Segunda lei de Ohm (Resistividade)

Segunda lei de Ohm (Resistividade)

 

Através de pesquisa, Ohm descobriu que a resistência elétrica de um condutor, mantida a temperatura constante, depende de três fatores:

 A resistência elétrica R é diretamente proporcional ao comprimento L do fio.

Considere um fio metálico condutor de mesmo material (por exemplo,cobre Cu) e mesma área de seção transversal S, submetido a uma diferença de potencial constante U.

Experimentalmente constata-se que R é diretamente proporcional a L, ou seja, a um comprimento duplo corresponde uma resistência dupla, a uma comprimento triplo, resistência tripla, etc.

  A resistência elétrica R é inversamente proporcional à área se seção reta transversal (S).

No esquema abaixo, os fios são de mesmo material e mesmo comprimento L, mas com seções retas (espessuras) de áreas S diferentes.

Nesse caso, a resistência R é inversamente proporcional a S, ou seja, que, à área de seção transversal dupla, a resistência cai pela metade; à área tripla, resistência três vezes menor, etc..

A resistência elétrica R depende do material que constitui o corpo.

 Fios de mesmo comprimento L e mesma área de seção transversal S, mas, de materiais diferentes, apresentam diferentes resistências elétricas.

À essa dependência do valor da resistência em relação ao material que constitui o resistor, chama-se resistividade do material e representa-se pela letra grega ρ “rô”.

 

Pode-se representar matematicamente os três fatores acima pela equação:

Dedução da unidade da resistividade (ρ) no sistema internacional de unidades (SI) 

O que você deve saber, informações e dicas

Quando você afirma, que a resistividade do alumínio no SI é ρAl = 2,8.108 Ωm, você quer dizer que um condutor de alumínio, com 1m de comprimento e 1m2 de área de seção reta transversal, tem uma resistência de R = 2,8.108 Ω, mantida a temperatura constante, no nosso exemplo a 20oC.

Tabela com os valores da resistividade de alguns materiais

Reostatos

 Reostatos são resistores variáveis cuja finalidade é adaptar a intensidade da corrente elétrica a valores desejados.

Tipos de reostatos:

Os principais tipos de reostatos são    reostato de cursor  variando o cursor você está

variando a resistência (figura 1)    reostato de pontos em cada posição da chave a resistência elétrica tem um determinado valor (figura 2).

 

Confira os exercícios com resolução comentada