Vestibulares Recentes – Ondulatória – 2014 – 2013

Vestibulares Recentes – Ondulatória – 2014 – 2013

01-(FUVEST-SP-014)

O Sr.Rubinato, um músico aposentado, gosta de ouvir seus velhos discos sentado em uma poltrona.

Está ouvindo um conhecido solo de violino quando sua esposa Matilde afasta a caixa acústica da direita (Cd) de uma distância ℓ, como visto na figura abaixo.

Em seguida, Sr. Rubinato reclama: Não consigo mais ouvir o Lá do violino, que antes soava bastante forte!

Dentre as alternativas abaixo para a distância L, a única compatível com a reclamação do Sr.Rubinato é

02-(FUVEST-SP-014)

O resultado do exame de audiometria de uma pessoa é mostrado nas figuras abaixo. Os gráficos representam o nível de intensidade sonora mínima I, em decibéis (dB), audível por suas orelhas direita e esquerda, em função da frequência f do som, em kHz. A comparação desse resultado com o de exames anteriores mostrou que, com o passar dos anos, ela teve perda auditiva. Com base nessas informações, foram feitas as seguintes afirmações sobre a audição dessa pessoa:

I. Ela ouve sons de frequência de 6 kHz e intensidade de 20 dB com a orelha direita, mas não com a esquerda.

II. Um sussurro de 15 dB e frequência de 0,25 kHz é ouvido por ambas as orelhas.

III. A diminuição de sua sensibilidade auditiva, com o passar do tempo, pode ser atribuída a degenerações dos ossos martelo, bigorna e estribo, da orelha externa, onde ocorre a conversão do som em impulsos elétricos.

É correto apenas o que se afirma em

03-(UNESP-SP-014)

Duas ondas mecânicas transversais e idênticas, I e II, propagam-se em sentidos opostos por uma corda elástica tracionada.

A figura 1 representa as deformações que a onda I, que se propaga para direita, provocaria em um trecho da corda nos instantes t = 0 e t=T/4, em que T é o período de oscilação das duas ondas. A figura 2 representa as deformações que a onda II, que se propaga para esquerda, provocaria no mesmo trecho da corda, nos mesmos instantes relacionados na figura 1.

Ao se cruzarem, essas ondas produzem uma figura de interferência e, devido a esse fenômeno, estabelece-se uma onda estacionária na corda. A figura 3 representa a configuração da corda resultante da interferência dessas duas ondas, nos mesmos instantes t = 0 e t=T/4

A figura que melhor representa a configuração da corda nesse mesmo trecho devido à formação da onda estacionária, no instante 3T/4, está representada na alternativa

04-(UNICAMP-SP-014)

A tecnologia de telefonia celular 4G passou a ser utilizada no Brasil em 2013, como parte da iniciativa

de melhoria geral dos serviços no Brasil, em preparação para a Copa do Mundo de 2014. Algumas operadoras inauguraram serviços com ondas eletromagnéticas na frequência de 40 MHz. Sendo a velocidade da luz no vácuo c = 3,0.108 m/s, o comprimento de onda dessas ondas eletromagnéticas é

05-(CATÓLICA DE SANTA CATARINA-SC-014) 

Uma onda eletromagnética se propaga pelo vácuo com velocidade de 3.108m/s. Sabendo que tal onda tem frequência de propagação de 900 MHz, qual é o comprimento aproximado desta onda?

06-(CEDERJ-RJ-014)

A Figura 1 ilustra duas fotos tiradas de uma corda na qual uma onda se propaga para a direita. A primeira foto, representada pela curva contínua, foi tirada no instante de tempo t = 0 e a segunda, representada pela curva tracejada, foi tirada em um instante de tempo posterior, t = t1. A coordenada vertical descreve os deslocamentos dos pontos da corda em relação às suas posições de equilíbrio, que coincidem com o eixo horizontal com coordenada x (em metros).

A Figura 2 ilustra o resultado de uma filmagem e mostra o deslocamento vertical do ponto da corda com coordenada x = 0 em função do tempo t (em segundos).

a) Determine o valor do comprimento da onda, especificando a figura (1 ou 2) da qual a informação foi extraída.

b) Determine o valor do período da onda, especificando a figura (1 ou 2) da qual a informação foi extraída.

c) Encontre o valor mínimo de t1.

