Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao Governo Estadual no que se refere a subsídios para a sua operação. Assim, os recursos financeiros são obtidos principalmente do Governo do Estado de São Paulo e de instituições nacionais e internacionais de fomento.

A Cidade Universitária "Zeferino Vaz" se localiza no distrito de Barão Geraldo, região noroeste de Campinas. Fica a 12km do centro da cidade.

A Unicamp não se limita ao campus de Barão Geraldo, onde estão 19 de seus institutos e faculdades. O complexo se estende pelas cidades de Piracicaba, sede da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), por Limeira, onde funcionam a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), a Faculdade de Tecnologia (FT) e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e por Paulínia, onde fica o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Em Campinas está ainda, na região central, o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca).

Em 2011, o QS World University classificou a Unicamp como a 235ª melhor universidade do mundo e a 3ª melhor da América Latina. De acordo com a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU - sigla em inglês) de 2011, a Unicamp está classificada entre as posições 201ª e 300ª entre as 500 universidades analisadas no mundo. Em novembro do mesmo ano, a Unicamp foi considerada a melhor universidade do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação.

A principal forma de ingresso na UNICAMP é o  Vestibular Nacional da Unicamp avalia a aptidão e o potencial dos candidatos que pretendem ingressar em seus diversos cursos.

A seleção é feita pela Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST) através de provas discursivas e valorização da redação.

PRIMEIRA FASE

(UNICAMP-SP-014)

TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 E 02

Andar de bondinho no complexo do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro é um dos passeios aéreos urbanos mais famosos do mundo. Marca registrada da cidade, o Morro do Pão de Açúcar é constituído de um único

bloco de granito, despido de vegetação em sua quase totalidade e tem mais de 600 milhões de anos.

01-(UNICAMP-SP-014)

O passeio completo no complexo do Pão de Açúcar inclui um trecho de bondinho de aproximadamente 540 m, da Praia Vermelha ao Morro da Urca, uma caminhada até a segunda estação no Morro da Urca, e um segundo trecho de bondinho de cerca de 720 m, do Morro da Urca ao Pão de Açúcar. A velocidade escalar média do bondinho no primeiro trecho é V1= 10,8 km/h e, no segundo, V2= 14,4 km/h. Supondo que, em certo dia, o tempo gasto na caminhada no Morro da Urca somado ao tempo de espera nas estações é de 30 minutos, o tempo total do passeio completo da Praia Vermelha até o Pão de Açúcar será igual a

a) 33 min. b) 42 min. c) 50 min. d) 36 min.


02-(UNICAMP-SP-014)

A altura do Morro da Urca é de 220 m e a altura do Pão de Açúcar é de cerca de 400 m, ambas em relação

ao solo. A variação da energia potencial gravitacional do bondinho com passageiros de massa total M = 5000 kg, no segundo trecho do passeio, é (Use g = 10 m/s2)

a) 9.106 J. b) 11.106 J c) 20.106 J d) 31.106 J


03-(UNICAMP-SP-014)

As máquinas cortadeiras e colheitadeiras de cana-de-açúcar podem substituir dezenas de trabalhadores

rurais, o que pode alterar de forma significativa a relação de trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar. A pá

cortadeira da máquina ilustrada na figura abaixo gira em movimento circular uniforme a uma frequência de 300 rpm.


A velocidade de um ponto extremo P da pá vale (Considere =3)

a) 9 m/s. b) 18 m/s. c) 15 m/s. d) 60 m/s.


04-(UNICAMP-SP-014)

Uma boia de sinalização marítima muito simples pode ser construída unindo-se dois cilindros de mesmas dimensões e de densidades diferentes, sendo um de densidade menor e outro de densidade maior que a da água, tal como esquematizado na figura abaixo. Submergindo-se totalmente esta boia de sinalização na água, quais serão os pontos efetivos mais prováveis de aplicação das forças Peso e Empuxo?

a) Peso em B e Empuxo em B. b) Peso em C e Empuxo em A.

c) Peso em C e Empuxo em B. d) Peso em B e Empuxo em C


05-(UNICAMP-SP-014)

A tecnologia de telefonia celular 4G passou a ser utilizada no Brasil em 2013, como parte da iniciativa de

melhoria geral dos serviços no Brasil, em preparação para a Copa do Mundo de 2014. Algumas operadoras inauguraram serviços com ondas eletromagnéticas na frequência de 40 MHz. Sendo a velocidade da luz no vácuo c=3,0.108m/s, o comprimento de onda dessas ondas eletromagnéticas é

a) 1,2 m. b) 5,0 m. c) 12,0 m. d) 7,5 m.

