Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é a maior instituição pública de ensino superior das regiões Norte e Nordeste do Brasil, com seus principais campi sediados nos bairros do Cabula, e Imbuí na cidade de Salvador, capital da Bahia, mas presente geograficamente em todas as regiões do Estado, estruturada no sistema multicampi

Possui 29 departamentos, sendo 4 sediados em Salvador e outros 25 em centros regionais. Atráves de um programa especial em convênio com prefeituras municipais baianas, faz-se presente em aproximadamente 137 municípios, para graduar professores em exercício na rede pública

A pesquisa avaliou 192 universidades nos quesitos de produção científica, inovação, reputação no mercado e qualidade de ensino.

Em uma escala que vai de 0 a 100, a UNEB ficou com pontuação 29,76. Uma diferença de 42 pontos para a Universidade Federal da Bahia (UFBA), 12° colocada no ranking com 72,33 pontos.


01-(UNEB-BA-014)

A tirolesa é uma técnica utilizada para o transporte de carga de um ponto a outro. Nessa técnica,

a carga é presa a uma roldana que desliza por um cabo, cujas extremidades geralmente estão em

alturas diferentes. A tirolesa também é utilizada como prática esportiva, sendo considerado um esporte radical.

Em certo ecoparque, aproveitando a geografia do local, a estrutura para a prática da tirolesa foi montada de maneira que as alturas das extremidades do cabo por onde os participantes deslizam estão a cerca de 52m e 8m, cada uma, em relação ao nível do solo, e o ângulo de descida formado com a vertical é de 80°.

Nessas condições, considerando-se o cabo esticado e que tg 10° = 0,176, pode-se afirmar que a

distância horizontal percorrida, em metros, ao final do percurso, é aproximadamente igual a

01) 250 02) 252 03) 254 04) 256 05) 258


02-(UNEB-BA-014)

A Grande Fonte Prismática descarrega uma média de 2548 litros de água por minuto, é a maior de

Yellowstone, com 90 metros de largura e 50 metros de profundidade, e funciona como muitos

dos recursos hidrotermais do parque. A água subterrânea profunda é aquecida pelo magma e sobe à superfície sem ter depósitos minerais como obstáculos. À medida que atinge o topo, a água se resfria e afunda, sendo substituída por água mais quente vinda do fundo, em um ciclo continuo. A água quente também dissolve parte da sílica, SiO2(s), presente nos riolitos, rochas ígneas vulcânicas, sobre o solo, criando uma solução que forma um depósito rochoso sedimentar e silicoso na área ao redor da fonte.

Os pigmentos iridescentes são causados por micróbios — cianobactérias — que se desenvolvem nessas águas quentes. Movendo-se da extremidade mais fria da fonte ao longo do gradiente de temperatura, a cianobactéria Calothrixvive em temperaturas não inferiores a 300C, também pode viver fora da água e produz o pigmento marrom, que emoldura a fonte. A Phormidium, por outro lado, vive entre 45oC e 60oC e cria o pigmento laranja, ao passo que Synechococcussuporta temperaturas de até 72o C e é verde-amarelo. (A GRANDE... 2013. p. 62-63).

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de Física, é correto afirmar:

01) A variação de temperatura da região alaranjada da fonte é igual a 27oF.

02) A água subterrânea aquecida pelo magma emite radiaçãode cor violeta.

03) O aquecimento da água da fonte de Yellowstone ocorre exclusivamente por condução térmica.

04) O volume de água da Grande Fonte Prismática é de, aproximadamente, 4,5.103m3.

05) A vazão média da água da Grande Fonte Prismática é, aproximadamente, igual a 43,0m3/s.


03-(UNEB-BA-014)

A figura representa o esquema simplificado de umespectrômetro de massa que permite determinar massasatômicas com grande precisão.

Assim, a massa dos íonsfósfato, nitrato, nitrogênio e do cátion potássio, que, juntos,constituem nutrientes essenciais para os fertilizantes, pode serdeterminada, detectando a posição de incidência de íons no filmefotográfico F.

Da análise desse experimento, sob a óptica dos conhecimentosde Física, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F,as falsas.

( ) Os íons que atravessam a região do seletor de velocidadeobedecem à primeira lei de Newton.

( ) Os íons atravessam a fenda do anteparo A com velocidadede módulo igual a E/B.

( ) Os íons positivos descrevem movimento semicircular eatingem o filme fotográfico no ponto situado acima dafenda do anteparo A, visto por um candidato que estárespondendo esta questão.

( ) O raio da trajetória semicircular descrito pelos íons variaem proporção direta com a massa atômica desses íons.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo,é a

01) F V F V 02) F V F F 03) V F V V 04) V V F F 05) V VVV


04-(UNEB-BA-014)

Considere uma pilha de íon-lítio utilizada em marca-passos cardíaco, bastante leve, hermeticamente

fechada para não liberar gases, com durabilidade em torno de 10 anos, e com alta densidade de carga de 0,8Ah/cm3. Sabendo-se que o valor da carga de um elétron, em módulo, é igual

a 1,6.10-19 C, é correto afirmar que a ordem de grandeza do número de elétrons existentes na pilha, com volume de 1,0cm3, é igual

01) 1014 02) 1015 03) 1018 04) 1020 05) 1022


05-(UNEB-BA-014)

A figura representa um esquema simplificado de um equipamento de espectroscopia de

infravermelho.

Com base nos conhecimentos de óptica geométrica, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.