07-(UFSCAR-SP-014)

Para o estudo do compasso musical abaixo, o metrônomo (aparelho que emite sons produzidos por batidas regulares controladas pelo oscilar de um pêndulo) deve estar ajustado para emitir 60 batidas no tempo de um minuto.

Devido à indicação 4/4 escrita na partitura, as 8 notas do compasso musical (todas de igual duração sonora) devem ser tocadas no tempo de quatro batidas do metrônomo. Em outras palavras, utilizando-se a unidade de tempo do Sistema Internacional, cada nota reproduzida deve demorar o tempo, em s, de

(08-(ENEM-MEC-013)

Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo

Funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle.

A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de

A) terem fases opostas.

B) serem ambas audíveis.

C) terem intensidades inversas.

D) serem de mesma amplitude.

E) terem frequências próximas.

09-(ENEM-MEC-013)

Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.

Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é de 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80cm.Disponível em: www.ufsm.br. Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado).

Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de

10-(IFBA-BA-014)

Fisicamente, um violão é um conjunto de cordas vibrantes que, quando afinadas e

tensionadas pela força correta, emitem um som cuja frequência corresponde ao primeiro harmônico da corda, também conhecido como som fundamental. Considere uma dessas cordas com densidade linear de 10-2 kg/m cuja parte vibrante é de 55 cm de comprimento, tensionada por uma força de 144 N. Observando os valores das frequências na tabela abaixo, qual nota, aproximadamente, essa corda emitirá?

Tabela de frequências do primeiro harmônico emitidas pelas cordas de um violão afinado

11-(IFG-GO-014)

De modo geral, quando há movimento relativo entre uma fonte de ondas e um observador, a

frequência medida ou observada é diferente da frequência emitida pela fonte. A essa distorção da frequência se dá o nome de Efeito Doppler, em homenagem ao físico austríaco Christian Johan Doppler, de quem se têm os primeiros relatos de observação desse fenômeno. Sobre o efeito

Doppler, pode-se afirmar corretamente que:

a) para uma fonte sonora que se aproxima de um ouvinte, o som se tornará mais grave do que o som emitido pela fonte.

b) o Efeito Doppler pode ser observado para luz quando, por exemplo, uma galáxia que se afasta da Terra tem sua frequência de luz desviada para o vermelho.

c) ao se afastar de uma fonte sonora, o som percebido por um ouvinte será mais agudo do que o som emitido pela fonte.

d) mesmo que a fonte sonora e o ouvinte se movam paralelamente, no mesmo sentido e com mesma velocidade, haverá distorção sonora para o ouvinte.

e) somente será percebido o Efeito Doppler para ondas mecânicas.

12-(PUC-GO-014)

13-(UEL-PR-014)

As ambulâncias, comuns nas grandes cidades, quando transitam com suas sirenes ligadas, causam ao sentido auditivo de pedestres parados a percepção de um fenômeno sonoro denominado efeito Doppler.

Sobre a aproximação da sirene em relação a um pedestre parado, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o efeito sonoro percebido por ele causado pelo efeito Doppler.

a) Aumento no comprimento da onda sonora.

b) Aumento na amplitude da onda sonora.

c) Aumento na frequência da onda sonora.

d) Aumento na intensidade da onda sonora.

e) Aumento na velocidade da onda sonora.

14-(UEL-PR-014)

A poluição sonora em grandes cidades é um problema de saúde pública. A classificação do som como forte ou fraco está relacionada ao nível de intensidade sonoraI, medido em watt/m2. A menor intensidade audível, ou limiar de audibilidade, possui intensidade Io = 10-12 watt/m2, para a frequência de 1000 Hz. A relação entre as intensidades sonoras permite calcular o nível sonoro, NS, do ambiente, em decibéis (dB), dado pela fórmula NS=10.log(I/Io). A tabela a seguir mostra a relação do nível sonoro com o tempo máximo de exposição a ruídos.