 

06-(UNICAMP-SP-014)

A atração e a repulsão entre partículas carregadas têm inúmeras aplicações industriais, tal como a pintura

eletrostática. As figuras abaixo mostram um mesmo conjunto de partículas carregadas, nos vértices de um quadrado de lado a, que exercem forças eletrostáticas sobre a carga A no centro desse quadrado. Na situação apresentada, o vetor que melhor representa a força resultante agindo sobre a carga A se encontra na figura


07-(UNICAMP-SP-014)

A figura abaixo exibe, em porcentagem, a previsão da oferta de energia no Brasil em 2030, segundo o Plano Nacional de Energia.

Segundo o plano, em 2030, a oferta total de energia do país irá atingir 557 milhões de tep (toneladas equivalentes de petróleo). Nesse caso, podemos prever que a parcela oriunda de fontes renováveis, indicada em cinza na figura, equivalerá a

a) 178,240 milhões de tep. b) 297,995 milhões de tep.

c) 353,138 milhões de tep. d) 259,562 milhões de tep.




Segunda Fase

01-(UNICAMP-SP-014)

Correr uma maratona requer preparo físico e determinação. A uma pessoa comum se recomenda,

para o treino de um dia, repetir 8 vezes a seguinte sequência: correr a distância de 1 km à velocidade de 10,8 km/h e, posteriormente, andar rápido a 7,2 km/h durante dois minutos.

a) Qual será a distância total percorrida pelo atleta ao terminar o treino?

b) Para atingir a velocidade de 10,8 km/h, partindo do repouso, o atleta percorre 3 m com aceleração constante. Calcule o módulo da aceleração a do corredor neste trecho


02-(UNICAMP-SP-014)

O encontro das águas do Rio Negro e do Solimões, nas proximidades de Manaus, é um dos maiores

espetáculos da natureza local. As águas dos dois rios, que formam o Rio Amazonas, correm lado a lado por vários quilômetros sem se misturarem.

a) Um dos fatores que explicam esse fenômeno é a diferença da velocidade da água nos dois rios, cerca

de VN=2 km/h para o Negro e VS=6km/h para o Solimões. Se uma embarcação, navegando no Rio Negro, demora tN=2 h para fazer um percurso entre duas cidades distantes dcidades=48 km, quanto tempo levará para percorrer a mesma distância no Rio Solimões, também rio acima, supondo que sua velocidade com relação à água seja a mesma nos dois rios?

b) Considere um ponto no Rio Negro e outro no Solimões, ambos à profundidade de 5 m e em águas

calmas, de forma que as águas nesses dois pontos estejam em repouso. Se a densidade da água do

Rio Negro é ρN=996 kg/m3 e a do Rio Solimões é ρS=998 kg/m3, qual a diferença de pressão entre

os dois pontos?


03-(UNICAMP-SP-014)

As denúncias de violação de telefonemas e transmissão de dados de empresas e cidadãos brasileiros

serviram para reforçar a tese das Forças Armadas da necessidade de o Brasil dispor de seu próprio

satélite geoestacionário de comunicação militar” (O Estado de São Paulo, 15/07/2013). Uma órbita geoestacionária é caracterizada por estar no plano equatorial terrestre, sendo que o satélite que a executa está sempre acima do mesmo ponto no equador da superfície terrestre. Considere que a órbita geoestacionária tem um raio r=42000km.

a) Calcule a aceleração centrípeta de um satélite em órbita circular geoestacionária.

b) A energia mecânica de um satélite de massa m em órbita circular em torno da terra é dada por

E= - GMm/2r, em que r é o raio da órbita, M=6.1024 kg é a massa da Terra e G=6,7.10-11 Nm2/kg2.

O raio de órbita de satélites comuns de observação (não geoestacionários) é tipicamente de 7000 km.

Calcule a energia adicional necessária para colocar um satélite de 200 kg de massa em uma órbita

geoestacionária, em comparação a colocá-lo em uma órbita comum de observação.


04-(UNICAMP-SP-014)

a) O ar atmosférico oferece uma resistência significativa ao movimento dos automóveis. Suponha que um

determinado automóvel movido a gasolina, trafegando em linha reta a uma velocidade constante de

V=72km/h com relação ao ar, seja submetido a uma força de atrito de Far= 380 N.

Em uma viagem de uma hora, aproximadamente quantos litros de gasolina serão consumidos somente para “vencer” o atrito imposto pelo ar?

Dados: calor de combustão da gasolina: 35 MJ/ℓ . Rendimento do motor a gasolina: 30%.

b) A má calibração dos pneus é outro fator que gera gasto extra de combustível. Isso porque o rolamento

é real e a baixa pressão aumenta a superfície de contato entre o solo e o pneu. Como consequência, o

ponto efetivo da aplicação da força normal de módulo N não está verticalmente abaixo do eixo de rotação da roda (ponto O) e sim ligeiramente deslocado para a frente a uma distância d , como indica a figura.

