Gráficos de um MU

Exercícios

 

01-(ENEM) Em uma prova de 100m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:

Baseado no gráfico, em que intervalo de tempo a VELOCIDADE do corredor é aproximadamente constante?

a) Entre 0 e 1 segundo.          b) Entre 1 e 5 segundos.            c) Entre 5 e 8 segundos.          d) Entre 8 e 11 segundos.

e) Entre 12 e 15 segundos.

 

02-(UNESP-SP) Os gráficos na figura representam as posições de dois veículos, A e B, deslocando-se sobre uma estrada retilínea, em função do tempo.

A partir desses gráficos, é possível concluir que, no intervalo de 0 a t,

a) a velocidade do veículo A é maior que a do veículo B.          b) a aceleração do veículo A é maior que a do veículo B.

c) o veículo A está se deslocando à frente do veículo B.         d) os veículos A e B estão se deslocando um ao lado do outro.

e) a distância percorrida pelo veículo A é maior que a percorrida pelo veículo B.

 

03- (FATEC-SP) Um objeto se desloca em uma trajetória retilínea. O gráfico a seguir descreve as posições do objeto em função do tempo.

Analise as seguintes afirmações a respeito desse  movimento:

I. Entre t = 0 e t = 4s o objeto executou um movimento retilíneo uniformemente acelerado.

II. Entre t = 4s e t = 6s o objeto se deslocou 50m.

III. Entre t = 4s e t = 9s o objeto se deslocou com uma velocidade média de 2m/s.

Deve-se afirmar que apenas

a) I é correta.      b) II é correta.        c) III é correta.      d) I e II são corretas.      e) II e III são corretas.

 

04-(PUC-PR) O gráfico mostra a variação da posição de uma partícula em função do tempo.

Analisando o gráfico, é correto afirmar:

a) É nulo o deslocamento da partícula de 0 a 15 s.      b) A velocidade da partícula é negativa entre 0 e 10 segundos.

c) A aceleração da partícula vale 20 m/s2.                   d) A velocidade da partícula é nula no instante 10 s.

e) A velocidade da partícula é constante e vale 20 m/s.

 

05-(Ufpe) A figura mostra um gráfico da velocidade em função do tempo para um veículo que realiza um movimento composto de movimentos retilíneos uniformes. Sabendo-se que em t = 0 a posição do veículo é xo = + 50 km, calcule a posição do veículo no instante t = 4,0 h, em km.

 

06-(CFT-MG) Ana (A), Beatriz (B) e Carla (C) combinam um encontro em uma praça próxima às suas casas. O gráfico, a seguir, representa a posição (x) em função do tempo (t), para cada uma, no intervalo de 0 a 200 s. Considere que a contagem do tempo se inicia no momento em que elas saem de casa.

Referindo-se às informações, é correto afirmar que, durante o percurso

a) a distância percorrida por Beatriz é maior do que a percorrida por Ana.      b) o módulo da velocidade de Beatriz é cinco vezes menor do que o de Ana.      c) o módulo da velocidade de Carla é duas vezes maior do que o de Beatriz.      d) a distância percorrida por Carla é maior do que a percorrida por suas amigas.

 

07-(FGV) O gráfico v × t representa os movimentos de dois automóveis, com velocidades v1 e v2. A área hachurada representa a distância entre os automóveis no instante t, medida ao longo da mesma trajetória, no seguinte caso:

a) partiram da mesma posição e em instantes diferentes                 b) partiram do mesmo instante e de posições diferentes

c) partiram em instantes diferentes e de posições diferentes           d) partiram da mesma posição e no mesmo instante

e) em qualquer dos casos acima

 

08-(Ufsc) Dois trens partem, em horários diferentes, de duas cidades situadas nas extremidades de uma ferrovia, deslocando-se em sentidos contrários. O trem Azul parte da cidade A com destino à cidade B, e o trem vermelho da cidade B com destino à cidade A. O gráfico representa as posições dos dois trens em função do horário, tendo como origem a cidade A (d = 0).

Considerando a situação descrita e as informações do gráfico, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) e sua soma:

 

(01) O tempo de percurso do trem vermelho é de 18 horas.

(02) Os dois trens gastam o mesmo tempo no percurso: 12 horas.

(04) A velocidade média dos trens é de 60 km/h.

(08) O trem Azul partiu às 4 horas da cidade A.

(16) A distância entre as duas cidades é de 720 km.

(32) Os dois trens se encontram às 11 horas.

 

09-(CFT-CE) O gráfico a seguir representa a posição em função do tempo de uma partícula em movimento retilíneo uniforme sobre o eixo x.