Com base nessa tabela, no texto e supondo que o ruído em uma avenida com trânsito congestionado

Tenha intensidade de 10-3 watt/m2, considere as afirmativas a seguir.

I. O nível sonoro para um ruído dessa intensidade é de 90 dB.

II. O tempo máximo em horas de exposição a esse ruído, a fim de evitar lesões auditivas irreversíveis, é de 4 horas.

III. Se a intensidade sonora considerada for igual ao limiar de audibilidade, então o nível sonoro é de 1 dB.

IV. Sons de intensidade de 1 watt/m2 correspondem ao nível sonoro de 100 dB.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

15-(UEM-PR-014)

Na natureza, a maioria dos morcegos emprega o mecanismo da ecolocalização como auxílio durante

o voo e também na procura de alimentos. Com relação aos fenômenos físicos associados ao som, à ecolocalização e às relações ecológicas dos morcegos na natureza, analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) Os fenômenos da reverberação, do reforço e do eco estão associados à reflexão de ondas sonoras.

02) Os morcegos pertencem à Classe Mammalia e ao grupo Eutheria e, em função da diversidade de suas espécies, podem ser encontrados em diferentes habitats e em diferentes nichos ecológicos.

04) As ondas sonoras utilizadas na ecolocalização dos morcegos são ondas mecânicas longitudinais e podem sofrer reflexão, refração, difração e interferência.

08) Os morcegos carnívoros, que utilizam a ecolocalização na obtenção de alimento, mantêm uma relação de predação com suas presas.

16) O mecanismo de ecolocalização utilizado pelos morcegos está fundamentado nas propriedades de refração do som, as quais dão origem ao batimento sonoro.

16-(UENP-PR-014)

Deslocando-se à velocidade de 144 km/h por uma via, uma viatura da polícia rodoviária, em perseguição, toca a sirene, cujo som tem frequência igual a 1500 Hz. Uma mulher parada num ponto

de ônibus, na mesma via, percebe uma variação brusca no som, no instante em que a viatura passa pelo ponto onde ela se encontra. Qual é, em valor aproximado, a variação de frequência, em Hz, ouvida pela mulher, tendo como parâmetro os períodos anterior e posterior à passagem da viatura?

Adote a velocidade do som Vs = 340m/s

Ondas sonoras

30-(UNISINOS-RS-013)

Em nosso dia a dia, usamos ondas para as mais diversas finalidades. São exemplos as ondas de luz, as ondas de rádio,

as ondas so­noras, os raios X e os raios gama.

Dos cinco tipos citados, cada onda difere de algum modo, das outras.

Dentre as alternativas, qual apresenta uma afir­mação correta quanto à diferença entre tipos de ondas?

a) Os raios gama são as únicas ondas que não são visíveis.

b) As ondas de rádio são as únicas ondas que se pro­pagam no ar.

c) As ondas de luz são as únicas ondas que se propa­gam no vácuo com velocidade de 3.108 m/s.

d) As ondas sonoras são as únicas ondas longitudinais.

e) Os raios X são as únicas ondas transversais.

 

31-(UEPG-PR-013)

O som é uma onda mecânica que se propaga num meio material. Sobre as ondas sonoras, assinale o que for correto.

01) O som se propaga melhor em lugares onde a atmosfera é mais densa, isto é, onde a pressão atmosférica é maior, tornando-o bem mais perceptível ao sentido auditivo.

02) A interferência sonora faz com que um corpo vibrante em contato com outro, que o segundo vibre na mesma frequência do primeiro.

04) A refração de uma onda consiste na passagem dessa onda de um meio para outro com a mudança de sua frequência.

08) As ondas sonoras se propagam somente em linha reta, portanto, quando é colocado um anteparo entre a fonte sonora e nosso ouvido, elas em parte, são barradas e o som é enfraquecido.

16) O encontro do som com as paredes que produzem reflexões múltiplas e se prolonga depois de cessada a sua emissão é o fenômeno conhecido como reverberação.

 

Cordas vibrantes

(UFRGS-RS-013)

As questões 26 e 27 referem-se ao enunciado seguinte.

Uma onda transversal propaga-se com velocidade de 12 m/s numa corda tensionada.

O gráfico abaixo representa a configuração desta onda na corda, num dado instante de tempo.

