Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre Galvanômetro como Amperímetro e como Voltímetro – Ponte de Wheatstone

Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre

Galvanômetro como Amperímetro e como Voltímetro – Ponte de Wheatstone

 

 

 01-(FUVEST-SP) Um galvanômetro permite a passagem de corrente máxima iG.

A finalidade de se colocar uma resistência em paralelo com ele é:

 a) fazer passar uma corrente mais intensa que iG pelo galvanômetro sem danificá-lo;

b) permitir a medida de corrente (I) mais intensa que iG;

c) permitir a medida de tensões elevadas;

d) as três resoluções anteriores;

e) fazer passar uma corrente menos intensa que iG


02-(MACKENZIE-SP) É dado um galvanômetro de resistência 10W e fundo de escala 1,0V. Qual deve ser o valor da resistência série para medir 10V? Qual deve ser o fator de multiplicação?

 a) 90 W e 10                      

b) 9 W e 10                  

c) 100 W e 10                     

d) 10 W e 100                     

e) 1000 W e 10

 

03. (MACKENZIE) Usando um voltímetro de fundo de escala 20V e resistência interna de 2000W, desejamos medir uma ddp de 100V. A resistência do resistor adicional que devemos associar a esse voltímetro é:

 

04-(UFG-GO) Um laboratório possui um galvanômetro de resistência interna 100 Ω e corrente de fundo de escala 2,0 mA. Calcule a resistência necessária para utilizá-lo como:

A) um amperímetro para medir uma corrente máxima de 50 mA;

B) um voltímetro para medir uma tensão máxima de 20 V.

 

05-(UFRS-RS) Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que elas aparecem.

Um “galvanômetro” é um aparelho delicado e sensível capaz de medir uma corrente elétrica contínua, I, muito pequena, da ordem de alguns microampères ou, quando muito, miliampères. Para medir correntes elétricas maiores do que essas, usa-se um “amperímetro”, que é um galvanômetro modificado da maneira representada na figura adiante.

Constrói-se um amperímetro a partir de um galvanômetro, ligando-se a resistência interna RG do galvanômetro em paralelo com uma resistência RS, chamada de ‘shunt’ (palavra inglesa que significa desvio). Assim, para se obter um amperímetro cuja “corrente de fundo de escala” seja 10 vezes maior do que a do galvanômetro usado, …….. da corrente elétrica I deverá passar pelo galvanômetro, e o valor de RS deverá ser …….. do que o valor de RG.

(Dado: A “corrente de fundo de escala” é o valor máximo de corrente elétrica que o amperímetro ou o galvanômetro podem medir.)

a) 1/9 – 9 vezes menor         

b) 1/10 – 9 vezes menor         

c) 1/10 – 10 vezes maior         

d) 9/10 – 9 vezes maior

e) 9/10 – 10 vezes maior

 

06- (UNESP-SP) A corrente que corresponde à deflexão máxima do ponteiro de um galvanômetro é de 1,0mA e sua resistência é de 0,5Ω. Qual deve ser o valor da resistência de um resistor que precisa ser colocado nesse aparelho para que ele se transforme num voltímetro apto a medir até 10V? Como deve ser colocado esse resistor, em série ou em paralelo com o galvanômetro?

 

07-(UERJ-RJ) O galvanômetro abaixo tem resistência interna de 100Ω e sofre a máxima deflexão com a passagem de uma corrente de 1,0.10-4 A. O instrumento é acoplado a um voltímetro de escala múltipla, como indicam os valores que representam as leituras máximas de cada escala no esquema que se segue.

Os valores das resistências R1, R2 e R3, em ohms, devem ser de, respectivamente:

a) 9,9.102; 9,9.103 e 9,9.104    

b) 9,0.103; 9,0.104 e 9,0.105     

c) 9,9.103; 9,0.104 e 9,0.105     

d) 9,9.103; 9,9.104 e 9,9.105

e) 9,0.104; 9,0.105 e 9,0.106

 

08-(UNESP-SP) Pretende-se medir a corrente no circuito abaixo intercalando-se entre os pontos A e B um amperímetro que tem resistência interna de 1,5Ω.

Acontece que o máximo valor que o instrumento mede (fundo de escala) é 3,0A, e a corrente no circuito é maior que isso. Aumentando-se o fundo de escala para 4,5 A, o instrumento pode ser utilizado. São fornecidos resistores ( r )  que devem ser ligados ao amperímetro , na forma indicada, de modo que sua escala seja ampliada para 4,5 A. Que valor de resistência ( r )  satisfaz o requisito?

a) 4,0 Ω                                 

b) 3,0 Ω                                 

c) 2,0 Ω                                 

d) 1,0 Ω                             

e) 0,5 Ω

  

09-(UFB) Na parede de uma loja de produtos elétricos estão expostos cinco ventiladores idênticos (A,B,C,D e E) e desligados, Os pontos M e N estão ligados à uma rede de tensão elétrica constante de 117V, conforme o esquema da figura.

Ligando-se o interruptor I, qual dos ventiladores não funcionará? Justifique.