É CORRETO afirmar que:

a) em t = 1,0 s, x = 5,0 m     b) em t = 2,0 s, x = 6,0 m      c) em t = 3,0 s, x=0   d) em t = 4,0 s, x = 6,0 m    e) em t = 5,0 s, x = 7,0 m

 

10-(UFRN) A cidade de João Câmara, a 80 km de Natal, no Rio Grande do Norte (RN), tem sido o epicentro (ponto da superfície terrestre atingido em primeiro lugar e com mais intensidade pelas ondas sísmicas) de alguns terremotos ocorridos nesse estado. O Departamento de Física da UFRN tem um grupo de pesquisadores que trabalham na área de sismologia utilizando um sismógrafo instalado nas suas dependências, para detecção de terremotos. Num terremoto, em geral, duas ondas, denominadas de primária (P) e secundária (S), percorrem o interior da Terra com velocidades diferentes. Admita que as informações contidas no gráfico abaixo são referentes a um dos terremotos ocorridos no RN. Considere ainda que a origem dos eixos da figura é coincidente com a posição da cidade de João Câmara.

Dados referentes às ondas P e S, associados a um terremoto ocorrido no Rio Grande do Norte.

Diante das informações contidas no gráfico, é correto afirmar que a onda mais rápida e a diferença de tempo de chegada das ondas P e S no sismógrafo da UFRN, em Natal, correspondem, respectivamente:

a) à onda S e 4 segundos.      b) à onda P e 8 segundos.        c) à onda P e 16 segundos         d) à onda S e 24 segundos.

 

11-(UFPE) O gráfico abaixo mostra a posição, em função do tempo, de três carros que se movem no mesmo sentido e na mesma estrada retilínea. O intervalo de tempo que o carro Z leva entre ultrapassar o carro X e depois ultrapassar o carro Y é de:

 

 

a) 10s.                 b) 15s.                 c) 20s.                  d) 25s                              e) 30s.

 

12-(PUC-RS) O gráfico relaciona a posição (s) de um móvel em função do tempo (t). A partir do gráfico pode-se concluir

corretamente que:

a) o móvel inverte o sentido do movimento no instante 5 s          b) a velocidade é nula no instante 5 s

c) o deslocamento é nulo no intervalo de 0 s a 5 s                        d) a velocidade é constante e vale 2 m/s

e) a velocidade vale – 2 m/s no intervalo de 0 s a 5 s e 2 m/s no intervalo de 5 s a 10 s

 

13-(UFSM-RS) No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea em função do tempo.

Pode-se, então, afirmar que o módulo da velocidade do corpo:

a) aumenta no intervalo de 0 s a 10 s.                                                    b) diminui no intervalo de 20 s a 40 s.

c) tem o mesmo valor em todos os diferentes intervalos de tempo.       d) é constante e diferente de zero no intervalo de 10 s a 20 s.

e) é maior no intervalo de 0 a 10s

 

14-(UFMG) Uma pessoa passeia durante 30 minutos. Nesse tempo ela anda, corre e também pára por alguns instantes. O gráfico representa a distância (x) percorrida por essa pessoa em função do tempo de passeio (t).

 

Pelo gráfico pode-se afirmar que, na seqüência do passeio, a pessoa:

a) andou (1), correu (2), parou (3) e andou (4).               b) andou (1), parou (2), correu (3) e andou (4).

c) correu (1), andou (2), parou (3) e correu (4).              d) correu (1), parou (2), andou (3) e correu (4).

 

15-(UNESP-SP) Considere o gráfico de velocidade em função do tempo de um objeto que se move em trajetória retilínea.

 No intervalo entre 0 a 4 h, o objeto se desloca, em relação ao ponto inicial, de:

(A) 0 km.                     (B) 1 km.                       (C) 2 km.                       (D) 4 km.                       (E) 8 km.

 

16-(UNESP-SP) Duas carretas, A e B, cada uma com 25 m de comprimento, transitam em uma rodovia, no mesmo sentido e com velocidades constantes. Estando a carreta A atrás de B, porem movendo-se com velocidade maior que a de B, A inicia uma ultrapassagem sobre B. O gráfico mostra o deslocamento de ambas as carretas em função do tempo.

Considere que a ultrapassagem começa em t = 0, quando frente da carreta A esteja alinhada com a traseira de B, e termina quando a traseira da carreta A esteja alinhada com a frente de B.

O instante em que A completa a ultrapassagem sobre B é:

(A) 2,0 s.                 (B) 4,0 s.                 (C) 6,0 s.                  (D) 8,0 s.                    (E) 10,0 s.

 

17-(ENEM-2008) O gráfico a seguir modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca.

Qual é a opção que apresenta a melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando são percorridos 10 km?

a) carroça – semana          b) carro – dia           c) caminhada – hora          d) bicicleta – minuto          e) avião - segundo

 

18-(UERJ-RJ-2009) Os gráficos 1 e 2 representam a posição S de dois corpos em função do tempo t.

No gráfico 1, a função horária é definida pela equação S = 2+(1/2)t

Assim, a equação que define o movimento representado pelo gráfico 2 corresponde a:

a) S = 2 + t               b) S = 2 + 2t                 c) S =  2+(4/3)t                  d) S =  2+(6/5)t

 

19-(UFSCAR-SP) O gráfico da figura representa a distância percorrida por um homem em função do tempo. Qual o

 valor da velocidade do homem quando:
a) t= 5s
b)t=20 s

20-(PUC-RS-010) Para responder a questão, considere a figura e o texto a seguir, preenchendo adequadamente as lacunas.

