Potência elétrica – Energia elétrica

Potência elétrica – Energia elétrica

Energia

Normalmente o conceito e uso da palavra energia se referem à capacidade para executar trabalho ou realizar uma ação. Pode ter várias formas: potencial, mecânica, química, eletromagnética, elétrica, térmica, etc.

O termo energia também pode designar as reações devido à uma determinada forma de trabalho, por exemplo, o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz.

Estes que podem ser realizados por uma fonte inanimada (por exemplo, motor, caldeira, refrigerador, alto-falante, lâmpada, chuveiro, ventilador) ou por umorganismo vivo como, por exemplo, os músculos, a energia biológica, etc.

Energia elétrica

Energia elétrica ou eletricidade é como se designa os fenômenos em que estão envolvidas cargas elétricas.

Todos os aparelhos elétricos necessitam de energia elétrica para funcionar.

Quando recebem essa energia, eles a transformam em outra forma de energia. Assim, um ventilador transforma energia elétrica em energia mecânica e energia térmica; uma lâmpada de filamento

transforma energia elétrica em luminosa e térmica; um chuveiro elétrico transforma energia elétrica em térmica, etc.

Potência elétrica

 

Quanto maior for a quantidade de energia transformada numa dada unidade de tempo, maior será a potência do aparelho. Portanto, potência elétrica é uma grandeza que mede a rapidez com que a energia elétrica é transformada em outra (ou outras) forma de energia, numa dada unidade de tempo.

Define-se potência elétrica (Po) como a razão entre a energia elétrica transformada ou transferida (W) e o intervalo de tempo (Δt) dessa transformação.

Observe na expressão acima que, quanto maior for a potência de um aparelho, maior será a quantidade de energia por ele dissipada.

Relação entre potência elétrica (Po), corrente elétrica (i) e diferença de potencial, tensão ou voltagem U

Consumo de energia elétrica (W)

 Sendo o joule (J) uma unidade de energia elétrica muito pequena, para medir o consumo de energia elétrica de  residências, prédios, fábricas, etc.

Sendo que essa medida, em joules (J) é expressa por um número muito grande e, assim, na prática usa-se o quilowatt-hora (kWh), cuja relação com o joule é a seguinte    W = Po.Δt  1kWh =

1000W.1h = 1.000W.3.600s    1kWh = 3,6.106J    1 kW.h é a quantidade de energia dissipada por um aparelho elétrico de potencia nominal 1.000 Watts, funcionando durante uma hora.

Os medidores de energia elétrica e o respectivo consumo são expressos em kWh.

 

O que você deve saber, informações e dicas

 

 

 1kWh = 3,6.106J    1 kW.h é a quantidade de energia dissipada por um aparelho elétrico de potencia nominal 1.000 Watts, funcionando durante uma hora (3.600s).

 Uma lâmpada incandescente de Po = 100W e U =127V tem a mesma luminosidade que uma lâmpada fluorescente de Po = 25W e U = 127V, mas a lâmpada de Po= 25W dissipa menos potência e conseqüentemente consome menos energia elétrica.

Em toda embalagem deve vir: Marca do fabricante, potência (W), tensão (V), eficiência em

lúmens por Watts (lm/W) e corrente eficaz (A).

 

Confira os exercícios