26-(UFRGS-RS-013)

O comprimento de onda e a amplitude desta onda transversal são, respectivamente,

27-(UFRGS-RS-013)

A frequência da onda, em Hz, é igual a

 28-(AFA-013)

Ondas sonoras são produzidas por duas cordas  A e  B próximas, vibrando em seus modos

fundamentais, de tal forma que se percebe  x  batimentos sonoros por segundo como resultado da superposição dessas ondas. As cordas possuem iguais comprimentos e densidades lineares sempre constantes, mas são submetidas a diferentes tensões.

Aumentando-se lentamente a tensão na corda A, chega-se a uma condição onde a frequência de batimento é nula  e ouve-se apenas uma única onda sonora de frequência f.

Nessas condições, a razão entre a maior e a menor tensão na corda A é

 

29-(PUC-RJ-013)

Uma corda é fixa em uma das extremidades, enquanto a outra é vibrada por um menino. Depois de

algum tempo vibrando a corda, o menino observa um padrão de ondas estacionário. Ele verifica que a distância entre dois nós consecutivos deste padrão é de 0,50 m.

Determine em metros o comprimento de onda da vibração imposta à corda.

30-(PUC-RS-013)

Fazendo vibrar um fio esticado entre dois pontos fixos, como numa corda de violão, é possível obter diversos padrões de ondas estacionárias, os quais são denominados de harmônicos. No esquema a seguir, que não está em escala, é mostrado um desses harmônicos.

Analisando esse harmônico, pode-se afirmar corretamente que o comprimento de onda e a amplitude da onda estacionária, em metros, são, respectivamente,

 31-(PUC-SP-013)

Considere uma corda longa e homogênea, com uma de suas extremidades fixa e a outra livre. Na extremidade livre da

corda é produzido um pulso ondulatório senoidal transversal que se propaga por toda a sua extensão. A onda possui um período de 0,05s e comprimento de onda 0,2m.

Calcule o tempo, em unidades do Sistema Internacional, que a onda leva para percorrer uma distância de 5m na corda.

Qualidades fisiológicas do som

 

27-(UCS-RS-013)

Fisicamente, e para o mesmo meio de propagação, a diferença entre a onda sonora associada à nota

musical dó e a onda sonora associada à nota musical ré sustenido, emitidas pelo mesmo instrumento, está

a) na velocidade das duas ondas.

b) no fato de que os sustenidos representam ondas sonoras que não sofrem refração.

c) na amplitude das duas ondas.

d) no fato de que os sustenidos representam ondas sonoras que não sofrem reflexão.

e) na frequência das duas ondas.

 

28-(ENEM-MEC-012)

     

Nossa pele possui células que reagem à incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. Pensando em se bronzear, uma garota

vestiu um biquíni,  acendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum.

O bronzeamento não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de

a) baixa intensidade.               

b) baixa frequência.            

c) um espectro contínuo.                 

d) amplitude inadequada.

e) curto comprimento de onda.

 

Efeito Doppler

 

Leia o Texto 1, a seguir, para responder às questões 25 e 26.

Texto 1:

Considere um observador O parado na calçada de uma rua quando uma ambulância passa com a

sirene ligada (conforme a figura acima). O observador nota que a altura do som da sirene diminui repentinamente depois que a ambulância o ultrapassa.

Uma observação mais detalhada revela que a altura sonora da sirene é maior quando a ambulância se aproximado observador e menor quando a ambulância se afasta.

Este fenômeno, junto com outras situações físicas nas quais ele ocorre, é denominado efeito Doppler.

