Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) é uma universidade pública brasileira, fundada em 1978 e mantida pelo governo do estado de Mato Grosso, com sede no município de Cáceres. Possui Campi nas cidades de Alta FlorestaAlto AraguaiaBarra do BugresColíderDiamantinoJuaraLuciara,Nova MutumNova XavantinaPontes e LacerdaSinop e Tangará da Serra.

Forma de ingresso

Para o primeiro semestre letivo a universidade adota o SISU, que utiliza a nota do ENEM, como forma de ingresso, onde 100% das vagas ofertadas utilizarão o programa como forma única de seleção, sendo 50% reservadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e outras 25% para o programa de Inclusão Ético-Racial. Entretanto, na seleção do segundo semestre letivo, o tradicional vestibular continuará sendo a a forma de ingresso.



01-(UNEMAT-MT-014)



Com a Copa do Mundo de 2014, diversas obras estão sendo realizadas, tais como construção de novos estádios de futebol, novos terminais de transporte público, entre outras. Neste período, é comum se ver trabalhadores sobre vigas e pilares nas construções.

Considerando uma construção simples, constituída de uma viga na horizontal apoiada nas suas

extremidades em duas colunas verticais, denominadas de A e B e supondo que um trabalhador se encontra a 1 (um) metro do ponto A e que a viga possua 3 metros de comprimento, assinale a alternativa correta:

(A) A carga imposta pela viga às colunas é igual.

(B) A carga imposta pela viga na coluna A é o dobro da carga imposta pela viga na coluna B.

(C) A carga imposta pela viga na coluna B é o dobro da carga imposta pela viga na coluna A.

(D) Não é possível efetuar qualquer relação de carga, pois não foi dado o valor da massa do homem.

(E) Se o homem continuar movimentando no sentido de B, a carga nesta coluna reduzirá.


02-(UNEMAT-MT-014)

Um gás ideal foi armazenado em um recipiente, formando um sistema fechado com uma pressão inicial (P1), temperatura inicial (T1) e volume inicial (V1). Logo após, foi fornecido calor ao sistema,

obtendo-se um novo valor de pressão (P2 = 2P1) e o volume permaneceu constante.

Com base no texto, marque a alternativa que apresenta a razão entre T1 e T2:

A) 1 (B) 3 (C) 1/2 (D) 2 (E) 1/3


03-(UNEMAT-MT-014)

Diferentes marcas de telefones celulares buscam ganhar novos clientes, anunciando que a bateria de

seus aparelhos é mais eficiente que a dos concorrentes, por manterem o telefone celular ligado por mais tempo. Quando descarregada, a bateria do celular é conectada a uma rede elétrica para que sua carga seja restabelecida.

Esse processo é um exemplo de:

(A) Galvanoplastia. (B) Célula galvânica. (C) Célula eletrolítica. (D) Niquelação.

(E) Célula energética


04-(UNEMAT-MT-014)

Hoje, no Brasil, a maioria das montadoras de automóveis disponibilizam nos seus modelos a opção

de motores flex, ou seja, motores que podem rodar com dois tipos combustíveis, etanol e/ou gasolina. O proprietário de um carro flex enche o tanque com etanol gastando R$ 96,80 e consegue rodar 440 km com esse combustível.

Quantos quilômetros poderiam ser rodados com um tanque de gasolina que custa R$ 132,00 para se ter o mesmo rendimento de um tanque abastecido com etanol?

(A) 590,9 km (B) 440 km (C) 572 km (D) 610 km (E) 600 km


05-(UNEMAT-MT-014)

O planeta Terra já foi um planeta encandeceste segundo estudos e está se resfriando com o passar

dos anos, mas seu núcleo ainda está encandeceste. Em certa região da terra onde se encontra uma mina de carvão mineral, foi constatado que, a cada 80 metros da superfície, a temperatura no interior da Terra aumenta 2 graus Celsius.

Se a temperatura ambiente na região da mina é de 23° Celsius, qual a temperatura no interior da mina num ponto a 1200 metros da superfície?

(A) 15º C (B) 38º C (C) 53º C (D) 30º C (E) 61º C


06-(UNEMAT-MT-014)

As cidades brasileiras cresceram e com elas também cresceram os problemas sociais e ambientais. Tais problemas implicam no comprometimento dos recursos naturais das cidades e se associam à

precarização da qualidade de vida das populações urbanas. Com relação aos problemas ambientais urbanos, analise as assertivas seguintes:

I) Chuva ácida é a retenção da radiação infravermelha nas baixas camadas da atmosfera, resultando na elevação da temperatura da superfície terrestre.

II) A inversão térmica é decorrente da concentração, na atmosfera, de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, liberados na combustão de petróleo e carvão mineral.

III) A ilha urbana de calor é o nome dado a uma área da cidade que apresenta temperaturas mais elevadas do que o seu entorno, sendo frequente em grandes áreas metropolitanas.

IV) Poluição, em geral, é toda e qualquer forma de degradação física ou química de um ambiente.

Considera-se que:

Considera-se que:

(A) I está correta. (B) I e II estão corretas. (C) I e III estão corretas. (D) III e IV estão corretas

(E) I, II, III e IV estão corretas.


Resoluções