Resistores – Primeira lei de Ohm

Resistores – Primeira lei de Ohm – Potência elétrica de um resistor

Efeito Joule

 Efeito Joule   num condutor metálico, os elétrons livres da corrente elétrica, durante suas movimentações, sofrem continuamente colisões com os átomos da rede cristalina desse condutor, transferindo a eles  parte de sua energia cinética e, como resultado, os átomos do condutor, como um todo, passam a vibrar com uma energia maior.

Esse aumento do “nível de vibração” dos átomos do condutor provocam um aumento de sua temperatura, fazendo-o liberar energia térmica (calor). Esse fenômeno é denominado efeito Joule.

Geradores e receptores

  Geradores Nos circuitos elétricos existem, além de outros elementos, os geradores cuja função é transformar qualquer tipo de energia em energia elétrica.Exemplos: pilhas e baterias, nas

quais ocorrem a conversão de energia química em energia elétrica. Nas usinas hidrelétricas ocorre a transformação de energia mecânica das águas em movimento em energia elétrica, através de geradores, etc.

Resistores

 Um ohm (1Ω) é o valor da resistência elétrica entre dois pontos P e Q de um condutor quando, sob diferença de potencial de 1 volt (1V) é percorrido por umacorrente elétrica constante de 1 ampère (1A).

  Representação simbólica de um resistor:

Quanto maior a inclinação da reta, maior será o ângulo, sendo, portanto, maior a resistência do condutor (resistor).

Potência elétrica de um condutor resistivo (resistor)

O que você deve saber, informações e dicas

 

Devemos observar que a resistência elétrica do resistor depende apenas do resistor e da sua temperatura e que 1 W = 1 V.1 A.

Costumamos freqüentemente utilizar múltiplos do ohm 1kW = 103 W e 1 MW = 106 W.

Os metais, na sua maioria, são resistores ôhmicos quando mantemos constantes suas temperaturas

pois, quanto maior a temperatura desses resistores maior o movimento vibratório de suas moléculas e átomos, dificultando a passagem da corrente elétrica(movimento de elétrons livres) e aumentando assim, sua resistência elétrica.

A resistência elétrica de um condutor depende dos pontos onde você está medindo a diferença de potencial. Assim, para uma mesma tensão U, quanto maior for a distância entre os dois pontos, maior será o valor da resistência elétrica e conseqüentemente menor será o valor da corrente elétrica i, pois, nesse caso, naexpressão R=U/i, i é inversamente proporcional a R, com U permanecendo constante..

 

 

A corrente elétrica tem sempre sentido do maior para o menor potencial, pois, durante o percurso há  “perda”, ou seja, transformação de energia elétrica em energia térmica “efeito Joule”, ficando o potencial final menor que o inicial..

 

Um ohm (1Ω) é o valor da resistência elétrica entre dois pontos P e Q de um condutor quando, sob diferença de potencial de 1 volt.

Chama-se supercondutividade ao fenômeno pelo qual a resistência de certos metais se anula à temperaturas muito baixas.

Chama-se supercondutor ao condutor que está com resistividade (proporciona à resistência) nula.

 A temperatura em que o metal se torna supercondutor é próxima do zero absoluto e varia de metal para metal.

Até o presente, poucos são os metais que revelaram o fenômeno. Exemplos: mercúrio, que se torna supercondutor a 4,19 K; o tório, a 1,4K; o chumbo, a 7,2K.

 Um chuveiro elétrico, às vezes demora um pouco para começar a aquecer, pois, é a pressão da água liga os contatos elétricos através de um diafragma.

 

Confira os exercícios com resolução comentada