 

25-(UEPB-PB-013)

Acerca do assunto tratado no texto 1, que descreve o efeito Doppler, analise e identifique, nas proposições a seguir, a(as) que se refere(m) ao efeito descrito.
1- Quando a ambulância se afasta, o número de cristas de onda por segundo que chegam ao ouvido do observador é maior.
II- As variações na tonalidade do som da sirene da ambulância percebidas pelo observador devem-se a variações de frequência da fonte sonora.
III- Quando uma fonte sonora se movimenta, a frequência do som percebida pelo observador parado é diferente da frequência real emitida pela fonte.
IV- E possível observar o efeito Doppler não apenas com o som, mas também com qualquer outro tipo de onda.
Após a análise feita, conclui-se que é(são) correta(s) apenas a(s) proposição(ões):

 

26-(UEPB-PB-013)


Ainda acerca do assunto tratado no texto 1, que descreve o Efeito Doppler, resolva a seguinte situação-problema:
Considere ainda o observador (conforme a figura) parado na calçada munido de um detector sonoro. Quando uma

 ambulância passa por ele a uma velocidade constante com a sirene ligada, o observador percebe que o som que ele ouvia teve sua frequência diminuída de 1000 Hz para 875 Hz. Sabendo que a velocidade do som no ar é 333,0 m/s, a velocidade da ambulância que passou pelo observador, em m/s, é 


a

Tubos sonoros

25-(UFLA-MG-013)

Em um mesmo ambiente, encontram-se dois tubos sonoros de mesmo comprimento, um aberto e um fechado.

Se o tubo aberto emite um som com comprimento de onda de 30 cm para o modo fundamental (ou primeiro harmônico), o comprimento de onda do modo fundamental para o som emitido pelo tubo fechado será:

(A) 15 cm                      (B) 30 cm                          (C) 60 cm                         (D) 45 cm

 

Ondas estacionárias

 

18-(PUC-RJ-013)

Uma corda é fixa em uma das extremidades, enquanto a outra é vibrada por um menino. Depois de

algum tempo vibrando a corda, o menino observa um padrão de ondas estacionário. Ele verifica que a distância entre dois nós consecutivos deste padrão é de 0,50 m.

Determine em metros o comprimento de onda da vibração imposta à corda.

19-(PUC-RS-013)

Fazendo vibrar um fio esticado entre dois pontos fixos, como numa corda de violão, é possível obter diversos padrões de ondas estacionárias, os quais são denominados de harmônicos. No esquema a seguir, que não está em escala, é mostrado um desses harmônicos.

Analisando esse harmônico, pode-se afirmar corretamente que o comprimento de onda e a amplitude da onda estacionária, em metros, são, respectivamente,

A) 0,50 e 6,0               B) 2,0 e 0,25               C) 2,0 e 0,50               D) 4,0 e 0,25               E) 6,0 e 0,50

 

ONDAS

Conceitos e definições

21-(EENP-PR-013)

A Luz, do ponto de vista da ondulatória, é formada por um campo elétrico e outro magnético que são

perpendiculares entre si e que se deslocam em uma direção perpendicular às duas primeiras. Sobre a natureza ondulatória da luz, assinale a alternativa correta.

a) Mecânica, longitudinal e tridimensional                        

b) Mecânica, transversal e unidimensional

c) Eletromagnética transversal e bidimensional                  

d) Eletromagnética, longitudinal e bidimensional

e) Eletromagnética, transversal e tridimensional

 

 22-(UNISINOS-RS-013)

Em nosso dia a dia, usamos ondas para as mais diversas finalidades. São exemplos as ondas de luz, as ondas de rádio,

as ondas so­noras, os raios X e os raios gama.

Dos cinco tipos citados, cada onda difere, de algum modo, das outras.

Dentre as alternativas, qual apresenta uma afir­mação correta quanto à diferença entre tipos de ondas?

a) Os raios gama são as únicas ondas que não são visíveis.

b) As ondas de rádio são as únicas ondas que se pro­pagam no ar.

c) As ondas de luz são as únicas ondas que se propa­gam no vácuo com velocidade de 3.108 m/s.

d) As ondas sonoras são as únicas ondas longitudinais.

e) Os raios X são as únicas ondas transversais.

 

23-(PUC-SP-013)

Considere uma corda longa e homogênea, com uma de suas extremidades fixa e a outra livre. Na extremidade livre da

corda é produzido um pulso ondulatório senoidal transversal que se propaga por toda a sua extensão. A onda possui um período de 0,05s e comprimento de onda 0,2m.