As forças que atuam sobre a roda não tracionada são: força F, que leva a roda para a frente, força peso P, força de atrito estático Fat e força normal N . Para uma velocidade de translação V constante, o torque em relação ao ponto O, resultante das forças de atrito estático Fat e normal N , deve ser nulo. Sendo R=30 cm, d=0,3 cm e N=2.500 N, calcule o módulo da força de atrito estático Fat.


05-(UNICAMP-SP-014)

Existem inúmeros tipos de extintores de incêndio que devem ser utilizados de acordo com a classe do

fogo a se extinguir. No caso de incêndio envolvendo líquidos inflamáveis, classe B, os extintores à base

de pó químico ou de dióxido de carbono (CO2) são recomendados, enquanto extintores de água devem ser evitados, pois podem espalhar o fogo.

a) Considere um extintor de CO2 cilíndrico de volume interno V=1800 cm3 que contém uma massa de

CO2 m=6 kg. Tratando o CO2 como um gás ideal, calcule a pressão no interior do extintor para uma

temperatura T=300 K.

Dados: R=8,3J/mol K e a massa molar do CO2 M=44 g/mol .

b) Suponha que um extintor de CO2 (similar ao do item a), completamente carregado, isolado e

inicialmente em repouso, lance um jato de CO2 de massa m=50 g com velocidade v=20 m/s . Estime a massa total do extintor Mext e calcule a sua velocidade de recuo provocada pelo lançamento do gás.

Despreze a variação da massa total do cilindro decorrente do lançamento do jato.


06-(UNICAMP-SP-014)

a) Segundo as especificações de um fabricante, um forno de micro-ondas necessita, para funcionar, de

uma potência de entrada de P=1400 W, dos quais 50% são totalmente utilizados no aquecimento dos

alimentos. Calcule o tempo necessário para elevar em 20o C a temperatura de m=100 g de água. O calor específico da água é a 4,2 J/goC.

b) A figura abaixo mostra o esquema de um forno de micro-ondas, com 30 cm de distância entre duas de

suas paredes internas paralelas, assim como uma representação simplificada de certo padrão de ondas

estacionárias em seu interior. Considere a velocidade das ondas no interior do forno como c=3.108 m/s e calcule a frequência f das ondas que formam o padrão representado na figura.


07-(UNICAMP-SP-014)

No fenômeno de “Magnetoimpedância gigante”, a resistência elétrica de determinado material pelo qual circula uma corrente alternada de frequência f varia com a aplicação de um campo magnético H. O

gráfico da figura 1 mostra a resistência elétrica de determinado fio de resistividade elétrica ρ=64,8.10-8 Ωm

em função da frequência f da corrente elétrica alternada que circula por esse fio, para diferentes valores de H .

a) Como podemos ver na figura 1, o valor da resistência elétrica do fio para f =0Hz é R=1,5Ω. Calcule

o comprimento L desse fio, cuja área de seção transversal vale A=1,296 10-8 m2.

b) Para altas frequências, a corrente elétrica alternada não está uniformemente distribuída na seção reta

do fio, mas sim confinada em uma região próxima a sua superfície. Esta região é determinada pelo

comprimento de penetração, que é dado por =k√(ρ/μr.f), em que ρ é a resistividade do fio, f é a

frequência da corrente elétrica alternada, μr é a permeabilidade magnética relativa do fio e k=500√(mHz/Ω).

Sabendo que μr varia com o campo magnético aplicado H , como mostra a figura 2, e que, para o


particular valor de f=8MHz temos R≈4Ω, calcule o valor de para essa situação.



08-(UNICAMP-SP-014)

O sistema de imagens street view disponível na internet permite a visualização de vários lugares do mundo

através de fotografias de alta definição, tomadas em 360 graus, no nível da rua.

a) Em uma câmera fotográfica tradicional, a imagem é gravada em um filme fotográfico para posterior

revelação. A posição da lente é ajustada de modo a produzir a imagem no filme colocado na parte posterior da câmera.

Considere uma câmera para a qual um objeto muito distante fornece uma imagem pontual no filme em uma posição P’=5cm. O objeto é então colocado mais perto da câmera, em uma posição P=100cm, e a distância entre a lente e o filme é ajustada até que uma imagem nítida real invertida se forme no filme, conforme mostra a figura.

Obtenha a variação da posição da imagem p’ decorrente da troca de posição do objeto.

b) Nas câmeras fotográficas modernas, a captação da imagem é feita normalmente por um sensor tipo CCD (Charge Couple Devide). Esse tipo de dispositivo possui trilhas de capacitores que acumulam cargas elétricas proporcionalmente à intensidade da luz incidente em cada parte da trilha.

Considere um conjunto de 3 capacitores de mesma capacitância C=0,6pF, ligados em série conforme a

figura. Se o conjunto de capacitores é submetido a uma diferença de potencial V=5V, qual é a

carga elétrica total acumulada no conjunto?


Resoluções