Força elétrica – Lei de Coulomb

FORÇA ELÉTRICA – LEI DE COULOMB

Lei de Coulomb

 Na figura abaixo você observa o esquema de uma balança de torção parecido com a que Coulomb utilizou para medir forças elétricas de atração ou de repulsão entre partículas eletrizadas. Partículas eletrizadas podem ser denominadas também de cargas elétricas pontuais ou puntiformes (corpos de dimensões muito pequenas cuja carga está localizada em um único ponto).

Essa balança é constituída por uma haste (h) de material isolante com uma esfera metálica eletrizada com carga q numa ponta e na outra ponta, um contrapeso (cp) para manter a haste na horizontal. Esta haste está suspensa por uma fibra fina isolante presa a um ponteiro com uma escala graduada.

Coulomb colocou próximo de q uma esfera eletrizada com carga Q e, sendo q e Q positivas, surgiu força de repulsão entre elas, fazendo com que a fibra girasse de certo ângulo α1,indicado na escala graduada.

Repetindo esta experiência e variando a distância entre as cargas eletrizadas, Coulomb percebeu que a força elétrica era inversamente proporcional ao quadrado da distância e diretamente proporcional à quantidade de carga elétrica de cada partícula, ou seja, F =Q.q/d2.

Para se transformar essa proporção em igualdade é preciso uma constante de proporcionalidade (K) e, a lei de Coulomb, matematicamente fica:

A expressão matemática acima é denominada lei de Coulomb e de enunciado:

Esta constante K é dependente do meio onde estão as cargas (denominada constante eletrostática do meio ou constante dielétrica) e, no sistema internacional de unidades (SI) e, no vácuo e aproximadamente no ar, tem valor K = 1/4πε≈ 8,9876.109 Nm2/C2 costuma ser arredondado para K = 9.109 Nm2/C2.

 Essa força de interação é um vetor que tem a mesma intensidade agindo sobre cada carga,

mesma direção (da reta que une cada carga) e sentidos opostos e, consequentemente são par ação e reação.

O que você deve saber, informações e dicas

Lei de Coulomb


Essa força de interação é um vetor que tem a mesma intensidade agindo sobre cada carga,

mesma direção (da reta que une cada carga) e sentidos opostos e, consequentemente são par ação e reação.

Determinando a intensidade, direção e sentido da força elétrica resultante sobre uma carga devido à ação de outras cargas.

 

Confira os Exercícios