Calcule o tempo, em unidades do Sistema Internacional, que a onda leva para percorrer uma distância de 5m na corda.

a) 1,25                       b) 12,5                         c) 2,5                               d) 25                                   e) 100

 

24-(UNESP-SP-013)

A imagem, obtida em um laboratório didático, representa ondas circulares produzidas na superfície da água em uma cuba de ondas e, em destaque, três cristas dessas ondas. O centro gerador das ondas é o ponto P, perturbado periodicamente por uma haste vibratória.

Considerando as informações da figura e sabendo que a velocidade de propagação dessas ondas na superfície da água é

13,5 cm/s, é correto afirmar que o número de vezes que a haste toca a superfície da água, a cada segundo, é igual a

Equação da onda

45-(UERJ-RJ-013)

Vulcões submarinos são fontes de ondas acústicas que se propagam no mar com frequências

baixas, da ordem de 7,0Hz, e comprimentos de onda da ordem de 220 m.

Utilizando esses valores, calcule a velocidade de propagação dessas ondas.

 

 46-(ENEM-MEC-012)

Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta,

formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caíam duas gotas a cada segundo. A distância entre duas cristas consecutivas era de 25 cm e cada uma delas se aproximava da borda da piscina com velocidade de 1,0 m/s.

Após algum tempo a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo. Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamente,

a) maior que 25 cm e maior 1,0 m/s.                                 

b) maior que 25 cm e igual a 1,0 m/s.

c) menor que 25 cm e menor que 1,0 m/s.                        

d) menor que 25 cm e igual a 1,0 m/s.

e) igual a 25 cm e igual a 1,0 m/s.

 

Reflexão e refração de ondas

45-(URCA-CE-013)

Frequentemente nos deparamos com pessoas em aeroportos, bibliotecas, restaurantes, etc.

utilizando dispositivos eletrônicos, como, por exemplo, notebooks, para acessarem a internet sem utilizar cabos para a conexão. A chamada rede WiFi é uma rede sem fio (também chamada de wireless) na qual podemos ter acesso a internet apenas por sinal de:

a) Ondas sonoras.    

b) Ondas harmônicas.     

c) Ondas eletromagnéticas.    

d) Polarização.     

e) Interferência.

 

46-(UEPG-RS-013)

O som é uma onda mecânica que se propaga num meio material. Sobre as ondas sonoras, assinale o que for correto. 

01) O som se propaga melhor em lugares onde a atmosfera é mais densa, isto é, onde a pressão atmosférica é maior, tornando-o bem mais perceptível ao sentido auditivo.

02) A interferência sonora faz com que um corpo vibrante em contato com outro, que o segundo vibre na mesma frequência do primeiro.

04) A refração de uma onda consiste na passagem dessa onda de um meio para outro com a mudança de sua frequência.

08) As ondas sonoras se propagam somente em linha reta, portanto, quando é colocado um anteparo entre a fonte sonora e nosso ouvido, elas em parte, são barradas e o som é enfraquecido.

16) O encontro do som com as paredes que produzem reflexões múltiplas e se prolonga depois de cessada a sua emissão é o fenômeno conhecido como reverberação.

Interferência de ondas

 25-(IFMG-MG-013)

Leia os trechos a seguir que foram retirados de um manual de utilização de um aparelho celular.

Um risco oferecido pelo uso de aparelhos celulares está associado a possíveis interferências.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre a interferência causada por aparelhos celulares e o risco propiciado por ela.

A) A transmissão de dados entre o aparelho celular e a antena receptora é feita por ondas eletromagnéticas, na mesma faixa de frequência de utilização de outros aparelhos eletrônicos.

B) A transmissão de dados entre o aparelho celular e a antena receptora é feita por ondas sonoras, possibilitando a interferência na comunicação de outras pessoas.

C) A transmissão de dados entre o aparelho celular e a antena receptora é feita por ondas de radiação térmica, propiciando interferências que podem causar incêndios ou explosões.

D) O aparelho celular oferece risco de interferência mesmo sem transmitir dados, pois basta estar ligado para que ele irradie ondas sonoras suficientes para interferir em aparelhos ao seu redor.

 

26-(PUC-RJ-013)

Uma corda é fixa em uma das extremidades, enquanto a outra é vibrada por um menino. Depois de

algum tempo vibrando a corda, o menino observa um padrão de ondas estacionário. Ele verifica que a distância entre dois nós consecutivos deste padrão é de 0,50 m.