Entrando pelo portão O de um estádio, um torcedor executa uma trajetória, representada pelas linhas contínuas OABC, até alcançar a sua cadeira C.

Considerando que, na figura, a escala seja 1:1.000, é correto afirmar que o torcedor percorreu uma distância de _________ e teve um deslocamento de _________.

a) 2,4.102 m - 1, 2.102 m, na direção da reta OC.        b) 2,4.102 m -1,2.102 m            c) 2,4.10 m, na direção da retaOC,- 1,2.10 m 

d) 1,2.10 m - 1,4.10 m, na direção da reta OC.          e) 2,4.10 m -  1,2.10 m, na direção da reta OC. 

 

21-(UFMG-MG-010)  Ângela e Tânia iniciam, juntas, um passeio de bicicleta em torno de uma lagoa. Neste gráfico, está registrada a distância que cada uma delas percorre, em função do tempo:

Após 30 minutos do início do percurso, Tânia avisa a Ângela, por telefone, que acaba de passar pela igreja.

Com base nessas informações, são feitas duas observações:

I. Ângela passa pela igreja 10 minutos após o telefonema de Tânia.

II. Quando Ângela passa pela igreja, Tânia está 4 km à sua frente.

Considerando-se a situação descrita, é CORRETO afirmar que

a) apenas a observação I está certa.                                             b) apenas a observação II está certa.

c) ambas as observações estão certas.                                         d) nenhuma das duas observações está certa.

 

22-(FATEC-SP-010)) Um objeto se desloca em uma trajetória retilínea. O gráfico a seguir descreve as posições do objeto em função do tempo.

 

Analise as seguintes afirmações a respeito desse movimento:

I. Entre t = 0 e t = 4s o objeto executou um movimento retilíneo uniformemente acelerado.

II. Entre t = 4s e t = 6s o objeto se deslocou 50m.

III. Entre t = 4s e t = 9s o objeto se deslocou com uma velocidade média de 2m/s.

Deve-se afirmar que apenas

a) I é correta.                     b) II é correta.                     c) III é correta.          d) I e II são corretas.                e) II e III são

 

23-(UFPR-PR-010)  Assinale a alternativa que apresenta a história que melhor se adapta ao gráfico.

   

a) Assim que saí de casa lembrei que deveria ter enviado um documento para um cliente por e-mail. Resolvi voltar e cumprir essa tarefa. Aproveitei para responder mais algumas mensagens e, quando me dei conta, já havia passado mais de uma hora. Saí apressada e tomei um táxi para o escritório. 

b) Saí de casa e quando vi o ônibus parado no ponto corri para pegá-lo. Infelizmente o motorista não me viu e partiu. Após esperar algum tempo no ponto, resolvi voltar para casa e chamar um táxi. Passado algum tempo, o táxi me pegou na porta de casa e me deixou no escritório. 

c) Eu tinha acabado de sair de casa quando tocou o celular e parei para atendê-lo. Era meu chefe, dizendo que eu estava atrasado para uma reunião. Minha sorte é que nesse momento estava passando um táxi. Acenei para ele e poucos minutos depois eu já estava no escritório. 

d) Tinha acabado de sair de casa quando o pneu furou. Desci do carro, troquei o pneu e finalmente pude ir para o trabalho. 

e) Saí de casa sem destino – estava apenas com vontade de andar. Após ter dado umas dez voltas na quadra, cansei e resolvi entrar novamente em casa. 

 

24-(UNICAMP-SP-011)A figura abaixo representa parte do mapa de uma cidade, no qual estão identificadas a catedral, a prefeitura e a câmara dos vereadores.

    

Observe que o quadriculado não representa os quarteirões da cidade, servindo apenas para a localização dos pontos e retas no plano cartesiano. Nessa cidade, a Avenida Brasil é formada pelos pontos equidistantes da catedral e da prefeitura, enquanto a

Avenida Juscelino Kubitschek (não mostrada no mapa) é formada pelos pontos equidistantes da prefeitura e da câmara de vereadores.

Sabendo que a distância real entre a catedral e a prefeitura é de 500 m, podemos concluir que a distância real, em linha reta, entre a catedral e a câmara de vereadores é de

a) 500√5 m.                                   b) 1500 m.                                  c) 1000√2 m.                                   d) 500 + 500√2 m.

 

25-(CEFET-MG-011) O gráfico da distancia em função do tempo representa o movimento de uma partícula.

Nos intervalos de tempo Δt1 = 0 a 1h e Δt2 = 1 a 2h, essa partícula descreve, respectivamente, movimento _________ e ___________. Os termos que completam, corretamente, as lacunas são

a) uniforme e uniforme.          b) acelerado e uniforme.          c) desacelerado e uniforme.          d) acelerado e desacelerado.

e) desacelerado e acelerado

 

Resoluções