Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal do Tocantins - UFT é uma universidade pública sediada na cidade de Palmas no Tocantins (Brasil, possuindo campi também nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis.

A universidade mantém 29 cursos de graduação (licenciatura e bacharelado), com a consolidação da pós-graduação lato e stricto sensu, com o sucesso de um número cada vez maior de pesquisas de destaque nacional, com uma extensão preocupada com a permanência e a qualificação do aluno, sempre ao lado da população tocantinense.


01-(UFT-TO-014)

Um fotógrafo, que ainda gostava de trabalhar com filmes fotográficos, entrou em um quarto escuro

para revelar suas fotos, levando uma caixa contendo quatro bolas, cada uma com uma cor diferente, que sobre a luz do sol apresentavam as seguintes cores: preta, branca, vermelha e verde. No quarto, a iluminação era realizada apenas por uma luz vermelha. Ao olhar novamente as quatro bolas na caixa, ele notou as seguintes cores:

(A) preta, preta, vermelha e preta (B) preta, branca, vermelha e verde

(C) preta, vermelha, vermelha e preta (D) branca, branca, branca e vermelha

(E) vermelha, vermelha, vermelha e vermelha


02-(UFT-TO-014)

Na figura abaixo, um atleta em uma rampa a 5,0 metros de altura do solo, pretende realizar um salto e pousar numa base de 1,05 metros de altura. Na extremidade da rampa, de onde iniciará o salto, a inclinação em relação ao solo é de 30°.

Desprezando as forças de atrito e a resistência do ar e adotando sen 30° = 0,50, cos 30° = 0,87 e g = 10 m/s2, a maior distância x que a base deve ser colocada em relação ao ponto do inicio do salto, para que a manobra seja realizada, deve ser de:

(A) 2,61 m. (B) 3,28 m. (C) 5,32 m. (D) 6,09 m. (E) 8,70 m.


03-(UFT-TO-014)

Três esferas possuem formato idêntico, no entanto, duas são constituídas de material condutor e

uma de material isolante.

As esferas condutoras encontram-se fixas, separadas por uma distância igual a 1,0 m, possuindo cargas iguais a +2,0.10-6 C e -5,0.10-6 C. A esfera isolante, inicialmente neutra, foi colocada em contato primeiro com a esfera de carga positiva e em seguida com a esfera de carga negativa, sendo depois fixada, de modo a formar um triângulo equilátero juntamente com as esferas condutoras. Considerando as três esferas puntiformes e o tempo de contato entre elas muito pequeno, o

módulo da força elétrica resultante sobre a esfera isolante, no vácuo, é igual a:

(A) 0,0 mN. (B) 31 mN. (C) 36 mN. (D) 54 mN. (E) 90 mN.


04-(UFT-TO-014)

As usinas responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica, geralmente, encontram-se a longas

distâncias do consumidor, e a transmissão da eletricidade acaba acarretando perdas de energia devido à grande quantidade de calor gerado pela corrente elétrica, que percorre os cabos. Este problema é reduzido elevando a diferença de potencial da rede com o auxilio dos transformadores, o que permiti a transmissão com menor perda de energia e com potência aproximadamente constante. O aumento da tensão elétrica provoca:

(A) um aumento na velocidade do campo elétrico, facilitando o deslocamento das cargas.

(B) em dois condutores paralelos percorridos por correntes elétricas de mesmo sentido uma força de repulsão.

(C) uma corrente induzida num circuito que gera um campo magnético no mesmo sentido à variação do fluxo magnético, que induz essa corrente.

(D) no secundário do transformador uma potência que pode ser, no mínimo, igual à do primário para que se obtenha um rendimento de 100%.

(E) no mesmo intervalo de tempo, a redução do número de cargas elétricas, que atravessam a área de secção do condutor, reduzindo o efeito da resistência.


05-(UFT-TO-014)

A energia nuclear pode ser liberada em processos de fissão e de fusão. No processo de fissão, utilizado nas usinas nucleares, um átomo de 235U absorve um nêutron e se fissiona em dois fragmentos mais três nêutrons, e uma quantidade ΔE de energia é liberada na forma de radiação. Nas usinas nucleares, essa radiação gama:

(A) é absorvida pelos prótons, que alteram a orientação dos pin.

(B) incide sobre uma placa metálica, extraindo elétrons para a produção da energia elétrica.

(C) incide sobre a água, que é aquecida, gerando vapor que movimenta a turbina de um gerador elétrico.

(D) é absorvida pelos elétrons, que sofrem alteração nos seus níveis de energia para a produção de energia elétrica.

(E) incide sobre outro átomo de 235U, provocando uma reação em cadeia que permite a continuação do processo.


Resoluções