Determine em metros o comprimento de onda da vibração imposta à corda.

(A) 0,25                 (B) 0,50                      (C) 1,00                         (D) 1,25                                (E) 1,50

 

27-(PUC-RS-013)

Fazendo vibrar um fio esticado entre dois pontos fixos, como numa corda de violão, é possível obter diversos padrões de ondas estacionárias, os quais são denominados de harmônicos. No esquema a seguir, que não está em escala, é mostrado um desses harmônicos.

Analisando esse harmônico, pode-se afirmar corretamente que o comprimento de onda e a amplitude da onda estacionária, em metros, são, respectivamente,

A) 0,50 e 6,0               B) 2,0 e 0,25               C) 2,0 e 0,50               D) 4,0 e 0,25               E) 6,0 e 0,50

 

 28-(PUC-PR-013)

Duas fontes produzem ondas coerentes na superfície de um líquido. A figura da interferência formada em um instante t é a seguir representada.

Considerando as linhas contínuas como cristas dessas ondas e as linhas descontínuas como vales, qual é a interferência observada respectivamente nos pontos A, B, C e D?

A) Destrutiva, construtiva, destrutiva  e construtiva.                

B) Construtiva, destrutiva, construtiva e destrutiva.

C) Destrutiva, destrutiva, construtiva e construtiva.                 

D) Construtiva, construtiva, destrutiva e destrutiva.

E) Impossível saber com base apenas na representação.

Difração e dispersão

22-(ACAFE-SC-013)

No Brasil, a tecnologia de 4ª geração (4G) usará uma determinada faixa de frequência para os telefones celulares (que na verdade podemos considerar como um rádio sofisticado). Logo, o sinal do mesmo é propagado por meio de ondas eletromagnéticas. A onda eletromagnética para essa tecnologia é representada no diagrama da figura abaixo, que está se propagando em um meio homogêneo e linear.

Considere a velocidade da luz no vácuo, c=3.108m/s.

Analisando essa onda, pode-se afirmar que:

l  A frequência de operação é de 2500MHz.

ll  Ao passar para outro meio homogêneo e linear, a frequência e a velocidade mudam, mas o comprimento de onda não.

lll Pode ser difratada ao passar por uma fenda de 12cm.

 Assinale a alternativa correta.

A) As afirmações I e III estão corretas.                             

B)Todas as afirmações estão corretas.

C)As afirmações II e III estão corretas.                             

D)Apenas a afirmação III está correta.

 

23-(UDESC-SC-013)

Analise as proposições em relação ao efeito de polarização das ondas eletromagnéticas.

I. A polarização é uma característica das ondas transversais.

II. A polarização é uma característica das ondas longitudinais.

III. Os óculos de sol são exemplos de filtros polarizadores e aumentam a intensidade da radiação incidente.

IV. Os óculos de sol são exemplos de filtros polarizadores e reduzem a intensidade da radiação incidente.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.                 

B. ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

C. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.                

D. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

E. ( ) Somente a afirmativa III é verdadeira.

 

 24-(IFMG-MG-013)

Leia os trechos a seguir que foram retirados de um manual de utilização de um aparelho celular.

Um risco oferecido pelo uso de aparelhos celulares está associado a possíveis interferências.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre a interferência causada por aparelhos celulares e o risco propiciado por ela.

A) A transmissão de dados entre o aparelho celular e a antena receptora é feita por ondas eletromagnéticas, na mesma faixa de frequência de utilização de outros aparelhos eletrônicos.

B) A transmissão de dados entre o aparelho celular e a antena receptora é feita por ondas sonoras, possibilitando a interferência na comunicação de outras pessoas.

C) A transmissão de dados entre o aparelho celular e a antena receptora é feita por ondas de radiação térmica, propiciando interferências que podem causar incêndios ou explosões.

D) O aparelho celular oferece risco de interferência mesmo sem transmitir dados, pois basta estar ligado para que ele irradie ondas sonoras suficientes para interferir em aparelhos ao seu redor.

 

Confira as resoluções comentadas