Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 


A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) é uma instituição de ensino superior, pública estadual localizada no Estado de Alagoas.

A Uncisal é composta pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional, e agrega à sua estrutura as unidades assistenciais e hospitais-escola José Carneiro, Portugal Ramalho, Dr. Hélvio Auto, a Maternidade Santa Mônica e ainda a Escola Técnica de Saúde professora Valéria Hora.


01-(UNCISAL-AL-014)

Um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos foi o humorista Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho ou simplesmente, Chico Anysio, que ficou famoso pelo grande número de personagens criados e interpretados na TV e no cinema. Um destes personagens é o caixeiro Onestal do Veridiano da Silva (figura), que mesmo não apresentando muita beleza física, fazia muito sucesso com as mulheres.

Os óculos utilizados por Silva produz uma imagem dos seus olhos bem maior do que o tamanho real deles. Para obter este efeito de máxima ampliação da imagem dos olhos, tão marcante no figurino deste personagem, as lentes utilizadas devem ser

A) convergentes, com comprimento focal menor que a distância entre a lente e os olhos.

B) divergentes, com comprimento focal ligeiramente maior que a distância entre a lente e os olhos.

C) convergentes, com comprimento focal ligeiramente maior que a distância entre a lente e os olhos.

D) divergentes, com comprimento focal muito maior que a distância entre a lente e os olhos.

E) planas, com comprimento focal muito maior que a distância entre a lente e os olhos.


02-(UNCISAL-AL-014)



A figura representa uma maneira barata e portátil de resfriar bebidas.

O líquido é inserido à temperatura ambiente T1 é conduzido através de canos de aço longos e finos que atravessam o interior de um recipiente preenchido com gelo e isolado termicamente (2), até atingir uma torneira externa (3) por onde a bebida é servida a uma temperatura menor T2.

Após o derretimento do gelo, a água formada no recipiente (2) pode ser dispensada por uma saída auxiliar (4) e o gelo reposto, mantendo o sistema de resfriamento portátil em funcionamento.

Um pequeno ajuste que proporcionaria uma redução ainda maior na temperatura T2 do líquido servido seria

A) reduzir da área da encanação de aço para líquido e os ganhos de calor do líquido por convecção.

B) aumentar a extensão do encanamento de aço proporcionar uma maior área de contato e um tempo maior para a troca de calor com o gelo.

C) aumentar a quantidade de gelo do recipiente (2) de modo que o sistema seria capaz de retirar mais calor do líquido.

D) melhorar o isolamento térmico do recipiente (2) evitando assim a troca de calor entre o gelo e o ambiente.

E) revestir internamente o encanamento de aço com um material espelhado para assim evitar que o líquido perca calor por radiação.


03-(UNCISAL-AL-014)

Um procedimento muito importante tomado por motoristas é a calibragem dos pneus do automóvel,

onde ar deve ser injetado ou retirado deles para que a pressão interna atinja o valor recomendado pelo fabricante, que fica entre 28 e 32 PSI em média, a depender do modelo. Para isso, utiliza-se uma bomba de ar comprimido e um medidor de pressão acoplado que faz a leitura da pressão interna no momento que a mangueira de ar é conectada ao pneu, determinando a quantidade correta de ar

ser retirada ou injetada nos pneus.

No manual de um automóvel é comum ter a seguinte recomendação: “Evite a medição da pressão dos pneus quando estes estiverem aquecidos”.

Apesar desta recomendação, alguns motoristas contrariamente costumam calibrar os pneus depois de dirigirem por muitos quilômetros. Que tipo de problema pode acontecer com os pneus do automóvel se a recomendação acima não for cumprida durante a calibragem?

A) Com o resfriamento, os pneus reduzem de volume por efeito da contração térmica, aumentando a pressão interna para acima do valor calibrado.

B) Como o ar aquecido reduz sua densidade, o valor medido pelo calibrador não representará a pressão correta, levando a uma calibragem errada.

C) Com o resfriamento dos pneus, a densidade do ar no seu interior aumentará, ocasionando,

portanto, em uma pressão interna maior do que o valor calibrado.

D) Com os pneus aquecidos, o ar no seu interior terá um aumento de sua massa, resultando em uma leitura de pressão acima do normal.

E) Quando os pneus resfriarem, o ar resfriará, reduzindo a pressão interna abaixo do valor calibrado.


04-(UNCISAL-AL-014)

A aferição da massa de uma pessoa pode ser realizada por meio de uma balança digital de banheiro. Para tanto, é necessário que seja posicionado os dois pés sobre a plataforma da balança e aguardar que entre em equilíbrio, sendo, posteriormente, exibido o valor aferido em um visor de LCD. No

manual, consta a recomendação: “ Não utilizar a balança em superfícies inclinadas”.

Que erros de medida podem ocorrer se esta recomendação não for atendida?

A) O valor aferido será menor que o valor real, pois a componente do peso na direção paralela à superfície da balança será menor, reduzindo a força de reação da balança.

B) O valor aferido será menor que o valor real, pois a componente da força de reação da balança na direção paralela à sua superfície será reduzida.

