Resolução Comentada – Eletrostática – Campo Elétrico – Potencial Elétrico

 Resolução Comentada

Eletrostática

Campo Elétrico – Potencial Elétrico

01-(ENEM-MEC)

A despolarização ocorre na fase em que o potencial atinge o limiar (linha tracejada) e sobe, que é a fase 0  —   repolarização ocorre quando o potencial está voltando ao potencial de repouso, o que ocorre na fase 3. 

R- B

 

02- (ENEM-MEC)

Poder das pontas – se o campo elétrico que está próximo das pontas de certo condutor estiver muito intenso com uma quantidade maior de cargas elétricas, ele pode ionizar os átomos dos

elementos que formam o ar, que passa a não ser mais um isolante, tornando-se assim um condutor elétrico, e o condutor se descarrega através das pontas. Esse fenômeno é chamado poder das pontas e é baseado nele o funcionamento dos pára-raios  —  portanto, nas pontas de um condutor eletrizado, encontramos uma quantidade maior de cargas por unidade de área  —  R- A.

03-(ENEM-MEC) 

Blindagem eletrostática – Se, no interior de um condutor oco em equilíbrio eletrostático o campo elétrico é nulo, qualquer aparelho elétrico e eletrônico, quando colocado em seu interior ficará protegido de influências perturbadoras externas  —  esse fenômeno foi comprovado experimentalmente por Michael Faraday ao encerrar-se no interior de uma gaiola condutora, ondeverificou não haver manifestação de fenômenos elétricos no seu interior. Essa gaiola deve ser feita de material condutor de eletricidade e não precisa ser contínua, podendo ser uma rede metálica, por isso recebeu o nome de gaiola.


Foi adaptada para proteger instrumentos e aparelhos de grande sensibilidade colocados em seu interior. Observe na figura abaixo que a esfera do pêndulo eletrostático quando está no interior da gaiola, não sofre influências elétricas da esfera externa eletrizada.

A blindagem eletrostática (gaiola de Faraday) também é utilizada nos carros e aviões, oferecendo

 

proteção contra descargas elétricas. Construções também são feitas utilizando blindagem eletrostática, a fim de proteger seus equipamentos elétricos e eletrônicos

R- B

 

04-(UERJ-RJ)

A intensidade da força f entre duas cargas elétricas iguais q separadas por uma distância r é fornecida por f=k.q.q/r2  —  entre as cargas 2q e 3q separadas pela mesma distância r será  —  f’=k.2q.3q/r2=6k.q.q/r2=6f  — f’=6f  —  R- E.

 

05-(FGV-SP)

 Força elétrica  —  Fe=KQq/d2  —  força gravitacional  —  FG=GMm/d2  —  igualando-as  —  KQq/d2 = GMm/d2  —  KQ2/d2 = GM2/d —  M2Q2=KG  —  MQ=√(KG)  —  R- C

06- (UFPE-PE)

 Quando r=3m  —  F=2,5.10-4N  —  F=KQq/r2  —  2,5.10-4=9.109.Q.Q/32  —  Q2=2,5.10-13=25.10-14  —  Q=5.10-7C  —  R- E

 

07-(UFG-GO)

 Observe as figuras abaixo:

R- D

08-(FGV-SP)

 Em cada uma das extremidades das quatro diagonais que passam pelo centro do cubo há duas

cargas de mesmo módulo e de mesmo sinal. Elas exercem na carga central (também de mesmo sinal e mesmo módulo que as dos vértices) forças de mesma intensidade e de sentidos opostos. Portanto, essas forças se equilibram, sendo então nula a resultante dessas forças. 

R- A

09-(FUVEST-SP)

I. Certo  —  só surge força sobre a carga se existir campo elétrico que origina essa força.

II. Certo  —  se não tiver carga, pode existir o campo elétrico sem existir força elétrica.

III. Errado —  não surgirá força sobre a carga se não houver campo elétrico

R- D

10-(UCSal-BA)

  O ponto P onde o campo elétrico resultante deve se anular deve estar à direita de Q (observe

figura)  — a carga – 4Q cria campo de aproximação e a carga + Q, de afastamento  —  E1=K4Q/d2  — E2=KQ/(d – 3)2  —  E1=E2  —  4KQ/d2=KQ/(d – 3)2  —  (d – 3)2/d2=1/4  —  (d – 3)/d=1/2  —  d=6 unidades  —  é nulo no ponto 10.   

