Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 


A Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES é uma instituição pública de ensino superior, sediada em Montes Claros - MG, tendo sob área de influência o Norte e Noroeste de Minas Gerais, Vale do MucuriVale do Jequitinhonha, além de parte da Serra Geral, região Centro-Sul da Bahia.

Localizada na cidade de Montes Claros, centro convergente e polarizador dos demais municípios da região do Norte de Minas Gerais, a Unimontes é uma autarquia de regime especial do Estado de Minas Gerais, na forma do § 3º do Art. 82 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais, resultante da transformação da Fundação Norte-Mineira do Ensino Superior -FUNM.

A Unimontes oferece formações nas áreas de saúde, educação, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e ciências exatas e tecnológicas, no campus-sede de Montes Claros, bem como nos seus campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu/Unaí, Pirapora, Salinas e São Francisco e, ainda, no núcleo em Joaíma, além dos mais de 300 municípios consorciados.



01-(UNIMONTES-MG-014)

Um carro A está parado num semáforo e, de repente, um carro B bate em sua traseira. Como

resultado da colisão, o carro A é projetado para frente com uma velocidade inicial de módulo V, deslizando no asfalto por 12,5 metros, até parar. Sabendo-se que o coeficiente de atrito cinético entre o asfalto e os pneus é 0,4 e que a aceleração da gravidade no local possui módulo igual a 10 m/s², você, como perito e conhecedor das leis da Física para o estudo do movimento, deve estimar o valor de V. Marque a alternativa que apresenta a estimativa CORRETA para V.

A) 5 m/s. B) 10 m/s. C) 15 m/s. D) 20 m/s.


02-(UNIMONTES-MG-014)

Um corpo de massa M é abandonado de uma altura H e executa um movimento de queda livre (veja a

figura).

A aceleração da gravidade no local possui módulo g. Desprezando a resistência do ar, a altura h, em

que o valor da energia cinética é 3 vezes o da energia potencial, é igual a


03-(UNIMONTES-MG-014)

Um cilindro de comprimento L flutua dentro de um recipiente com água (veja o desenho abaixo).

A densidade da água é igual a 1g/cm3, logo, a densidade do cilindro em g/cm³ é:

A) 1,0. B) 0,25. C) 0,75. D) 0,50.


04-(UNIMONTES-MG-014)

Entre duas placas, A e B, atua um campo elétrico uniforme, de módulo E (veja a figura).

Uma carga q é injetada entre os pontos A e B, deslocando-se, a partir do repouso, sob efeito de E, no sentido da placa A. É CORRETO afirmar que

A) q é neutra. B) q é positiva. C) q é negativa. D) q pode ser positiva ou negativa.


05-(UNIMONTES-MG-014)

Um objeto está posicionado a 10 cm do foco de um espelho côncavo com raio de 30 cm (veja a figura).

Marque a alternativa CORRETA em relação ao tipo da imagem formada e à distância que ela se encontra

do vértice do espelho.

A) Imagem real, 37,5 cm. B) Imagem virtual, 37,5 cm.

C) Imagem virtual, 25,0 cm. D) Imagem real, 25,0 cm.


06-(UNIMONTES-MG-014)

Por causa da grande divulgação dada à teoria da relatividade restrita, proposta por Albert Einstein,

em 1905, muitas de suas previsões ficaram conhecidas pelo grande público, causando reações positivas ou negativas.

Nesse contexto, pessoas muito preocupadas com a beleza e com a manutenção de uma aparência jovem, ficaram encantadas com a previsão de que o tempo passa, significativamente, de modo mais lento, para observadores num referencial que se move a grandes velocidades (80 a 90% da velocidade da luz no vácuo, por exemplo). Esse efeito é conhecido como contração do tempo.

No entanto, essas mesmas pessoas ficaram decepcionadas com uma outra previsão da teoria, também relacionada a observadores que se movem a grandes velocidades. Marque a alternativa que indica corretamente essa outra previsão da teoria da relatividade, capaz de desagradar pessoas com exagerada preocupação estética.

A) Inexistência de um limite para a velocidade de um corpo. B) Contração do espaço.

C) Aumento da massa. D) Dilatação do espaço


07-(UNIMONTES-MG-014)

Um caça voa horizontalmente a 500 m de altitude, com uma velocidade constante de 360 km/h,

quando o seu piloto recebe uma ordem de bombardear um tanque que se encontra, no nível do solo, à frente do avião e distante dele. O piloto executa a ordem imediatamente e atinge o alvo. A distância horizontal, em metros, entre o avião e o tanque, no instante em que a bomba foi abandonada, é igual a: Dado: g = 10 m/s2 (módulo da aceleração da gravidade).

A) 100. B) 3600. C) 1000. D) 360.


08-(UNIMONTES-MG-014)

Quando acontece um terremoto, ocorre uma repentina liberação de energia em um ponto chamado

de foco do terremoto. Essa energia é transmitida a partir do foco por meio de ondas sísmicas. As ondas sísmicas propagam-se tanto em ondas longitudinais, que são mais rápidas, quanto em ondas transversais, mais lentas.

Em uma estação de registros sísmicos, a onda longitudinal chega primeiro e, por isso, é chamada de

primária (onda P); a onda transversal chega a seguir, e é chamada de secundária (onda S). Um terremoto ocorreu a uma certa distância D da estação. A onda P propaga-se a 5 km/s, e a onda S, a 3 km/s. O sismógrafo registrou a chegada da onda S 30 s depois da onda P. A distância D, em km, é:

A) 150. B) 90. C) 225. D) 60.


Resoluções