C) O valor aferido será maior que o valor real, pois a componente do peso na direção paralela à

superfície da balança será maior, aumentando a força de reação da balança.

D) O valor aferido será menor que o valor real, pois a componente do peso na direção perpendicular à superfície da balança será menor, reduzindo a força de reação da balança.

E) O valor aferido será maior que o valor real, pois a componente da força de reação da balança na direção perpendicular à sua superfície será maior.


05-(UNCISAL-AL-014)

Um aparelho de ar condicionado é programado para operar em ciclos de desligamento e acionamento do sistema de refrigeração, conforme mostra a figura.

Ao ligar o aparelho de ar condicionado, o ambiente se encontra a temperatura ambiente To, iniciando portanto um primeiro ciclo de resfriamento (1) até atingir a temperatura de desligamento Tp programada pelo usuário. Neste momento, o sistema de resfriamento é desligado, mantendo apenas em funcionamento o sistema de ventilação do aparelho. Durante este ciclo (2), a temperatura do ambiente volta a subir, de forma que o sistema de refrigeração é reativado quando se atinge uma temperatura de acionamento Tp + ∆T, voltando a resfriar o ambiente até atingir a temperatura de trabalho novamente (3).

Este procedimento se repete até que o aparelho de ar condicionado seja desligado pelo usuário.

A fim de se obter o menor tempo possível para se atingir a temperatura Tp no primeiro ciclo de resfriamento, um procedimento recomendável a ser adotado seria:

A) reduzir a velocidade do fluxo de ar do aparelho de ar condicionado para o mínimo, pois com menor ar para resfriar, o fluxo terá menor temperatura.

B) ligar conjuntamente um circulador de ar (ventilador), a fim de contribuir, mesmo que em menor proporção, para a redução de temperatura do ambiente.

C) desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos presentes no ambiente, tais como televisor ou aparelho de som, já que são fontes de calor externo.

D) programar o aparelho para uma temperatura de desligamento (Tp) menor possível, intensificando o trabalho do motor de resfriamento.

E) reduzir progressivamente o valor da temperatura de desligamento (Tp), a fim de que o processo de resfriamento aconteça a uma taxa compatível com a da transferência de calor pelo ar.


06-(UNCISAL-AL-014)

[...] O coração funciona com estímulos elétricos que se propagam pelo músculo causando contração e, depois, relaxamento. “Às vezes, por causa de doença cardíaca, acidentes ou complicações cirúrgicas, o impulso engasga e não chega”, esclarece o professor Noedir Stolf, do Instituto do

Coração, em São Paulo. Quando isso acontece, há fibrilação, isto é, o músculo entra em atividade caótica, sem conseguir contrair nem bombear o sangue. Em alguns casos, basta uma pancadinha no peito para eliminar a arritmia. Em caso de parada cardíaca, os médicos usam um desfibrilador,

aparelho que dá choques no tórax. O efeito é o de uma pancada forte. O impacto normaliza a falha elétrica, fazendo o impulso ultrapassar a gagueira e chegar aonde deve. [...]

Disponível em: http://super.abril.com.br

Foi aplicado um desfibrilador, que havia sido carregado a uma diferença de potencial de 7 000V em um paciente que foi acometido por uma parada cardiorrespiratória a uma corrente elétrica de

3,5 A, que atravessou o peito do paciente durante 10 ms. Qual é a capacitância a do capacitor do desfibrilador?

A) 10.10-6 F B) 10.10-3 F C) 5.10-6 F D) 10.104 F E) 4.101 F


07-(UNCISAL-AL-014)

A fim de preservar a vida útil dos freios, os manuais de direção recomendam que, ao descer uma ladeira muito íngreme ou muito extensa, o motorista deve manter uma marcha reduzida engatada e tirar o pé do acelerador. Com isso, o carro é freado e mantido com velocidade constante através do chamado “fremotor”, sem necessitar do uso dos freios convencionais.

Para um automóvel de massa m=950kg descendo uma ladeira de inclinação α=30°, qual é a força aplicada pelo freio motor para manter sua velocidade constante? (Desconsidere qualquer outra força dissipativa e assuma g=10m/s2).

A) 577 kgf B) 822 kgf C) 950 kgf D) 1 732 kgf E) 475 kgf


08-(UNCISAL-AL-014)

O esquema abaixo descreve uma máquina muito utilizada em academias de musculação para exercícios de panturrilha. O usuário deve sentar-se no banco (1) e apoiar a parte coxa sob um suporte acolchoado (2) e as pontas dos pés sobre uma pequena plataforma fixa (3). Anilhas de peso total então encaixadas no suporte (4), agindo como a “carga” do exercício. Para realizar o movimento, aplica-se uma força vertical e para cima, utilizando basicamente a panturrilha, a fim de levantar o suporte (2), que, por sua vez, faz rotacionar o conjunto da barra e das anilhas (Figura b).

Devido à disposição das forças no aparelho, a força mínima necessária para realizar o exercício, supondo d1=40cm, d2=60 cm, h=15 cm e considerando apenas a massa das anilhas, será de

A) (3/2)P B) (5/2)P C) (2/5)P D) (2/3)P E) P


Resoluções