R- A

11-(FUVEST-SP)

 A única alternativa em que o objeto com carga positiva não é desviado (força resultante nula) durante a queda é a E (veja figura abaixo):

E (veja figura acima).

R- E

 

12-(FUVEST-SP)

 Os nêutrons não sofrem desvio e o campo elétrico desvia os prótons para baixo (são repelidos pela placa positiva)   R- E

13-(UFMS-MS)

R- C  —  os dipolos estão flutuando  —  as forças peso e elétrica se anulam  —  observe que os dipolos ficarão alinhados predominantemente na direção vertical com as cargas negativas voltadas para baixo (repulsão) e as positivas para cima (atração)

 

14-(FATEC-SP)

Comentário: materiais metálicos apresentam maior condutividade elétrica, por isso são mais facilmente polarizados e atraídos por campos elétricos externos. 

R- B

15-(UFV-MG)

Saem da A e da C (positivas) e chegam a B (negativa)  —  R- E

16-(PUC-RS)

 Os pontos devem estar equidistantes de Q  —  veja figura abaixo:

R- B

17-(UNIFESP-SP)

Todos os pontos de cada superfície equipotencial possuem o mesmo potencial elétrico  —  o trabalho realizado para levar a carga de um ponto ao outro independe da trajetória, dependendo apenas  do potencial nos pontos inicial e final  —  W=q(VA – VB)  —  observe que a maior ddp (VA – VB) é a da trajetória V  —  R- E

 

18-(ITA-SP)

Kq1/d1 + Kq2/(6 – d1)=0  —  K.1/d1 – K.2/(6 – d1)=0  —  d1=2m  —  potencial é nulo a 2m de d1, ou seja,

 nos pontos x=-4m e

x=4m e, em todos os pontos que constituem uma esfera de raio 4m (superfície equipotencial)  — 

R- A

19-(UFV-MG)

Blindagem eletrostática – Se, no interior de um condutor oco em equilíbrio eletrostático o campo elétrico é nulo, qualquer aparelho elétrico e eletrônico, quando colocado em seu interior ficará protegido de influências perturbadoras externas.

Esse fenômeno foi comprovado experimentalmente por Michael Faraday ao encerrar-se no interior de uma gaiola condutora, onde verificou não haver manifestação de fenômenos elétricos no seu interior. Essa gaiola deve ser feita de material condutor de eletricidade e não precisa ser contínua, podendo ser uma rede metálica, por isso recebeu o nome de gaiola.

Foi adaptada para proteger instrumentos e aparelhos de grande sensibilidade colocados em seu interior. Observe na figura abaixo que a esfera do pêndulo eletrostático quando está no interior da gaiola, não sofre influências elétricas da esfera externa eletrizada.

A blindagem eletrostática (gaiola de Faraday) também é utilizada nos carros e aviões, oferecendo proteção contra descargas

 elétricas. Construções também são feitas utilizando blindagem eletrostática, a fim de proteger seus equipamentos elétricos e eletrônicos.

 R- D 

20-(UFRGS)

Todo excesso de carga tenderá a repelir e ficarão concentrados na superfície da esfera  externa  —R- E

21-(UEG-GO) 

Veja teoria em fisicaevestibular.com.br- eletricidade eletrostática- Condutor em equilíbrio eletrostático – Blindagem eletrostática  —  R- D

 

 

22-(UFMS-MS) 

 I. Correta  —  com S1 ligada, cargas elétricas negativas do gerador fluirão até a esfera condutora maciça eletrizando-a, que por sua vez induzirão cargas positivas na superfície externa da casca esférica condutora que também induzirão cargas no pêndulo, que continua neutro, atraindo-o por indução elétrica. 

II. Correta  —  veja em fisicaevestibular o processo de eletrização por indução.

III. Falsa  —  a casca esférica eletrizada origina campo elétrico ao seu redor.

IV. Correta  —  veja 02

V. Falsa  —  veja 01

R- A

 

Voltar para os exercícios