( ) Os dois espelhos associados em forma de um V formam entre si um ângulo de 45o.

( ) As propriedades físicas da luz do ponto de vista da óptica geométrica envolvidas no processo de espectroscopia são reflexão e refração.

( ) Os feixes de radiação infravermelha que incidem sobre as superfícies dos espelhos sofrem reflexão total.

( ) Um dos espelhos de um canto pode ser substituído por um prisma óptico, de ângulo de abertura de 90º e de índice de refração √2 , com a base do prisma, oposta ao ângulo de abertura, colocada sobre o espelho.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

01) V F F V 02) V F V F 03) F V F V 4) V V F F 05) F V V F


06-(UNEB-BA-014)

A figura representa peças que compõe uma máquina de moer manual, utilizada para o preparo de linguiça artesanal.

Considerando-se que uma pessoa opera a máquina, girando a manivela (26) com uma frequência de 0,5Hz, e sabendo-se que o diâmetro da navalha (12) é o dobro do tamanho da borboleta de fixação (8), é correto afirmar:

01) A velocidade linear da borboleta de fixação é o dobro da velocidade linear da navalha.

02) As peças utilizadas, quando a máquina está em funcionamento, giram com a mesma velocidade linear.

03) As peças unidas coaxialmente descrevem um ângulo de 180o a cada segundo.

04) A frequência angular ω da navalha é igual a 0,5 rad/s.

05) Todas as peças efetuam uma volta em 1,0s.


07-(UNEB-BA-014)

Os raios X utilizados nos exames de tomografia computadorizada podem ser produzidos no tubo de gás, conforme representado na figura.

Sabe-se que, no esquema simplificado, o eletrodo C é o cátodo, o eletrodo A é o ânodo, o B é o alvo, e a diferença de potencial entre o cátodo e o ânodo é de 30000 a 50000 volts.

Considerando-se que o módulo da carga elétrica e a massa do elétron são, respectivamente, iguais a 1,6.10-19 C e 9,1.10-31 kg, que o índice de refração médio do corpo humano como sendo igual ao da água, 1,33, e que a velocidade da luz no vácuo é igual a 3,0.108 m/s, analise, com base nas

informações e nos conhecimentos de Física, as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Os elétrons se movem entre os eletrodos C e B, uma região de um campo elétrico, aproximadamente, uniforme, com o módulo da velocidade praticamente constante.

( ) Os elétrons imediatamente antes de colidirem perpendicularmente com o eletrodo B têm energia cinética máxima de 8,0.10-15 J.

( ) A ordem de grandeza do comprimento de onda de raios X que se propaga no organismo humano com frequência 5,0.1019 Hz é igual a 10-11 m.

( ) A velocidade mínima de um elétron, imediatamente antes da colisão com o eletrodo B, é, aproximadamente igual, a 1,0.108 m/s.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

01) V F V V 02) V VV F 03) V F F V 04) F V F F 05) F V VV


08-(UNEB-BA-014)

Tratando-se de fenômenos físicos oriundos de um ímã natural, a magnetita, como encontrado em

certas bactérias, é correto afirmar:

01) As linhas de indução magnética e as linhas de força são linhas contínuas e fechadas que formam círculos concêntricos em torno de magnetita.

02) Os elétrons e prótons em repouso, ao serem expostos a campos magnéticos, serão submetidos a uma força magnética.

03) Um campo magnético pode ser usado como acelerador de partículas porque esse campo aumenta o módulo da velocidade dessas partículas.

04) Uma bobina chata percorrida por uma corrente elétrica forma no seu eixo uma região de campo magnético com as propriedades idênticas ao de um ímã natural.

05) As partículas eletrizadas, ao serem lançadas paralelamente às linhas de indução magnéticas com velocidade constante, interagem com o campo magnético, submetidas às forças magnéticas atrativas ou repulsivas


09-(UNEB-BA-014)

Os alvejantes para roupas coloridas, destinados à limpeza e ao clareamento de manchas por meio de lavagem, são produtos à base de oxigênio. Eles liberam essa substância química na forma ativa, em processo semelhante ao que ocorre quando se adiciona água oxigenada sobre um ferimento, observando-se a formação de “espuma” no local.

Diferentemente dos alvejantes para roupas brancas, que são à base de cloro, eles têm uma ação mais suave sobre as fibras e corantes do tecido, que não são afetados pelo oxigênio ativo.

Funcionam, ainda, como bactericidas e fungicidas.

Nas roupas, o branqueamento ocorre pela destruição dos corantes e compostos orgânicos presentes nos tecidos, levando à reflexão da luz como um todo. Ou seja, ao incidir luz branca, todas as cores são refletidas, produzindo o branco. (NASCIMENTO. 2009. p. 6).

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos da mecânica ondulatória, é correto afirmar:

01) O feixe de luz que incide perpendicularmente sobre o tecido não sofre reflexão nem refração.

02) Os tecidos submetidos ao processo de branqueamento refletem integralmente toda radiação incidente.

03) A frequência, o módulo da velocidade de propagação e o comprimento de onda de um feixe luminoso se mantêm constante no fenômeno de reflexão.

04) As fibras dos tecidos submetidos ao processo de branqueamento se comportam como uma superfície espelhada ideal para possibilitar uma reflexão regular da luz.

05) O comprimento de onda, λ, da luz refletida pelo tecido branco é determinado pela igualdade v.f, sendo v a velocidade de propagação e f, a frequência da luz.


Resoluções