Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

Um dos processos de seleção para ingresso na UFU-MG é o O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. No sítio, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.

O PAAES, Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior, é uma outra modalidade de ingresso ao Ensino Superior, da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. É um Processo Seletivo de ingresso na UFU, composto de três etapas (1ª, 2ª e 3ª Etapas), nas quais ocorre, respectivamente, uma avaliação seriada do aprendizado dos conteúdos programáticos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O candidato só poderá fazer sua opção de curso na 3ª etapa. Esse tipo de Processo Seletivo é destinado exclusivamente aos candidatos que tenham cursado, na rede pública, os últimos quatro anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio Regular.

 

PAAES/UFU – 2ª Etapa Subprograma 2012/2014

01-(UFU-MG-012-014)

Um aeróstato é uma aeronave mais leve que a mesma quantidade de ar que ele desloca. O exemplo mais comum é o balão de ar quente, mostrado na figura abaixo.

Um balão considerado padrão tem em média 3.000 m3 de ar aquecido em seu interior e pode levar entre 2 e 5 pessoas. À medida que o ar no interior do balão é aquecido pelos queimadores, a sua densidade vai mudando conforme mostra a tabela abaixo. Considere que duas pessoas de 70 kg e 80 kg estejam a bordo do balão, cuja estrutura tem massa de 600 kg. A temperatura externa é 20 C.

Com base nas informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. ( ) Com o aquecimento do ar dentro do balão, são formadas correntes de convecção de ar entre a posição dos queimadores e as paredes do balão.

2. ( ) A uma temperatura de 20oC, a diferença de pressão entre a base e o topo do balão é 120 Pa.

3. ( ) Admitindo-se que o ar dentro do balão não escape, quanto mais alto o balão subir, mais combustível será gasto para flutuar.

4. ( ) O balão decolará apenas quando o ar em seu interior atingir a temperatura de 200oC.

 

02--(UFU-MG-012-014)

 

Em algumas cenas de filmes antigos de faroeste, os índios norte-americanos detectavam a chegada da cavalaria dos “caras pálidas” encostando o ouvido no chão. A figura abaixo ilustra uma situação em que a cavalaria emite um sinal com frequência de 440 Hz para iniciar o ataque aos índios, os quais a esperam do outro lado do lago.

Considere que o som se propaga sem atenuações com velocidade de 319 m/s no ar, 1.320 m/s na água e 5.720 m/s no solo.

Com base nas informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. ( ) Os índios ouvirão o sinal de ataque da cavalaria 18,5s antes de colocarem o ouvido no chão.

2. ( ) O sinal se propaga na água com comprimento de onda de 3m, que é maior do que o comprimento de onda do sinal que se propagaria no solo.

3. ( ) Os índios perceberão que, com a aproximação da cavalaria em direção à margem do lago, o som produzido pela tropa ficará mais grave com o passar do tempo.

4. ( ) A situação ideal para a propagação do som entre os índios e a cavalaria ocorre quando existe vácuo entre eles, pois no vácuo o som se propaga com velocidade igual à da luz, que é de 300.000 km/s.

 

03--(UFU-MG-012-014)

 

O fenômeno da refração da luz está presente no nosso dia a dia. Por exemplo, uma caneta, quando colocada dentro de um copo de água, parece estar quebrada, ou, quando olhamos uma piscina, temos a impressão de sua profundidade ir diminuindo conforme nos afastamos do extremo oposto da sua borda. Um estudante, sentado próximo à janela de sua casa, observou que a luz do Sol era refratada no vidro da janela, como mostra a figura.

Então, resolveu verificar se aprendeu os conceitos sobre óptica ensinados pelo professor em sala de aula.

Considere o índice de refração do ar igual a 1 e do vidro igual a 1,5.

Com base nas informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO)

Sem Opção. (Dica: √2/3≈1/2)

1. ( ) O ângulo θ2 é 45.

2. ( ) A velocidade da luz no vidro é maior do que no ar.

3. ( ) O ângulo θ1 é aproximadamente 30.

4. ( ) Parte da luz incidente ao atingir o vidro é refletida por um ângulo de 45.

 

04--(UFU-MG-012-014)

O aquecimento global consiste no aumento da temperatura média dos oceanos e do ar próximo à superfície terrestre.

Acredita-se que a maior parte do aumento da temperatura observada no século XX deva-se ao efeito estufa. Uma das consequências do aquecimento global é o derretimento das geleiras, que contribui para o aumento do nível dos oceanos. É possível fazer um experimento caseiro para estudar o que acontece quando uma geleira derrete. Para isso, coloque uma pedra de gelo de 100 g a -10 C dentro de uma garrafa térmica com 1 kg de água à temperatura de 20 C, e a pressão de 1 atm.

Considere o calor latente de fusão do gelo 80 cal/g e os calores específicos da água e do gelo iguais a 1 cal/g.C e 0,5 cal/g.C, respectivamente.

Com base nas informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. ( ) Não é preciso haver preocupação com o aquecimento global, pois, como a energia do planeta é conservada, a temperatura do planeta será constante em média.

2. ( ) Para derreter metade da pedra de gelo são necessárias 4.000 cal.

3. ( ) A pedra de gelo derrete porque sua temperatura aumenta durante a mudança de fase de sólido para líquido.

4. ( ) A temperatura de equilíbrio do sistema após o derretimento da pedra de gelo é maior que 10 C.

Resoluções