Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

Universidade de Passo Fundo, fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior do norte do Rio Grande do Sul e está localizada em Passo Fundo e região. É mantida pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), entidade filantrópica e sem fins lucrativos. A UPF disponibiliza 60 cursos degraduação e 50 .cursos de pós-graduação. Além da formação superior, a FUPF possui os cursos de ensino médio regular e ensino técnico, através da mantida Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI). A Universidade se destaca nas áreas da saúde, agronomia e tecnologia, tanto em corpo docente como em infraestrutura.

Possui uma área física de 426 ha, situada no bairro São José, em Passo Fundo, com ambiente adequado ao ensino, à pesquisa e à extensão, tendo em vista sua paisagem ajardinada e largas avenidas. O local, além de tudo, também é utilizado pela comunidade local para momentos de lazer e descontração, utilizando, por exemplo, o zoológico da Universidade e o Centro de Convivência.

A FUPF também possui uma emissora de televisão em canal aberto e duas emissoras de rádio FM, uma na cidade de Passo Fundo e outra na cidade de Carazinho.


01-(UPF-RS-014)

Em uma fábrica de bebidas, um robô fixo procede ao fechamento das garrafas cheias, colocando 5 tampas por segundo. As garrafas, que estão em uma esteira rolante, deslocam-se para a direita. Entre

os centros das garrafas, há uma separação de 10 cm. Considerando essa estrutura, pode-se afirmar que, para o sistema funcionar corretamente, a esteira deve:

a) estar uniformemente acelerada para a direita.

b) deslocar-se a uma velocidade de 2 cm/s.

c) estar com uma aceleração de 2 cm/s² para a esquerda.

d) descrever um movimento retilíneo uniformemente variado, com velocidade inicial de 50 cm/s.

e) descrever um movimento retilíneo, com velocidade constante de 0,5 m/s.


02-(UPF-RS-014)

Questão 50 - Considere um vagão deslocando-se em uma trajetória retilínea com velocidade constante e igual a 5 m/s. Um observador, A, dentro dele, lança uma pedra verticalmente para cima. Um outro observador, B, do lado de fora do vagão e em repouso em relação à Terra, observa o vagão passar. Sendo VA e VB , respectivamente, as velocidades da pedra no ponto mais alto de sua trajetória em relação a cada observador, pode-se concluir que:

a) VA = 0 e VB = 0 b) VA = 0 e VB = 5 m/s c) VA = 5 m/s e VB = 0 d) VA = 5 m/s e VB = 5m/s

e) VA = 0 e VB = 10 m/s


03-(UPF-RS-014) PG

Em uma mesa de sinuca, uma bola é lançada frontalmente contra outra bola em repouso. Após a

colisão, a bola incidente para e a bola alvo (bola atingida) passa a se mover na mesma direção do movimento da bola incidente. Supondo que as bolas tenham massas idênticas, que o choque seja elástico e que a velocidade da bola incidente seja de 2 m/s, qual será, em m/s, a velocidade inicial da bola alvo após a colisão?

a) 0,5 b) 1 c) 2 d) 4 e) 8


04-(UPF-RS-014)

Um bloco maciço de ferro de densidade 8,0 g/cm3 com 80 kg encontra-se no fundo de uma piscina

com água de densidade 1,0 g/cm3 e profundidade de 3,0 m. Amarrando-se a esse bloco um fio ideal e

puxando esse fio de fora da água, leva-se o bloco à superfície com velocidade constante. Adotando g = 10 m/s2, qual será, em N, a intensidade da força aplicada a esse fio?

a) 8,0.10² b) 7,0.10² c) 6,0 x 10² d) 3,0 x 10² e) 1,0 x 10²


05-(UPF-RS-014)

Em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol. Em virtude das possíveis manifestações das

torcidas, os estádios de futebol foram construídos de modo a suportar as

vibrações produzidas. Se todos os torcedores, ao mesmo tempo, começarem, por exemplo, a pular e a bater os pés no chão, as estruturas das arquibancadas podem desabar, provocando uma tragédia. O fenômeno físico que melhor descreve a situação trágica mencionada é:


a) Reflexão. b) Refração. c) Ressonância. d) Difração. e) Convecção.


06-(UPF-RS-014)

O diâmetro externo de uma arruela de metal é de 4,0 cm e seu diâmetro interno é de 2,0 cm.

Aumentada a temperatura da arruela de ΔT, observa-se que seu diâmetro externo aumenta em Δd. Então, pode-se afirmar que seu diâmetro interno:

a) diminui de Δd. b) diminui de Δd/2. c) aumenta de Δd. d) aumenta de Δd/2. e) não varia.


07-(UPF-RS-014)

Dentre as alternativas descritas abaixo, assinale aquela que indica o aparelho com maior consumo de

energia, em kWh.

a) Uma panela elétrica de 1.500 W usada durante 10 h.

b) Uma lâmpada incandescente de 0,120 kW ligada pelo período de 20 h.

c) Um forno elétrico ligado a 200 V e com corrente nominal de 30 A utilizado durante 5 h.

d) Um aquecedor de resistência elétrica nominal de 5 Ω funcionando a 200 V durante 10h.

e) Um ferro de passar de 2.000 W ligado durante 5 h.


08-(UPF-RS-014)

Durante uma experiência em um laboratório de física, um balão (desses usados em festas de aniversário) cheio de ar, de massa total m = 1 g, carregado eletricamente com uma carga q negativa,

flutua estaticamente numa região do espaço onde existe um campo elétrico uniforme na direção vertical e no sentido de cima para baixo. Desprezando-se o empuxo sobre o balão e considerando que a aceleração gravitacional local é g = 10 m/s2 e que o valor do campo elétrico é de 50 N/C, pode-se afirmar que a carga elétrica do balão é de:

a) 200 μC b)2 mC c) 2 x 10-1 C d) 5 mC e) 5 μC


Resoluções