Força Eletromotriz Induzida – Transformadores

Força Eletromotriz Induzida – Transformadores

Força eletromotriz induzida – Lei de Faraday

 Michael Faraday, experimentalmente observou que a tensão média induzida e consequentemente a corrente elétrica induzida é maior quanto mais rápida for a variação do fluxo magnético no circuito. Lembrando que a essa tensão (ddp) média induzida dá-se o nome de força eletromotriz induzida.  

Assim, ele definiu essa lei da seguinte maneira:

O módulo da força eletromotriz induzida num circuito é igual à razão entre a variação do fluxo magnético nesse circuito, pelo intervalo de tempo em que essa variação ocorre”

Eventualmente, devido à lei de Lenz, que afirma que a força eletromotriz induzida se opõe à variação de fluxo, costuma-se escrever a lei de Lenz da seguinte forma:

 

Força eletromotriz induzida pelo movimento

Força eletromotriz gerada por um condutor móvel num campo elétrico uniforme

Força eletromotriz ε gerada por um condutor móvel imerso num campo elétrico uniforme    esse condutor tem o comportamento de um gerador mecânico de eletricidade de fem ε.

O sentido da corrente elétrica induzida é fornecido pela lei de Lenz “a força eletromotriz induzida e a corrente induzida geram um fluxo magnético que se opõe à variação do fluxo causador da indução”.

Analise atentamente esses dois casos:

Se a área aumenta o fluxo indutor também aumenta e deve surgir no interior da espira um fluxo induzido contrário para se opor à esse aumento, diminuindo-o.

É com esse fluxo induzido e contrário ao fluxo indutor no interior da espira que você aplica a regra da mão direita, fornecendo o sentido da corrente induzida.

Veja esses exemplos:

Observe a figura:

Como o fluxo indutor Φ está entrando na folha e a área aumentando ele também está aumentando e, assim deve surgir um fluxo induzido Φ’ em sentido contrário, saindo da folha de maneira que se oponha à esse aumento. Utilizando a regra da mão direita para o fluxo Φ’ você obtém o sentido da corrente na espira, no caso anti-horário.

Observe a figura:

Como o fluxo indutor Φ está entrando na folha e a área diminuindo ele também está diminuindo e, assim deve surgir um fluxo induzido Φ’ de mesmo sentido, entrando na folha de maneira que se oponha à essa diminuição. Utilizando a regra da mão direita para o fluxo Φ’ você obtém o sentido da corrente na espira, no caso horário.

A barra RS em deslocamento no campo magnético é um gerador elétrico que transforma energia

mecânica em elétrica e a fornece à carga elétrica que flui em seu interior.

 

Transformadores

 

 A função de um transformador é aumentar ou diminuir a diferença de potencial, tensão ou voltagem.

Em uma dessas bobinas é aplicada a tensão que se deseja transformar, ou seja, aumentar ou diminuir. Essa bobina é chamada de bobina primária ou enrolamento primário.

Depois de transformada, a tensão é estabelecida nos terminais da outra bobina, que é denominada bobina secundária ou enrolamento secundário. 

Tipos de transformadores
 

Alguns transformadores tem mais espiras no primário que no secundário. Desta forma eles diminuem a tensão, sendo chamados de redutores. Como exemplo têm-se os transformadores usados na alimentação de rádios e aparelhos de som em geral. Outros

Outros possuem mais espiras no secundário, sendo chamados de elevadores. Como exemplo têm-se o transformador de alta tensão do forno micro-ondas e o “flyback” dos televisores.

Usinas de energia elétrica

 As usinas geradoras de energia elétrica produzem corrente elétrica alternada que permite,

através de um transformador, elevar a tensão e, assim, diminuir a intensidade da corrente diminuindo as perdas de energia por efeito Joule nas longas linhas de transmissão que

ocorreriam se as correntes fossem muito elevadas.

Relações matemáticas entre os elementos que compõe os transformadores

Símbolo de um transformador

 

O que você deve saber, informações e dicas

 

Gráficos da força eletromotriz induzida e da corrente elétrica induzida

Observe as sequências abaixo onde a espira inicia seu giro no sentido horário: A corrente i inicia seu

ciclo quando t=0, aumenta até atingir um valor máximo em t = T/4; diminui até se anular em t = T/2: inverte seu sentido e aumenta até atingir um valor máximo em módulo (mínimo) em t = 3T/4 e em seguida diminui até chegar novamente a zero, quando reinicia um novo ciclo.

 Observe nos gráficos i X t e ε X t que, quanto mais rápido girar a espira, maior será a intensidade dessas grandezas.

 As correntes que chegam em nossas instalações domiciliares é alternada com força eletromotriz eficaz de (117V ou 227V) e frequência de 60Hz, o que significa que a espira gire 60 vezes em cada segundo (3.600 rotações por minuto).


 Lembre-se de que pelo Princípio da Conservação da Energia não pode haver aumento da energia consumida , assim a potência fornecida ao primário é a mesma do secundário  P1 = P2

Confira os exercícios