 

10-(UEL-PR) Abaixo está esquematizado um trecho de circuito em que todos os resistores são iguais.
Entre os pontos A e F existe uma diferença de potencial de 500V.

Entretanto, pode-se tocar simultaneamente em dois pontos desse circuito sem tomar um “choque”. Esses pontos são:

11-(UFLA-MG) A ponte de Wheatstone mostrada abaixo estará em equilíbrio quando o galvanômetro G indicar zero volt. Para que isso ocorra, R1 deve ter valor igual a:

a) R/3                          

b) R                          

c) 2R                      

d) R2/2                               

e)R2                            

 

12-(UEL-PR) No circuito esquematizado, R1=210Ω, R2=30Ω, AB é um fio homogêneo de seção reta transversal constante e resistência 50Ω e comprimento 500mm. Obteve-se o equilíbrio do galvanômetro para L=150mm. O valor de X é, em ohms:

 

13-(UNICAMP-SP) A variação de uma resistência elétrica com a temperatura pode ser utilizada para medir a temperatura de um corpo. Considere uma resistência R que varia com a temperatura θ de acordo com a expressão R=Ro(1 + αθ) onde Ro=100Ω, α=4.10-3oC-1 e θ é dada em graus celsius. Esta resistência está em equilíbrio térmico com o corpo, cuja temperatura θ se deseja conhecer. Para medir o valor de R, ajusta-se a resistência R2, indicada no circuito abaixo, até que a corrente medida pelo amperímetro no trecho AB seja nula.

a) Qual a temperatura θ do corpo quando a resistência R2 for igual a 108Ω?

b) A corrente através da resistência R é igual a 5,0.10-3A. Qual a diferença de potencial entre os pontos C e D indicados na figura?

 

14-(UFRN-RN) No circuito da figura abaixo, o galvanômetro indica uma corrente nula.

Neste caso, pode-se afirmar que:

a) i1R4 + i2R3=0         

b) i1R1 – i2R3=0         

c) i1R4 – i2R3=0          

d) i1R4 + i2R2=0         

e) i1R1 + i2R2=0

 

15-(UNICAMP-SP) No circuito abaixo a corrente na resistência de 5Ω é nula.

a) Determine o valor da resistência X

b) Qual a corrente fornecida pela bateria?

 

16-(UFSC) O circuito fechado é o de uma “ponte de fio” e serve para determinação de uma resistência desconhecida RX.

Sabendo que a ponte da figura está equilibrada , isto é, o galvanômetro G não acusa nenhuma passagem de corrente elétrica, determine o valor numérico de R (em ohms), na situação de equilíbrio, considerando que L1=20cm e L2=50cm.

 

17-(FUVEST) Considere o circuito da figura, onde E=10V e R=1.000Ω.

a) Qual a leitura do amperímetro A?

b) Qual a leitura do voltímetro V?

 

18-(UNESP-SP) Um circuito contendo quatro resistores é alimentado por uma fonte de tensão, conforme figura.

Calcule o valor da resistência R, sabendo-se que o potencial eletrostático em A é igual ao potencial em B.

 

19-(UFPE) O circuito da figura é formado por resistores idênticos, de resistência igual a 42 ohms cada. Se, quando uma diferença de potencial de 100V é aplicada entre os pontos A e B, a diferença de potencial entre A e C é igual a 50V.

Determine a diferença de potencial em volts entre os pontos D e B.

 

20-(UnB-DF) Quatro resistores iguais são ligados, formando um quadrilátero, cujos vértices são identificados pelas letras A, B, C e D. Entre os vértices A e C, diagonalmente opostos, é ligada uma fonte de 6 volts. Se o potencial do vértice D vale 6 volts, calcule o potencial do vértice B, diametralmente oposto a D.

 

21- (Mackenzie-SP) No circuito a seguir, a ddp entre os terminais A e B é de 60V e o galvanômetro G acusa uma intensidade de corrente elétrica zero. Se a ddp entre os terminais A e B for duplicada e o galvanômetro continuar acusando zero, poderemos afirmar que:

a) a resistência R permanecerá constante e igual a 25 Ω.          

b) a resistência R permanecerá constante e igual a 15 Ω. 
c) a resistência R permanecerá constante e igual a 10 Ω.          

d) a resistência R, que era de 25 Ω, será alterada para 50 Ω. 
e) a resistência R, que era de 50 Ω, será alterada para 12,5 Ω.

 

22- (Mackenzie-SP) No circuito abaixo, para que ambos os amperímetros ideais, A1 e A2, indiquem zero, é necessário que as resistências R1 e R2 valham, respectivamente, em ohms:

a) 10 e 120                         

b) 40 e 90                          

c) 90 e 40                        

d) 40 e 10                         

e) 10 e 40

 

23-(AFA)

A figura abaixo mostra quatro passarinhos pousados em um circuito elétrico ligado a uma fonte de tensão, composto de fios ideais

e cinco lâmpadas idênticas L.

Ao ligar a chave Ch, o(s) passarinho(s) pelo(s) qual(ais) certamente não passará(ão) corrente elétrica é(são) o(s) indicado(s)

pelo(s) número(s)

 

Confira o gabarito e resolução comentada!