Aparelhos de medição elétrica – Amperímetros e Voltímetros

Aparelhos de medição elétrica – Amperímetros e Voltímetros

 

Amperímetros

 

Amperímetro é um instrumento que mede a intensidade de corrente elétrica. Alguns amperímetros

indicam também, além intensidade da corrente, seu sentido que , quando a indicação for positiva ela circula no sentido horário e negativa, no sentido anti horário.

 Como o amperímetro indica a corrente que passa por ele no trecho do circuito onde ele está inserido, sua resistência interna deve ser nula, caso contrário eleindicaria uma corrente de intensidade menor que aquela que realmente passa pelo trecho.

Então ele deve se comportar como um fio ideal, de resistência interna nula, ou seja, deve se comportar como se estivesse em curto circuito.

Um amperímetro ideal deve possuir resistência interna nula.

Voltímetro

Voltímetro é um instrumento que mede a diferença de potencial (ddp), tensão ou voltagem.

                              

Para que a corrente que passa pelo aparelho cuja ddp se deseja medir não se desvie para o voltímetro, um voltímetro ideal deve possuir resistência interna extremamente alta, tendendo ao infinito.

Um voltímetro ideal deve possuir resistência interna infinita. 

 Suponha que você deseja medir a corrente que passa pelo ponto B e a diferença de potencial entre os pontos C e D, da figura, dispondo de voltímetro e amperímetro, ambos ideais.

Para isso, você deve abrir o circuito em B e inserir aí o amperímetro, pois ele deve ficar em série com o trecho percorrido por iB, de modo que iB passe por ele.

Os terminais do voltímetro devem ser ligados aos pontos C e D de modo que o voltímetro fique em paralelo com o trecho entre C e D, onde você quer medir a ddp.

Observe que a resistência interna do amperímetro ideal dever ser nula de modo que toda iB passe por ele e que a resistência interna do voltímetro deve ser infinita de modo que iCD não desvie para ele.

O que você deve saber, informações e dicas

Amperímetro instrumento que mede intensidade de corrente elétrica.

O amperímetro deve ser ligado em série no trecho onde se deseja medir a corrente elétrica.

Um amperímetro ideal deve possuir resistência interna nula.

Voltímetro instrumento que mede diferença de potencial, tensão ou voltagem.

O voltímetro deve ser ligado em paralelo com o aparelho ou trecho cuja diferença de potencial ou tensão se deseja medir.

Um voltímetro ideal deve possuir resistência interna infinita.

 Método para resolver circuitos com amperímetros e voltímetros ideais.

Exemplo que deve ser analisado com atenção:

No circuito abaixo, determine as indicações dos amperímetros e voltímetros supostos ideais.

Etapas:

1a  Verifique se os dispositivos estão ligados corretamente, ou seja, os amperímetros associados em série e os voltímetros em paralelo.

Sim , estão.

2a  Como os aparelhos são ideais, eles não afetam o circuito e, então você deve retirar os amperímetros colocando fios ideais no lugar deles, e retirar os voltímetros, esquematizando novamente o circuito. E resolvendo conforme a seqüência abaixo:

Voltando:

Observe atentamente a figura abaixo e veja onde estão inseridos os amperímetros e voltímetros, cujas indicações serão:

Se você quiser dominar o assunto é preciso resolver muitos exercícios, mas eu separei alguns que pode ajudá-los e verificar com atenção as resoluções comentadas. São: 06, 10, 14, 24, 27 e 35.

Confira os exercícios sugeridos!