ percorrida pela vant entre essas duas posições supondo que não tenha havido sobreposição frontal (figura abaixo).

R- B

02- (ENEM-MEC-018)

R- A

 

03- (ENEM-MEC-017)

Em um teleférico turístico, bondinhos saem de estações ao nível do mar e do topo de uma montanha. travessia dura 1,5 minuto ambos os bondinhos se deslocam à mesma velocidade.

Quarenta segundos após o bondinho A partir da estação ao nível do mar, ele cruza com o bondinho B, que havia saído do topo da montanha.

Quantos segundos após a partida do bondinho B partiu o bondinho A?

(a) 5. (b) 10. (c) 15. (d) 20. (e) 25

Se até o encontro A se moveu durante 40 s B durante 50s, então B partiu 10 s depois de A.

R- B

Ou, simples raciocínio: Se, quando eles se encontram A se moveu durante 40 s, então com a mesma velocidade, B se moveu durante (90 – 40 = 50 s) o que significa que B partiu 10 segundos depois de A

 

04(ENEM-MEC-017)

Movimento Circular Uniforme (MCU)

 

05(ENEM-MEC-017)

Pivô central é um sistema de irrigação muito usado na agricultura, em que uma área circular é projetada para receber uma estrutura suspensa.

No centro dessa área, há uma tubulação vertical que transmite água através de um cano horizontal longo, apoiado em torres de sustentação, as quais giram, sobre rodas, em torno do centro do pivô, também chamado de base, conforme mostram as figuras.

Cada torre move-se com velocidade constante.

Um pivô de três torres (T1, T2 e T3) será instalado em uma fazenda, sendo que as distâncias entre torres consecutivas bem como da base à torre T1 são iguais a 50 m.

O fazendeiro pretende ajustar as velocidades das torres, de tal forma que o pivô efetue uma volta completa em 25 horas. Use 3 como aproximação para π.

Para atingir seu objetivo, as velocidades das torres T1, T2 e T3 devem ser, em metro por hora, de

 

Trata-se de um movimento circular uniforme (MCU) cuja equação da velocidade está definida abaixo:

Como o pivô deve efetuar uma volta completa a cada 25 h período do pivô e de cada uma das torres que o acompanha em seu movimento é de T1 = T2 = T3 = 25h.

Se as distâncias entre torres consecutivas bem como da base à torre T1 são iguais a 50 m, você tem R1 = 50m, R2 = 100 m e R3 = 150m.

Torre 1  V1 =   =   V1 = 12 m/h.

Torre 2  V2 =   =   V1 = 24 m/h.

Torre 3  V1 =   =   V1 = 36 m/h.

R- A

 

06(ENEM-MEC-017)

Durante um passeio em uma bicicleta desse tipo, deseja-se fazer um percurso o mais devagar possível, escolhendo, para isso, uma das seguintes combinações de engrenagens (coroa x catraca):

combinação escolhida para realizar esse passeio da forma desejada é

Basta prestar atenção no enunciado que afirma que o número de voltas efetuadas pela roda traseira a cada pedalada é calculado dividindo-se a quantidade de dentes da coroa pela quantidade de dentes da catraca e, fazendo isso você obtém a tabela abaixo:

Você deve escolher a menor razão que é aquela em que a roda traseira percorre a menor distância para fazer o percurso o mais devagar possível, fornecida pela alternativa IV.

R – D

Movimento Uniformemente Variado (MUV)

07(ENEM-MEC-017)

08(ENEM-MEC-017)