Resolução Comentada – Eletrostática Processos de Eletrização – Corpos eletrizados

Resolução Comentada  

Eletrostática

Processos de Eletrização – Corpos eletrizados

 

 01-(UFPE-PE)

 Condutores são os materiais que permitem que as cargas (elétrons livres) se movimentem com facilidade no seu interior  —  os metais, de uma maneira em geral, são bons condutores  —  assim, alumínio, ouro e mercúrio são os três dos materiais citados, bons condutores de eletricidade  — 

R- D  —  lembre-se de que o Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente.

02- (UFMG-MG)

Isolantes são os materiais que não permitem que as cargas (elétrons livres) se movimentem com facilidade no seu interior  —  como os metais, de uma maneira em geral, são bons condutores, um isolante não pode ser metálico  —  R- E.

03-(PUC-SP)

 As cargas elétricas escoam do metal para o corpo humano e depois para o solo, pois todos são bons condutores  —  R- C

04- (PUC-RS)

Quando uma nuvem eletrizada por atrito, com excesso ou falta de elétrons passa perto do para-raio, por indução aparece nele uma carga elétrica de sinal oposto ao da nuvem. Então a carga da nuvem é atraída, dá-se o raio entre a nuvem e o para-raio, e assim a carga da nuvem é escoada para a Terra  —  R- D

05-(UFRN-RN)

Os átomos dos metais (ferro, ouro, platina, cobre, prata e outros), corpo humano, o solo, o ar úmido, etc. têm seus elétrons da última camada eletrônica fracamente unidos, e podem perdê-los com facilidade. Esses elétrons recebem o nome de elétrons livres e são eles (partículas negativas que se deslocam)  —  R- B.

 

06-(FURG-RS)

O modelo atômico, válido atualmente, tem as seguintes características:

 Os elétrons possuem carga negativa, massa muito pequena e se movem em órbitas ao redor do núcleo atômico e são fracamente ligados ao átomo.
 O 
núcleo atômico está localizado no centro do átomo e é constituído por prótons que são partículas de carga positiva, cuja massa é aproximadamente 2.000 vezes superior a massa do elétron, e por nêutrons, partículas sem carga e com massa ligeiramente superior à dos prótons e essas partículas estão unidas por forças nucleares.
As cargas do elétron e do próton são opostas e convencionou-se atribuir ao elétron carga negativa e ao próton, carga positiva. Essas cargas têm o mesmo módulo, mas sinais diferentes, esse valor tem como símbolo
 e, denominado quantidade de carga elementar e de valor, em módulo e=1,6.10-19 C (coulomb (C), unidade de carga elétrica no sistema internacional SI).

R- C.

07- (UEL-PR)

Devido ao atrito com o ar seco o automóvel se transforma num condutor eletrizadoque, quando ligado a terra se descarrega. Se ele estiver eletrizado com carga negativa, ao ser ligado à terra (ou tocado com o dedo, pois o corpo humano é bom condutor elétrico), o excesso de elétrons se desloca para a terra, deixando-o neutro. Se ele estiver eletrizado com carga positiva, ao ser ligado à terra (ou tocado com o dedo), os elétrons da terra são atraídos para ele, descarregando-o. A Terra tem capacidade de descarregar qualquer corpo por ser praticamente neutra e muito grande  —  

R- A.

08- (UEPB-PB)

Apenas a II é falsa  —  esse processo é conhecido por eletrização por contato  —  R- D

09- (UFPEL-RS)

 Bastão de vidro com carga positiva ao ser colocado em contato com a esfera A e ambos ficam eletrizados com carga positiva  —  as cargas positivas da esfera A induzem cargas negativas na B e positivas na C  —  B de carga negativa, quando próxima da D provoca uma separação de cargas na mesma e, quando a D é ligada à terra elétrons escoam deixando-a com carga positiva  —   R- E

10- (UFJF-MG)

O bastão eletrizado com cargas positivas provoca uma indução eletrostática (separação de cargas nas três esferas neutras que, quando unidas, se comportam como um único corpo condutor))  —  atrais as cargas negativas para a esfera 1, deixando um excesso de cargas positivas na esfera 3  —  quando separadas ficam como na alternativa  E  —  R- E.

 

11- (FUVESP-SP)

Na situação I, se você aproximar as duas cargas negativas da esquerda, girando levemente a barra B no sentido horário, você fará com que d1<d2 e consequentemente F1>F2  —  então surgirá um torque restaurador fazendo com que a barra B gire no sentido anti-horário retornando à situação inicial (equilíbrio estável) —  da mesma maneira, ainda na situação I, se você afastar as duas cargas negativas da esquerda girando levemente a barra B no sentido anti-horário, você fará com que d1>d2 e consequentemente F1<F2  —  então surgirá um torque restaurador fazendo com que a barra B gire no sentido horário retornando à situação inicial (equilíbrio estável) —  portanto, na situação I o equilíbrio será estável.

Na situação II, se você aproximar as duas cargas da esquerda, girando levemente a barra B no sentido horário, você fará com que d3<d4 e consequentemente F3>F4  —  então surgirá um torque fazendo com que a barra B continue girando no sentido horário se afastando ainda mais da situação inicial, gerando assim um equilíbrio instável  —  o mesmo ocorrerá se você aproximar, na situação II as duas cargas da direita  —  portanto, na situação II o equilíbrio será instável.

R- E.

12- (PUC-PR)

 a) Falsa  —  corpos neutros não sofrem forças de interação entre si.

b) Falsa  —  o fenômeno da indução faz surgirem nas folhas e nas gotas cargas elétricas de sinais opostos.

c) Falsa  —   quanto mais próximas estiverem gotas e folha maior será a força de atração.

d) Correta.

e) Falsa  —   o campo elétrico surge no sentido das gotas para as folhas.l

R- D.

13-(COLÉGIO NAVAL-RJ) 

 a) Falsa  —  o polo sul geográfico é um pólo norte magnético e haverá repulsão entre eles, pois polos de mesmo nome se repelem.

b) Falsa  —  eletroímãs não transferem elétrons para o núcleo de ferro. O núcleo serve para reforçar o campo magnético da bobina.

c) Correta.

d) Falsa  —  os isolantes também trocam cargas, porém elas ficam distribuídas na superfície externa, não penetrando no material.

e) Falsa  — o corpo eletrizado positivamente perdeu elétrons para o corpo eletrizado negativamente. 

R- C

 Voltar para os exercícios